quarta-feira, maio 16, 2018

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo confirma novos autores internacionais e lança campanha de 2018

David Levithan, Marissa Meyer e Tessa Dare são os novos autores internacionais confirmados para o evento, que pretende destacar o papel do livro como principal propulsor do pensamento.

Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Este ano, o evento conta com diversas novidades, como mais atividades culturais em relação à última edição, espaços inéditos e autores internacionais de peso que vêm, pela primeira vez, para o encontro literário.

Com a proposta de trazer uma comunicação integrada, que converse com os grandes temas da atualidade, a Bienal do Livro de SP também aposta numa campanha inovadora cujo mote é: "Venha Fazer esse Download de Conhecimento", que tem como proposta destacar o protagonismo do livro em meio à nova percepção dos brasileiros diante do turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje propicia. A ideia é mostrar que, apesar dessas mudanças culturais no País, o livro, em seus diversos formatos, é o agente essencial do processo de conexão entre o conhecimento e o universo digital no qual vivemos.


Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter experiências culturais diversas e contato com autores, em bate-papos e palestras exclusivas. Para participar da programação da Arena Cultura, um dos mais concorridos espaços do evento, acabam de confirmar mais três autores best-sellers internacionais americanos, que desembarcam no País pela primeira vez: David Levithan (11/08), cujo livro "Todo Dia", em breve, ganha adaptação para as telas do cinema; Marissa Meyer (12/8), que lança por aqui "Sem Coração" (Heartless); e Tessa Dare (4/8), que lança durante o evento o quinto e último volume da série "Spindle Cove": "Como escapar de um escândalo".


Autor e editor de literatura "Young Adult", o americano David Levithan tem um texto característico, que mistura doçura, humor e sensibilidade, em enredos com personagens de todos os tipos, cores, gêneros e sexualidades. Com a temática LGBTQ como carro-chefe, suas obras são publicadas no Brasil pela Editora Galera.

Livros: Um de seus principais livros é "Todo dia", cuja adaptação para as telas está prevista para chegar aos cinemas brasileiros em julho. O livro é centrado em A., adolescente que, a cada dia, acorda num corpo diferente: um exercício de empatia literal que só a ficção poderia proporcionar. Um dia, A. pode ser menino, no outro, menina; um dia feliz, noutro triste, até o dia em que ocupa o corpo de Justin e se apaixona por sua namorada, Rhiannon. Levithan é autor também de "Will & Will: Um nome, um destino", escrito em parceria com John Green, que foi o primeiro livro jovem adulto com protagonistas gays a entrar na lista de mais vendidos do New York Times, e já vendeu mais de 200 mil exemplares no Brasil. A Galera lançou ainda "Outro dia", spin-off no qual a história é contada por Rhiannon. Em outubro, Levithan lança nos EUA o novo "Someday", continuação da trama, que deve chegar ao Brasil em 2019.


Marissa Meyer mora em Tacoma, Washington, com o marido e os dois gatos. É fã de muitas coisas nerds (Sailor Moon, Firefly, organizar as estantes por cor...) e é apaixonada por contos de fadas desde criança – e não pretende abandonar isso. Ela pode ser ou não uma ciborgue. A autora já declarou, em suas redes sociais, que tem enorme vontade de vir ao Brasil promover seus livros.

Livros: Escritos por Marissa Meyer, a Rocco publicou no Brasil a série "As Crônicas Lunares", composta por "Cinder", "Scarlet", "Cress" e "Winter" (contos de fadas futuristas inspirados, respectivamente, em Cinderela, Chapeuzinho vermelho, Rapunzel e Branca de Neve), e o spin-off "Levana", que revela a verdadeira mulher por trás da fascinante vilã que perpassa a histórias de As crônicas Lunares. Durante o evento, será lançado o "Sem Coração" (Heartless, no original), que recria o passado da famosa Rainha de Copas e mostra por que ela se tornou o terror do País das Maravilhas. A Editora também já garantiu os direitos de publicação do recém-lançado "Renegades". Ambos os títulos estrearam no topo da lista dos mais vendidos do The New York Times
.
Tessa Dare é autora best-seller do The New York Times e do USA
Today, com romances de época e eróticos. Seus livros já venderam mais de meio milhão de exemplares e ganharam inúmeros prêmios, entre eles o RITA. Com uma mistura de humor, sensualidade e muita emoção, Tessa escreve tramas que fisgam o leitor desde a primeira página.
Livros: Em "Spindle Cove" e "Castles Ever After", suas séries de maior sucesso publicadas no Brasil exclusivamente pela Editora Gutenberg do Grupo Autêntica, a autora criou heroínas autênticas e corajosas que desafiam os conceitos da sociedade de sua época, e cavalheiros nobres e apaixonantes que têm seus corações enlaçados por elas. Para a Bienal do Livro de São Paulo a editora Gutenberg publica o quinto e último volume da série "Spindle Cove". "Como escapar de um escândalo traz o aguardado cross-over das duas séries: Charlotte Highwood, personagem que aparece no livro Uma semana para se perder da série Spindle Cove, e Piers Brandon, que conhecemos no livro Diga sim ao Marquês da série Castles Ever After, ganham os papéis de protagonista no novo romance de Tessa Dare.

Além deles, já confirmaram presença: Victoria Aveyard, Soman Chainani, Yoav Blum, Lauren Blakely e Anna Todd.

Na última edição, em 2016, a Bienal reuniu 684 mil visitantes, 380 autores e 1300 horas de programação, para este as atividades serão ampliadas em alguns espaços como na Arena Cultural.


Esta edição do evento conta novamente com o Itaú – que é parceiro da Bienal há seis anos - e tem, pela primeira vez, o patrocínio master da Microsoft, além do patrocínio da BIC, da Suzano Papel e Celulose e Submarino, como patrocinador e-commerce. Há ainda o apoio cultural da Lupo e das Lojas Americanas.


Mais informações sobre a programação pelo site www.bienaldolivrosp.com.br ou pelas  redes sociais.

Instagramwww.instagram.com/bienaldolivrosp/
Facebookwww.facebook.com/Bienaldolivrosp
Twittertwitter.com/bienaldolivrosp,



48 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

8 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Essa será minha segunda bienal de SP e estou bastante animada. Estou principalmente animada com a vinda da Anna Todd ao Brasil que conheci aqui no RJ na bienal de 2015 e com a autora Lauren Blakely que é uma queridissima.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  2. Já fiquei feliz em ver as primeiras notícias sobre a Bienal. Estava ficando apreensiva, pois nada era falado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho era ir para essa Bienal, mas infelizmente não dá para mim, é muito longe, queria um autografo da Tessa, adoro os livros dela. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vendo esse tanto de informação sobre a Bienal da uma vontade de ir, pena que moro em outro estado, o meu consolo é que não vai nenhum autor que eu seja fã RS .

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Essa Bienal de São Paulo sem dúvidas está cheia de novidades e ótimos autores. Gosto muito dos livros da Tessa Dare e ainda quero ler os da Marissa.
    Uma pena não poder ir já que moro em outro estado.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Pena que não moro em SP e sim no RJ, então só vou para a Bienal ano que vem! Mas adoraria conhecer a Tessa Dare ♥

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Como eu amaria ir nessa edição da Bienal do Libro! Sou super curiosa para ler os livros da Tessa Dare , sempre vejo elogios a eles.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu particularmente tenho vontade de ir na Bienal do Livro, mas pela proximidade prefiro tentar ir na do Rio no ano que vem. Bom proveito para quem for!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Comentários ofensivos serão apagados!