segunda-feira, março 19, 2018

Leo Vieira: Jornada Literária


Esse assunto é complexo mesmo. Já cheguei a pautar algumas vezes e foi até polêmico. Um escritor pra vender bem precisa se tornar conhecido. Mas será que ele realmente está disposto a isso?
Eu não lembro o nome de nenhum autor ganhador de algum prêmio literário do ano passado, mas posso lhe dar uma lista de nomes de pessoas especiais que me ajudaram em algum momento da vida. Isso porque o aplauso morre, mas a gratidão nunca.
Conheço poucos escritores que realmente foram longe porque não desanimaram na caminhada literária. Todo sonho tem um preço mas nem todos estão dispostos a pagar.
O fato de um autor iniciante e/ou desconhecido não ser aceito por editoras não significa que o trabalho dele seja ruim. Editoras precisam obter lucro em seus investimentos e em razão disso, suas apostas comerciais precisam ter uma margem e retorno garantida. É por isso que artistas, atletas, políticos e celebridades de internet conseguem mais espaço. Eu também não entendo porque têm escritores que fazem chacota desses novos escritores. Eles são os campeões em marketing do momento. Acho que muitos escritores têm o que aprender com eles.
Há espaço para todos. E todo mundo pode aprender com todo mundo. Tanto na escrita quanto no marketing.
Em nenhum país o autor iniciante é valorizado. J.K. Rowling teve muitas recusas do Harry Potter. Walt Disney também teve portas na cara. A motivação de cada um deve estar acima de qualquer coisa negativa e empecilho.
Infelizmente eu também não posso acompanhar o que cada colega publica. Esse é um os motivos pra eu me importar mais com pequenos textos em colunas e em tiras em quadrinhos. Assim todo mundo pode acompanhar de relance, e nada passa despercebido.
É uma caminhada demorada e cansativa. Mas com o tempo, vale a pena.
Leo Vieira



® Leo Vieira- Direitos Reservados

ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. 'Eu não lembro o nome de nenhum autor ganhador de algum prêmio literário do ano passado' eu sei de muitos, mas concordo com você que editora gosta de dinheiro. 'É por isso que artistas, atletas, políticos e celebridades de internet conseguem mais espaço.' não tem como discordar disso, porém não gasto minha energia fazendo chacota, como você bem ressalta e nem comprando esses livros, eu consumo literatura, se for literatura e me agradar, estará em minha estante. 'Há espaço para todos. ' já aí eu discordo, aliás, tem uma excelente pesquisa da Regina Dalcastagnè, professora da UNB, que comprava que existe espaço para o homem branco do eixo Rio-São Paulo. Vou deixar um link para acompanhar ao que me refiro. Eu acho que o tema que você levante é relevante, só não dá para debater com romantismo.


    https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2013/02/pesquisa-revela-perfil-dos-escritores-e-personagens-da-literatura-brasileira-contemporanea-4054469.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário e levantamento foram muito úteis. Assim como os meus, são baseados em experiências pessoais. Por isso, faço questão de ressaltar mais alguns pontos:


      Sobre os autores ganhadores de prêmios literários, eu presenciei muitos e inclusive também já ganhei, assim como honrarias, medalhas e títulos. Só que para mim (e também para muitos) é algo irrelevante. Até mesmo porque haviam academias que simplesmente VENDIAM títulos (e exatamente para quem não escrevia nem fazia nada cultural). Algo que envergonha quem está trabalhando direito. O assunto está no link abaixo:

      http://www.mundoliterando.com.br/2017/12/leo-vieira-farsa-nas-academias-de-letras.html


      Editora gosta de dinheiro porque antes de tudo ela é empresa e tem funcionários a pagar. Não podemos esperar que toda editora faça caridade com escritores. Mas felizmente, algumas delas abrem concursos literários para selecionar e investir em obras novas.

      Sobre livros de artistas, atletas, políticos, etc, quando estão na forma de biografia (mesmo que não seja tão verdadeira), eu gosto de ler e já aprendi muita coisa legal.

      Sobre o espaço para todos, apesar do excelente link que você postou, tal realidade é igual nos demais países, que apelam até mesmo para pseudônimos ou então para iniciais e nem por isso irão deixar de correr atrás de seus
      objetivos.
      Infelizmente pode haver certo boicote sim, mas de todas as feiras literárias e eventos culturais em que eu colaborei e coordenei, a oportunidade, espaço e atenção foram apresentados a todos, independente de cor e sexo. Nas admissões de novos membros nas academias de letras em que colaborei, nunca presenciei alguém ter mais preferência por ser homem branco. Nas páginas e blogs das academias em que eu participei, ofereci espaço para todos, porém muito poucos tinham interesse em colaborar.

      E falando em homem branco, um deles que havia me pedido conselhos sobre publicação, fez tudo errado, investindo alto (quase R$20 mil) em uma editora, que deixou o seu lote embotar nas vendas (ele também não deve ter feito coisa nenhuma). Hoje, ele é um frustrado amargurado que fica papagaiando aos quatro ventos virtuais que o mercado literário não presta, que é ruim, etc. Esse sim representa um exemplo de ingenuidade, devaneio e utopia.
      Um dos muitos que caiu do cavalo se deixando levar pelo ego. Abaixo, o link onde falo mais sobre isso:

      http://www.mundoliterando.com.br/2017/01/leo-vieira-existe-concorrencia-no-meio.html


      Mais uma vez, destaco que seu comentário tem imensa importância. Só quero frisar o meu ponto de vista (o qual eu presenciei), com mais informações.
      Grande abraço,
      Leo Vieira

      Excluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Comentários ofensivos serão apagados!