segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Leo Vieira: Reorganizando a Biblioteca

Estava reorganizando os meus livros das estantes e tive que descartar muita coisa também. Eu tenho o hábito de somente manter os livros que eu realmente vou reler. Fora isso, não tenho interesse em manter comigo. Tinha muita coisa misturada e acho que esse é um problema que todos nós passamos.
- Organize os livros de ficção em uma ala própria;
- Livros de arte, Atlas, dicionários e outros livros volumosos e grandes devem ficar no alto;
- Não coloque livros deitados empilhados porque o peso os deformarão com o tempo;
- Somente revistas e jornais que devem ficar deitados e empilhados e por ordem de lançamento, com as edições mais recentes por cima;
- Não deixe os livros no fundo da estante porque acumula poeira, tira a beleza do acervo e pode dar mau hábito para acomodar e pendurar coisas inúteis;
- Porta-retratos ficam melhor na escrivaninha. Evite por qualquer outra coisa na
estante;
- Quando for tirar o pó das estantes e prateleiras, observe se não há alguns livros e revista de que não precisará mais. Doe-os à uma biblioteca ou instituição.
Se cada um fizesse um pouquinho que seja (ou limpeza, ou encapamento, ou organização, ou arrumação...) nasceria uma biblioteca em qualquer lugar que fosse.
Em cada canto é um devaneio, vendo que até mesmo nas sociedades literárias e academias de letras há desinteresse dos associados. Mas se houver duas pessoas focadas, é possível fazer nascer uma biblioteca sim. O resto é consequência.
É preciso tomar cuidado com traças, fungos e alguns insetos que acabam fazendo moradia. Cuide bem dos seus amigos de papel.

Leo Vieira

Magnólea
® Leo Vieira- Direitos Reservados


ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

27 comentários :

  1. Organizo meus livros por Editora e dentro dessa categoria séries.. e gêneros.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Karini. Ótima forma de identificação também.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  2. Eu costumo separar meus livros por gênero, mas fora isso não tem um padrão que eu siga sempre, mas cada um com o seu né? Gostei do seu padrão.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine. Eu tenho uma colega que tem tantas coleções de autores que separa por autores (uma ala da estante para cada autor). Realmente, tudo depende do senso organizacional de cada um.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  3. Organizar livros dá tanto trabalho! Eu acabo sempre só colocando lá na estante mesmo, quando mais, coloca editoras e gêneros juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nátalia. Teve um momento em que eu tirei um fim de semana somente para isso e foram mais de 100 livros descartados (obras que eu não tenho interesse em reler). Muito espaço útil desperdiçado.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que este tipo de posts são sempre muito uteis, ate para quem e leitor, gostando de manter os seus amorzinhos impecáveis!

    Enfim, essas dicas são maravilhosas, mesmo que já conhecesse a maioria! Eu costumo dar uma voltinha a estante frequentemente!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu às vezes me surpreendo com livros que tenho na estante e tinha esquecido de consultá-los. Livros são tesouros que merecem atenção.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  5. Oi Leo
    Antes eu organizava por gênero e se tivesse muito de um autor x por autor. Hoje só coloco na estante mesmo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia. Quando eu não tenho muita paciência, vou empurrando onde tem espaço vago mesmo, rsrsrs. Mas depois ao procurar, acabo me arrependendo.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  6. Ótimas dicas para organização dos livros na estante, achei bem legal mesmo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Aqui em casa temos nossa pequena biblioteca com três estantes e mais algumas nos quartos, então tenho minhas próprias manias em guardar meus bebês, mas achei interessante o post.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Raquel! Eu tenho alguns que tenho tanto ciúme que nem deixo na estante; ficam guardados em gavetas mesmo.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  8. Oiii Léo

    Eu confesso que sou bastante desorganizada. Tenho dois gatos em casa e às vezes eles até sobem e ficam em cima da estante, fuçando literalmente nos livros, as coisas caem, fica bagunçado. Gostaria de ser mais organizada... Adorei as dicas, tinha certas coisas que nem sabia, obrigada

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Eu também convivo numa "bagunça organizada". Alguns estão amontoados (por não ter paciência para organizar na parte correta), mas eu sei onde encontrá-los. O mesmo para os PDFs. A gente aprende a conviver com isso mesmo.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  9. Oi Léo!

    Eu sou cheia de TOCs, então sempre organizei a minha estante por editoras>autores>séries e morro quando um livro é lançado pela editora x e o seguinte pela y. Isso realmente me mata um pouquinho (ou quando as capas mudam ou os logos...)

    Enfim, adorei o post!
    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessie. É brabo essa artimanha para fazer o leitor comprar novamente as novas edições do mesmo livro...
      Isso tem acontecido com os "colecionadores" de quadrinhos, que compram a coleção de capas duras somente para fazer mosaico bonito na estante. Isso até merece uma postagem futura. O pessoal que coleciona mas não lê.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  10. Os meus livros são organizados por ordem alfabética mesmo, além de separar conforme a estante que estejam. Tenho a parte dos não lidos, depois vem os lidos que separei em 3: romances de época e históricos, minhas séries ou autores que tenho vários livros e os outros que já li. para mim fica muito mais fácil assim, mas claro cada um tem uma forma que melhor de adequa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Rose. Fico feliz por ler como cada uma de vocês organizam as suas preciosidades.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  11. Oi Leo!
    Eu costumo arrumar meus livros por ordem alfabética de editora seguindo de gênero, autor e tamanho, mas volta e meia eu mudo isso, rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fernanda. Alternar a forma de organização dos livros também nos dão mais motivação para manter a releitura.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  12. Oie
    que legal esse texto e o quadrinho para nos fazer refletir sobre o tema, tenho muitos livros não lidos na estante e costumo organizar todos os livros por ordem de editora pois para mim fica mais facil

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, no último domingo mesmo estive fazendo uma limpeza e dando uma organizada na estante. Muito boas suas dicas, ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Mari. Continue assim.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  14. Olá!Tudo bem?
    Bom,eu organizo meus livros por tamanho,mas a algum tempo testei por cores.Ate que deu certo!Ficou bem bonitinho.Como só tenho uma parte de estante os outros ficam em um armário e infelizmente deitados por não ter espaço.
    ótimas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Comentários ofensivos serão apagados!