segunda-feira, julho 23, 2018

Leo Vieira: A Vingança


Há algumas séries na televisão e até mesmo algumas novelas que usam essa temática como enredo. E exploram isso como algo totalmente prazeroso e correto. Mas se esquecem que a punição nos torna tão (ou até mesmo mais) malignos quando quem nos fez mal.
O desejo vingativo nos faz preencher a mente de desejos malignos, para punir e fazer o oponente passar por uma situação ruim, vexatória de forma agressiva ou até mesmo extrema.
Até posso entender que seja uma situação prazerosa em fazer "justiça", mas não é uma sensação de alegria. Porque sempre que se lembrar da "punição", a sensação de raiva ainda permanecerá. Então não é algo bom.
A maior vingança é fazer o bem. Não podemos nos contaminar com desejos malignos. Seja o oposto do oponente e não a mesma coisa.
Nos quadrinhos, temos o exemplo do Batman, que ao ver os seus pais serem assassinados quando tinha oito anos, se empenhou para combater o crime sem provocar mortes, porque isso o tornaria tão maligno quanto os vilões que ele combate.
Quando um inimigo nos agride, ele quer nos igualar à sua baixeza. Não permita isso. Saia por cima e faça sempre o bem.
No meio literário, presenciei muitas academias vingativas que tinham o propósito de rebaixar outras. Era tanto fogo contra fogo que hoje estão todas reduzidas às cinzas.
Seja bom e nunca dê motivo para que o rotulem como mau e vingativo.
Leo Vieira




® Leo Vieira- Direitos Reservados

ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

18 comentários :

  1. Bacana o seu ponto de vista, a sensação de raiva e vingança é mesmo algo muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Nicole.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo,

    Achei muito interessante você trazer esta temática para um post. O que mais vemos atualmente em séries, filmes e novelas é a pessoa que sofre ir atrás de sua vingança, ou seja, cometendo o mesmo erro que cometeram contra si. É realmente necessário termos consciência de que a vingança não levará a nada e apenas nos colocará no mesmo patamar do outro. Adorei as tirinhas também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Como este blog é literário, eu somente costumo abordar temas que tenha pelo menos o mínimo de associação ao mesmo. Existem muitas formas de se sair por cima sem se rebaixar de forma tão agressiva. O que mais preocupa é ver o volume de títulos literários, televisivos e cinematográficos exaltando tal ação. Obrigado pelo comentário.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  4. A melhor vingança que podemos ter é mostrar como somos felizes aos nossos inimigos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Ola, tudo bem?
    Realmente a vingança acaba se tornando comum no dia a dia e não deveria ser assim, não temos que se vingar, e sim mostrar que não precisamos dessas pessoas na nossa vida!
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. Quando eu estava preparando o meu primeiro livro, passei por chacota de um colega literário. Fiquei quieto e o surpreendi com um super-lançamento, cheio de referências, títulos e filiações acadêmicas.
      Se você for ridicularizada, mostre o inverso e saia por cima.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  6. Oi Leo, tudo bem?
    Eu nunca esqueci de uma frase que diz para termos cuidado ao olhar para o abismo, porque ele olha de volta para você. Então, é bem isso que você falou, se tentarmos vingança estaremos fazendo o mal da mesmo forma com que nos fizeram, o que não nos torna melhor do que a pessoa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Qualquer atitude agressiva que tomamos nos causa uma impressão ruim. É muito mais fácil causar uma má imagem do que o inverso. Há uma frase que diz: "derrame flores por onde passar, pois poderá voltar pelo mesmo lugar".
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  7. Oi, tudo bem!
    Gostei do seu ponto de vista. Infelizmente o sentimento de vingança deixa algumas pessoas cegas. Ignorar as vezes é o melhor! Adorei a tirinha!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  8. ja vi muita história com esse tom de vingança como ideia principal
    eu particularmente gosto pq no final quem ta se vingando geralmente se da mal tbm hahaha
    nao acho que vingança seja a forma mais justa de fazer algo para alguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milca. Eu já vi histórias horrorosas sobre vários temas. Eu já vi alguns filmes em que claramente mostra que o suicídio é a melhor alternativa para fugir do sofrimento. Olha só o absurdo! Imagine as pessoas depressivas que acabam assistindo a lixos como esses?
      O mundo em que vivemos é extremamente capaz em nos botar pra baixo de várias formas e nos inferiorizar com propagandas, impostos, injustiças e temos que ter muita cabeça fria para não se entregar com sentimentos malignos como o desta postagem.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Concordo plenamente com você. Acho que tem havido nas novelas, séries, e até em livros, uma romantização da vingança, como se fosse algo bom e justo. Na verdade, acho que a vingança acaba sendo tão ruim destrutivo para quem a pratica quanto para quem a sofre.
    Adorei o post e acho que você trouxe uma ótima reflexão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luíza! Com certeza. Quando entramos num plano punitivo, como este que estamos comentando, a pessoa passa constantemente com desejos agressivos sobre o oponente. Coisa boa nunca será. A literatura, cinema e mercado de entretenimento em geral precisa é explorar o lado nobre dos heróis. Revidar o mau com o mal nunca será bom.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  10. Oii!
    Bela reflexão!
    A vingança nunca é uma boa saída. É sempre melhor rebatermos o mal com o bem.

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!