sexta-feira, agosto 17, 2018

(Resenha) A Casa Assombrada - John Boyne

Sinopse
Londres, 1867. Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha , como os heróis de Dickens sobre os quais tanto lê, e sem dinheiro para pagar o aluguel na cidade, ela depara com o anúncio de um tal H. Bennet, que busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk, leste da I nglaterra. O anúncio, contudo, não menciona a idade ou quantas crianças são, nem mesmo dá qualquer outro tipo de explicação.

Eliza não vê alternativa além de largar o emprego de professora em uma escola só para meninas e partir para o condado, onde pretende começar uma nova vida. Chegando a Gaudlin Hall, no entanto, ela se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão. Não se veem criados. De fato, não há nenhum adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.
A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas inexplicavelmente fechadas, cortinas que se movem sozinhas e ventos absurdos na propriedade. E logo coisas de fato assustadoras começam a acontecer.

Em A Casa Assombrada, o autor best-seller John Boyne faz uma homenagem às clássicas histórias de fantasmas do século XIX. Mas a novidade é que ele cria aqui uma heroína que pretende arregaçar as mangas e chegar ao fundo da questão sozinha. Conseguirá esta boa mulher encerrada em um mundo claustrofóbico desenterrar os terríveis segredos de Gaudin Hall e confrontar os demônios de seus passado? E mais ainda: conseguirão ela e as crianças, sobreviver a tudo isso?



Olá, pessoal!
Eu já conhecia o autor por ter lido “ O Menino do Pijama Listrado” que gostei bastante por sinal e lendo A casa assombrada percebi uma marca que define bem seus enredos que é a sensibilidade mesmo que este livro seja de cunho sobrenatural. Ele aterroriza e comove ao mesmo tempo.  Foi um prazer ler outro livro John Boyne.


A sinopse já é um resumo da história não tem o porque me estender.. Então vou falar das minhas sensações durante á leitura.
Tudo gira em torno de muito suspense e mistério que vamos descobrindo junto com  Eliza, o que para mim foi bem prazeroso não tem “encheção de linguiça” rs
Antes dela se apresentar como a nova governanta , cinco outras já haviam trabalhado na casa  e quatro delas foram mortas em circunstâncias misteriosas. Óbvio que ela passa a investigar e as descobertas são de arrepiar.
Quando as coisas realmente ficam assustadora demais, ela pensa  até em largar o emprego, mas já se apegou às crianças. Principalmente ao mais novo Eustace, Isabella é um pouco mais difícil de lidar e parece saber mais do que diz. Mas também logo descobre que tem um protetor ( tipo anjo da guarda).


A história tem um final bem bacana e seria até emocionante caso o garoto não fosse tão sensitivo. Talvez o livro pudesse ter terminado no capítulo 25, mas também seria bom demais pra ser verdade rs

Eu realmente amei e recomendo.

7 comentários :

  1. Oi! Eu sou apaixonada com a escrita do John, sempre falo aos quatro ventos que as pessoas têm que conhecer esse autor maravilhoso! E concordo com você, quando diz que mesmo nesse livro voltado ao sobrenatural, ele tem o poder de nos emocionar! Foi uma história que eu gostei muito, por ser dele, e por ter essa pegada sombria, que me agrada demais! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Já li O Menino do Pijama Listrado, mas não conhecia ser título do autor, fiquei muito curioso por se tratar de algo sobrenatural e envolver mistérios tão instigantes. Fico imaginando como eu me comportaria no lugar de Eliza rsrs
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. Ooie! Sempre vejo esse livro em sites de vendas mas nunca tinha parado para ler nem a sinopse. Eu super amei a premissa, de realmente ter essa coisa de terror e "misturar" clássicos e lendas. É uma pegada bem diferente do Menino do Pijama Listrado, né? Que legal que o autor consegue escrever diferentes estilos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie amore, ainda não conhecia o livro, mas se tratando de quem é o autor com toda certeza já quero ler.
    Amei o Menino de Pijama Listrado e acredito pelo que li em sua resenha que vou amar esse também.
    Obrigada pela visita!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não pude ler uma obra desse autor, mas quando era criança assisti a O Menino do Pijama Listrado e me emocionei muito! Quanto a A casa Assombrada achei o enredo muito semelhante ao de A Outra Volta do Parafuso, algo que não me despertou muito interesse.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu já conhecia o autor por outras resenhas, nunca li os livros do John Boyne e tenho vontade. Parabéns pela resenha, ficou bem legal e vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acredita que o único livro que li dele foi O Menino do Pijama Listrado e que não gostei muito? Mas depois de ler sua resenha vou dar mais uma chance à ele!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!