Extraindo Ideias
Se você tem muitas ideias de roteiros para seus livros, mas não sabe como desenvolvê-las, existem várias formas de extrair ideias. Um livro, assim como uma letra de canção, ou um poema, ou até mesmo uma ilustração começa a partir de uma ideia. Desta ideia vem a situação que pode ser resumida em uma cena ilustrada como também em um livro de 300 páginas.
Só que é muito comum não ter ideia nenhuma para dar partida. É como se a mente emperrasse. Mas não é motivo para desespero. Existem técnicas e segredinhos que podem fertilizar a mente para fazer o projeto caminhar.
Uma coisa legal é notícia de jornal. Já percebeu que todo noticiário é um enredo de livro ou filme? Sempre conta um pouco dos protagonistas e antagonistas, a situação e como terminou tudo. Isso pode ser extraído, estendido, acrescentado diálogos e assim está pronto mais um livro.
Outra coisa legal são os horóscopos. Já percebeu que todos os conselhos servem para todos os signos? "Cuidado com falsas amizades", "cuide de sua saúde", "dê atenção ao seu amor", etc. Isso tudo pode virar enredo ou se transformar em temáticas para outros personagens no seu livro.
E outra coisa que às vezes tenho o luxo de acompanhar e extrair são as conversas públicas paralelas. Sabe aquelas conversas de ônibus? Eu já captei e adaptei muitas dessas pérolas para personagens. Imaginem só esses bilhões de pessoas pelo mundo, quantos deles que não representam preciosas histórias?
Mas é assim mesmo. Tudo depende de nossa curiosidade pelo conhecimento e também pela comunicação. Conheça pessoas, dê atenção que lá porque amizades ocultam preciosos tesouros literários.
Olá Leo, tudo bem?
ResponderExcluirWowww que texto lindo.
Concordo com você sobre a capacidade de extrair ideias. Tudo a nossa volta é fonte de inspiração para alguma coisa não é? Seja um texto, uma musica, um artesanato.
Depende da nossa capacidade e sensibilidade de captar essas ideias.
Parabéns pelo texto
Amei o post
Beijos
Leo adorei suas dicas, nunca tinha notado que as notícias de jornais também tem enredo, é óbvio que tem hehehehe, é uma coisa tão de dia-a-dia que a gente nem repara.
ResponderExcluirCaptar conversas alheias é algo que faço mesmo sem querer.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirBem legal seu texto. Sou uma pessoa que não costuma perceber muito as coisas. Não sou muito criativa. Sempre tento ter novas ideias, mas nunca consigo pensar em nada bom. Adorei o texto!
Beijos.
Ola,
ResponderExcluirOlha posso não ser uma bela escritora mas de uma coisa eu sei, minha cabeça tem muitas ideias. Tantas que estou com uma pasta com mais de 10 aqui esperando para se trabalhar nelas, ai é que a coisa complica. A ideia virar algo tangível e que seja interessante a ponto de outro querer ler, na minha opinião.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
leiturakriativa.blogspot.com
Olá, ótimo post, anotado aqui algumas dicas.
ResponderExcluirOi Leo, fazia tempo que não lia suas dicas, que aliás adoro, mesmo não sendo autora, pois acabo levando muita coisa para o dia a dia do blog. Mais uma vez li e gostei, parabéns.
ResponderExcluirBjs, Rose
Olá Leo,
ResponderExcluirTenho uma mente muito fértil, penso em várias coisas e situações e, jesus, como isso cansa as vezes. Já tentei colocar várias coisas no papel, mas deram em nada. Hoje, em dia, faço anotação das ideias sobre personagens e enredo e, conforme a inspiração surge, escrevo. Quando ela se vai, paro. É um trabalho de formiguinha.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Olá Leo,
ResponderExcluirTenho uma mente muito fértil, penso em várias coisas e situações e, jesus, como isso cansa as vezes. Já tentei colocar várias coisas no papel, mas deram em nada. Hoje, em dia, faço anotação das ideias sobre personagens e enredo e, conforme a inspiração surge, escrevo. Quando ela se vai, paro. É um trabalho de formiguinha, mas que funciona pra mim.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Gostei demais das dicas, são ótimas para inspiração quando parece que travamos. Tenho vontade de escrever um livro um dia!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Obrigado, Fabiana.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Que ótimo, Helana. A imaginação nos leva pra muito longe.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Dani. Isso se exercita com o tempo mesmo. Sem pressa que na hora certa suas ideias brotam.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Raquel. Nem vou te contar quantas pastas eu tenho, he he he.
ResponderExcluirÉ horrível ter mais trabalhos inacabados do que acabados, mas de uma certa forma nos tira do tédio.
Mas procure sempre revisar nem que seja para mudar uma vírgula. Desta forma você mantém todos os projetos "aquecidos".
Beijos,
Leo Vieira
Obrigado, Lara. Coloque em prática.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Rose. Obrigado pelo incentivo. Ultimamente eu andei com uma desmotivação misturada com uns aborrecimentos (talvez conte um dia em forma de postagem) que me fez decidir me "aposentar" do meio literário. Me desfiliei de uma porção de academias de letras, encerrei os meus blogs, saí dos blogs parceiros, mas fiz questão de continuar neste, porque é o que mais interage comigo. Talvez eu diminua o ritmo de postagens, mas faço questão de manter contato com vocês.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Bruna. Sei bem como você se sente. Experimente fazer a fusão de algumas ideias. Talvez um tema possa ser um enredo paralelo para um livro, ou então um assunto particular para um personagem. Uma novela costuma ter 40 enredos paralelos na trama. Boa sorte.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Seu blog é excelente, Bruna. Integrando ao seu "formigueiro". :)
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Mari. Que ótimo. Espero que você realize esse propósito. Não deixe de ler as postagens anteriores para dar um impulso nas suas ideias.
ResponderExcluirBeijos,
Leo Vieira