terça-feira, novembro 21, 2017

Leo Vieira: Cativando Leitores

Cativando Leitores

Como sempre ressalto em minhas postagens, na carreira de um escritor o ato de escrever deve ser um hábito. E para escrever bem é preciso ter um hábito de leitura constante. Não podemos ter preguiça. Leiam de tudo. Jornais, revistas, matérias na internet, etc. Tenham também curiosidade em saber além do que estão lendo, como pesquisas paralelas, origens, e aprendam a
ligar uma coisa na outra. Com o tempo, vocês notarão que as coisas lidas farão mais sentido.
Para quem estuda, é importante saber sempre mais do que estão aprendendo. Assim o assunto vai fluir melhor e na hora de colocar em prática qualquer tipo de pesquisa, você não irá travar no projeto.
Já no caso de quem escreve blogs, é importante manter o seu público e sempre ter o foco de cativar os seus leitores, para assim mantê-los interessados em suas postagens.
Procure variar as temáticas, não focando somente no tema do blog. Nem tudo é só literatura.
Procure falar sobre mercado literário, marketing, jornalismo, comunicação, entretenimento e outras coisas que girem no assunto. E para isso, é necessário pesquisas e leituras. Assunto nunca faltará. Mas para isso é necessário manter o ciclo de pesquisas. Outro item importante para manter os leitores por perto é a interação. Não adianta manter um monte de blogs se você não tem tempo para respondê-los. Dedique um momento do dia para ler os comentários e atender o que o público precisa.

Ramificações

Blogueiros, os seus textos precisam evoluir. Pessoas de outras tribos querem lê-lo. Para isso, não fique apenas no blog. Passe para outras plataformas. O Twitter é uma ótima ferramenta simplificada, onde o seu público é diferenciado. Poste links dos seus textos e os convide para conhecer suas publicações e novidades. Outra vantagem do Twitter é que ele é mais refinado nas pesquisas, fazendo com que quem esteja procurando um tipo de conteúdo pode acabar chegando até o seu perfil de postagem. Por ser mais voltado para a imprensa, é de grande valor para blogs de perfil mais comunicativo e publicitário. Ele é perfeito para ferramenta mobile, tem ótima ferramenta de busca e a velocidade de informação é muito maior.
Outra ferramenta importante para o blogueiro é um canal de vídeo. Isso aumenta a variedade, demonstra atenção e interesse em diversificar; aumenta a visão da marca com o público, aumenta a interação com as outras mídias.
E por falar em interação, essa palavra é muito importante. Em todas essas plataformas, o blogueiro deve permanecer atento porque muitas oportunidades podem aparecer. Agora, mesmo criando mais meios de publicação, é importante não deixar nada parado. Mesmo que a periodicidade seja menor, nunca deixe abandonado um projeto. Isso conta muito no andamento de toda a marca.
Boa sorte nas postagens.

20 comentários :

  1. Olá Leo;
    Costumo dizer que escrever é um dom e eu não possuo este dom, apesar de amar ler de tudo e manter meu blog não consigo me imaginar escrevendo um livro, por isso admiro muito quem o faz, ainda mais no Brasil, onde os incentivo é bem pequeno ou inexistente.
    Twitter é uma ótima ferramenta para quem tem essa pretensão de escrita, quem sabe um dia este desejo queime dentro de mim.
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/setembro-amarelo.html

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Acredito que nos blogueiros devemos estar sempre nos reinventando em busca de novos conhecimentos para trazer mais sabedoria para o blog e assim mais leitores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tais. Um dos meus blogs, que não tenho movimentado muito tem um bom acesso semanal exatamente por conta das postagens programadas e selecionadas. Não podemos deixar nada parado e nem deixar perder a qualidade.
    www.escritorempreendedor.blogspot.com.br
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem e ótimas dicas. Vou anotar e procurar fazer isso. Inovação é a palavra da vez. Concordo, temos que interagir mais, fugir da mesmice para atrair mais pessoas. E claro, fazer tudo com muita qualidade, neh? Beijos, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Seu texto me esclareceu muita coisa, tive novas ideias.
    Meu blog é literário mas estou começando a abrangir novos temas como filmes e séries.
    Adorei as dicas que você deu, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Bruna. Parabéns pelo seu blog e tenha meus votos de progresso virtual.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Claudia. Continue assim.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  8. Oi, Karol! Que ótimo! Faça mesmo porque você tem inteligência e criatividade pra isso. Depois mande o link pra eu conferir também.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  9. Muito bem, Cidália. É neste ritmo mesmo.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila. Fico muito feliz ao ver que as ideias foram aceitas e aproveitadas. Que seja para o desenvolvimento de todos vocês.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas dicas!
    Qualquer ajuda é sempre válida. :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Leo,
    Gostei muito do seu post e das suas dicas.
    No blog temos o enfoque em livros, mas também falamos de outros assuntos e sempre tentamos variar nas resenhas e nas postagens. Falta agora escrever textos de autoria própria. Gostei muito das suas ideias.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, foram muito úteis para mim e pretendo mudar e aprimorar algumas coisas que já faço.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não tem de que, Thamiris.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Jessica. Experimente falar um pouco sobre suas visões sobre outros assuntos. É algo interessante para todos.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  16. Olá Leo! parabéns pelo texto. Gostei das suas dicas, realmente temos que variar no conteúdo e assim conquistar mais leitores. Sempre que posso vou trazendo novidade pro blog, abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá. Li recentemente Ofício de Escrever. De Frei Betto, que aprecio deveras o trabalho. O livro é sensacional, acho que todo autor deveria ler, aprendi muito, principalmente sobre meu ego (nunca é tarde). ‘E para escrever bem é preciso ter um hábito de leitura constante.’ Sim, mas também é preciso ter consciência do que se lê. “Procure variar as temáticas, não focando somente no tema do blog.” Também concordo, fico um pouco chocada quando chego em blogs ‘literários’ e tem diário de leitura, que não é resenha, dos mesmos livros, as mesmas opiniões, isso cansa. Eu estou criando a pauta das postagens para 2018, já tem mais de trinta ideias, depois farei uma afunilada, pois exigirá muita pesquisa.

    ResponderExcluir
  18. Muito bem, Suzana! Não deixe de compartilhar conosco.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, Lilian. Compartilhe conosco depois.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!