segunda-feira, junho 11, 2018

Leo Vieira: Blogueiros com Serviços de Marketing


"O blog x está em busca de novos autores para divulgação literária. Entre em contato conosco, blá blá blá, livro do amiguinho"... Eu saio bloqueando tudo!
É uma chatice ter que ler involuntariamente um monte de postagens repetitivas. O efeito é inverso.
Eu acho uma bobagem desnecessária gastar dinheiro com "marketing". É muito mais gratificante começar devagar e ir conhecendo aos poucos os leitores, os blogs, os colegas e com isso ir acompanhando cada etapa.
Quando um autor tem um domínio próprio e publica artigos com temáticas da palavra chave do seu livro, acaba gerando tráfego que gera comissionamentos das publicidades dentro do seu site. E o faturamento acaba sendo até maior do que as vendas do seu livro.
Quer fazer marketing? Então faça direito. Faça com que os leitores tenham interesse em visitar o seu site e livro e não o inverso.
Leo Vieira


® Leo Vieira- Direitos Reservados


ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

12 comentários :

  1. Sempre interessante estar disposto ajudar com serviços literários.
    Eu mesma faço alguns e AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Helana. Eu também já divulguei muitos parceiros literários e também quadrinhistas, sempre com artigos, entrevistas e/ou resenhas.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  2. Olá, achei bem interessante a sua opinião.. Apesar de não concordar que esse tipo de "chamada" seja de fato marketing ou que gastar dinheiro com marketing é bobagem..
    Acredito que vale a pena investir em marketing de forma correta, divulgação faz parte mas a forma como se faz ela pode produzir um resultado maravilhoso como catastrófico..

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ritchelly. Obrigado pelo comentário.
      É claro que ninguém é obrigado a concordar com minha opinião, por isso toda crítica é bem-vinda. Essa opinião é baseado em experiência pessoal, por isso o "marketing" fiz questão de destacá-lo com aspas.
      Existem algumas blogueiras que estão desperdiçando um belo potencial se deixando levar pelas conversas de alguns escritores e editoras. Eu presenciei alguns desses dissabores.
      Como você mesma destacou: Marketing de forma correta.
      Quando vocês colocam os links nas assinaturas das postagens, eu confiro, porque o que vocês escreveram antes me deu curiosidade. Mas se fosse o link viral, não
      iria dar atenção.
      Um exemplo é o Facebook, que faz uma triagem do que cada usuário posta e acompanha, refinando as preferências e redirecionando e destacando o público alvo. O resultado é muito satisfatório.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  3. Oii!
    Concordo com você em partes! Acho que o "marketing" é importante se feito da forma correta e agradável para os leitores, não como spam. Quanto a gastar dinheiro com marketing acho que se for trazer realmente um bom retorno e se vale a pena.

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Muito bom acompanhar os comentários, opiniões e ponto de vista de vocês. Inclusive eu acompanho e aprendo (como fazer e como não fazer) em relação à divulgação.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  4. Olá, gostei muito das tirinhas, realmente os dispositivos digitais não são tão melhores assim do que os livros físicos. Sobre o marketing, nos oito anos que tenho como blogueira, as postagens com o link no facebook dão mais retorno do que palavras chave nos posts, pelo menos pra mim, mas é sim um assunto sobre o qual temos muito o que analisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Obrigado pelo comentário. Ano que vem devo lançar os primeiros desenhos animados dos meus bichinhos. Eu não gosto muito do tablet
      porque cansa a vista rápido e dá desconforto. Agora o kindle estou gostando bastante. Ele é discreto, prático, leve, ocupa pouco espaço na mochila, demora pra descarregar, não cansa a vista (por não ter iluminação), dá pra guardar muitos arquivos, permite marcar página, fazer notas e até mesmo pesquisas na internet (wi-fi) de um jeito especial, sem se distrair (o que é muito importante). Estou pensando até em começar a digitalizar o meu acervo das estantes de casa para ler somente nele.
      Sobre o marketing, até postei na resposta acima da colega Ritchelly que eu sempre leio os links das assinaturas de vocês, além de comprovar a
      eficiência do serviço de marketing do Facebook. São coisas a serem sempre lidas e comparadas.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu entendo que o marketing pesado, com divulgação constante de posts e, até mesmo, muitos e-mails é cansativo e acaba tendo o efeito inverso. No entanto, dizer que marketing é uma bobagem eu acho um exagero. Não vejo nada demais em blogs divulgarem seus posts ou procurarem autores nacionais para divulgação, desde que não seja uma promoção exagerada. E discordo completamente que o uso de palavras chave gere um tráfego bom. Para mim, quando os posts são divulgados no facebook ou outras redes sociais o tráfego é infinitamente maior.
    Enfim, cada caso é um caso, e esse é um assunto que precisa ser analisado por diferentes perspectivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Obrigado pelo comentário.
      Favor retornar à postagem acima; eu frisei "marketing" com aspas.
      O marketing profissional é aquele sistema pra saber se tal produto ou serviço pode interessar a alguém, daí criando uma estratégia de comunicação, desenvolvimento, valor, interesse, satisfação e a partir disso, venda, fidelização e um relacionamento com o cliente, neste caso os leitores.
      O "marketing" que eu critico e condeno na postagem é aquela chatice de ter que ler involuntariamente um monte de postagens repetitivas (seja por post, in box e/ou e-mail), como se aquilo fosse aproximar leitores. Muito pelo contrário.
      Sobre o uso de palavras-chave, se tiver interesse e/ou curiosidade, recomendo os vídeos e leituras do professor Gustavo Freitas, um empreendedor digital que há uma década ganha muito dinheiro criando e administrando sites de diversos conteúdos. Outro professor excelente é o Luciano Augusto (que possui site que gerou R$1 milhão em receita em 2 anos). Outro professor é o próprio Google, que na ferramenta adsense, dá dicas preciosas de como tornar e refinar o alvo para faturamento pela busca e acesso e um dos itens é selecionar as palavras-chave.
      E outra, se você pretende ganhar dinheiro pelo Google adsense, precisa gerar tráfego orgânico (vindo de fora) e as postagens repetitivas no Facebook podem resultar até mesmo no bloqueio de pagamento pelo Google.
      Espero não ter parecido ser ofensivo ou reativo com a elucidação. É minha opinião, mas que também é baseada em pesquisas de pessoas distintas com muito mais conteúdo do que eu e que mostraram na teoria e na prática que o que eles fazem dão retorno.
      Pretendo em breve desenvolver diversos sites profissionais, onde também apresentarão tutoriais para todos que queiram se desenvolver.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  6. Oie
    é um assunto bem polêmico, pois acho importante sim ter a parte do marketing envolvida mas ao mesmo tempo a interação do autor com seus leitores, mas apenas um ou outro não é o suficiente, ainda assim, interessante ler sua opinião

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina. É um assunto polêmico, complexo e se for lido com outra ótica vai passar uma impressão até mesmo ofensiva. Reduzi bastante a minha forma de interação e muita coisa que eu entendia por "marketing" (com aspas mesmo, como ressaltado no texto) fiz questão de desaprender para reapresentar uma melhor imagem e produto (site, livros, quadrinhos...) na rede.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!