sexta-feira, abril 13, 2018

[Resenha] Belas Adormecidas - Stephen King e Owen King

Sinopse Em uma colaboração inédita entre pai e filho, Stephen King e Owen King criam um cenário aterrorizante ao fazer uma simples pergunta: O que seria do nosso mundo — masculino, violento e opressivo — se todas as mulheres fossem embora? Pelo mundo todo, algo de estranho começa a acontecer quando as mulheres adormecem: elas são imediatamente envoltas em casulos. Se despertadas, se o casulo é rasgado e os corpos expostos, as mulheres se tornam bestiais, reagindo com fúria cega antes de voltar a dormir. Em poucos dias, quase cem por cento da população mundial feminina pegou no sono. Sozinhos e desesperados, os homens se dividem entre os que fariam de tudo para proteger as mulheres adormecidas e aqueles que querem aproveitar a crise para instaurar o caos. Grupos de homens formam as “Brigadas do Maçarico”, incendeiam em massa casulos, e em diversas partes do mundo guerras parecem prestes a eclodir. Mas na pequena cidade de Dooling as autoridades locais precisam lidar com o único caso de imunidade à doença do sono: Evie Black, uma mulher misteriosa com poderes inexplicáveis. Escrito por Stephen King e Owen King, Belas adormecidas é um livro provocativo, dramático e corajoso, que aborda temas cada vez mais urgentes e relevantes.

Olá pessoal!

 Sou fã de Stephen King desde criança, mas esse livro me deixou dias refletindo sobre escolhas ( enquanto mulher) esperança , feminismo, machismo e convivência.

Em um enredo apocalíptico, os Kings nos coloca em uma situação em que as mulheres do mundo todo  não acordam mais e ai daqueles que tentem fazê-lo elas se tornam feras devoradoras, verdadeiros monstros e voltam a dormir novamente envolta em uma teia que parece um casulo.

O interessante é que as mulheres do Condado de Dooling enquanto encasuladas suas “almas” acordam na mesma cidade. O tempo lá corre mais rápido e enquanto só faz cinco dias do que foi chamado “vírus da Aurora”, lá já são quase um ano.

Eu fiquei pensando o que difere essas mulheres das outras no mundo e cheguei a conclusão que era por serem mulheres participativas na sociedade seja por um bom conceito ou não, digo isso porque há no Condado uma penitenciária feminina todas castigadas pela coletividade masculina.

E é também nessa cidade que aparece Eva, uma mulher que dorme e acorda e tem poder sobre tudo que é ser vivo, principalmente os animais e as mariposas. E ela tem um propósito grandioso. Ela se encontra na penitenciária feminina .

Todas as personagens femininas neste livro são empoderadas, temos:
Janice diretora da prisão, Michaela sua filha que no momento não estava na cidade( mas vai estar)  é uma jornalista competente.

Lila, Xerife do condado que é casada com Clint psiquiatra da penitenciária e várias outras mulheres que aos poucos conheceremos suas histórias.

O que acontece é que o mundo vira um caos, tem homens querendo matar os casulos, os homens de Dooling entram em guerra contra a penitenciária onde está Eva. Eles acabam entrando em conflitos diante da profundidade dos acontecimentos e digo que por mais que eu não concorde com algumas ações, acabei entendendo as motivações.
De alguma forma todos querem tirar proveito da situação e tem cenas e frases que causam nojo e indignação.

Eu amei a leitura, amei o desfecho embora eu ainda me pergunto se teria feito a mesma escolha.
Vale demais ler, refletir e o assunto é mais que relevante nos dias atuais .
Contudo não difere do que já estamos acostumados ao ler os livros de King, claro a não ser pelo enredo..

Sobre o autor

Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo inteiro. Os mais recentes incluem Revival, Sr. Mercedes, 
Doutor Sono, Sob a redoma (que virou uma série de sucesso na TV) e Novembro de 63 (que entrou no TOP 10 dos melhores livros de 2011 pelo New York Times Book Review e ganhou o Los Angeles Times Book Prize na categoria Terror/Thriller e o Best Hardcover Novel Award da organização International Thriller Writers). Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestredos Escritores de Mistério dos Estados Unidos.

Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.

Os livros imperdíveis de Stephen King conheça AQUI  no Site da:



48 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

8 comentários :

  1. Sou apaixonada na escrita do King. Tenho e já li esse livro e como a grande maioria dos livros do mestre.. Gostei muito!
    Fico feliz que tenha tenha curtido.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai?
    Assim como você sou muito fã do King, esse ano consegui terminar de ler IT A Coisa, e apesar das criticas gostei muito do livro. As Belas Adormecidas eu ainda não consegui comprar, mas essa sinopse deixa todos os amantes do autores em desespero, querendo lê-lo o mais rápido possível.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Então acredita que não li nenhum livro do king ainda, sim é uma vergonha rs. Principalmente porque já vi todos os filmes que foram adaptados das suas histórias e gosto muito. Tenho misery, desespero e sob a redoma lá em casa. Se não me engano esse é um dos últimos dele certo? Não conhecia a história e curti sua resenha deve ser bem legal a história. Vamos ver se esse ano eu leio pelo menos um dele.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do King e também não tenho muito interesse em ler. Já tinha visto este livro, mas é a primeira resenha que leio. Adorei a resenha e a quotes que vc selecionou, muito pertinentes, por sinal! Vou ter em mente este livro, mas de momento não tenho interesse em ler!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro e adorei, acho o King um verdadeiro gênio e os seus livros são excelentes. Eu também me questionei sobre qual seria a minha escolha. Enfim, achei bem legal poder conferir a sua opinião sobre essa leitura.

    ResponderExcluir
  6. oi, Márcia... desde que vi esse lançamento fiquei curiosa pra ler... mas tenho tantos outros do grande King na frente da lista...
    adoro a escrita dele...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que enredo maravilhoso! Não tinha ouvido falar sobre esse livro ainda, mas depois de conhecer seu enredo, especialmente por saber que é do King, já fiquei com vontade de ler! Anotando a dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sou grande fã do SK, mas ainda não li essa parceria. Pelo visto a trama é muito boa e me deixou com grande curiosidade pra conhecer essa leitura.
    Certamente vou gostar!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Comentários ofensivos serão apagados!