Vocabulário Enriquecido
É comum em uma conversa faltar aquela palavrinha adequada para a expressão. Por isso algumas pessoas usam tanto gírias e até palavras sem sentido algum. Se você é daqueles que vive dizendo "coisa", "parada", "negócio", entre outras palavras sem nexo, é melhor rever mais os seus conceitos. O português pronunciado corretamente lhe trará muitos benefícios.
A leitura, além de vários outros benefícios, também lhe enriquecerá o vocabulário. Quando a gente lê, aprende palavras mais adequadas para empregar no cotidiano. Já pensou você conversar com a pessoa que gosta e não saber tocar o rumo do assunto por falta de palavra correta? Ou então, pior ainda, quando usamos uma palavra que não tem nada a ver com a situação?! Isso acontece com todos, principalmente em um momento de grande atenção, como em um discurso, por exemplo. Talvez você nem tenha o texto pronto e é obrigado a discursar e agradecer sobre algo. Apresentação de trabalhos na faculdade, apresentação no trabalho, pregação em igreja e outras situações em que terá a atenção de mais de duas pessoas, enfim, qualquer coisa que fuja de uma conversa informal, você terá que usar bem do seu vocabulário. E somente com a leitura que você construirá isso.
Em um livro, palavras repetitivas cansam o leitor. Em um jornal também. O jornalista ou escritor tem que estar bem preparado para não fazer o leitor se perder no tédio ao acompanhar as palavras apresentadas na obra. Quanto mais rico e criativo o texto for, mais fácil será o percurso do leitor em sua viagem literária. A leitura ajuda a construir boa leitura para os que te acompanharem.
Apresente ideias novas e seja criativo. Cuidado para não ser enfadonho e usar coisas obsoletas. Linguagem rebuscada não é sinal de vocabulário rico. Seja modesto na escrita. Apresente um bom conteúdo, sem ter que obrigar o leitor a consultar um dicionário. Com muita leitura, você irá longe na comunicação.


Olá!
ResponderExcluirTexto super interessante!
Adorei as dicas. Que todos possamos por em prática.
Leo, que texto interessante! Parabéns!
ResponderExcluirSempre tenho esse cuidado na vida e principalmente no meu blog. As vezes achamos que uma palavra pode descrever melhor o que queremos dizer, quando na verdade uma simples alteração na construção da frase pode fazer um milagre.
Att,
C, José
Texto super bacana.
ResponderExcluirAcredito que você deve ler pra enriquecer seu vocabulário, aprender coisas novas e se divertir.
Falar difícil só pra mostrar que lê muito é super fora de moda.
Com certeza, Déborah. Verborragia desnecessária só demonstra arrogância e prepotência.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Obrigado, José. Palavras bem empregadas são como ingredientes e temperos numa grande iguaria.
ResponderExcluirAbraços,
Leo Vieira
Obrigado, Cássia.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
verdade, quando mais lemos mais palavras adicionamos' em nosso dicionário mental...
ResponderExcluirapesar de não me desfazer das gírias, claro que elas não são adequadas a todo ambiente e discurso...
bjs...
É exatamente isso. Ler enriquece muito o vocabulário e se pararmos para analisar melhora até nossa escrita, com relação a gramática, se ficarmos atento ao uso de casa palavra no texto. Adorei o post, muito conveniente! Bjs
ResponderExcluirOi, Valéria. Tanto palavras rebuscadas quanto gírias são válidas em momentos oportunos mesmo.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Obrigado, Gleyse. Muita coisa se nota na pessoa que lê ao conversar com a mesma.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Eu vivo batendo nesta tecla com meus filhos, que a leitura enriquece o vocabulário, ensinando palavras novas e ensinando como escrevê-las também. Mais uma ótima postagem.
ResponderExcluirBjs
Muito obrigado!
ResponderExcluirAbraços,
Leo Vieira
Oi Léo!
ResponderExcluirÓtimas dicas, eu melhorei muito meu vocabulário e minha interpretação com a leitura, enriquece e muito. mais uma vez parabéns pelo texto, sucesso!
Beijos!
http://blogdatahis.blogspot.com.br/
Que ótimo, Tahis! Continue sempre amiga das letras.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira