segunda-feira, setembro 24, 2018

Leo Vieira: Não Aborreça o Leitor com a Escrita



Ninguém gosta de perder tempo, ainda mais com algo chato. se você não sabe aonde quer chegar com o seu texto, nem se atreva a começar. Trace o plano da história e tenha em mente o que realmente quer contar. Se manter o foco, você não se perderá e nem fará o leitor se entediar com a leitura. Torne-o automaticamente cúmplice e companheiro da história.
Uma dica legal que eu sempre passo para os colegas é definir a história em etapas.
Primeiro: Sinopse;
Segundo: Argumento, definindo o que acontecerá, sem diálogos;
Terceiro: Caia dentro da narração e diálogos.
Para muitos leitores, o que chega nas mãos deles são a única oportunidade de cativá-los para sempre ou então fazê-los nunca chegar mais perto de qualquer obra sua. Não cometa esse irreparável desastre.
Leo Vieira


® Leo Vieira- Direitos Reservados

ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

8 comentários :

  1. Precisamos ter enorme respeito com o leitor que visamos conquistar através de nossos trabalhos os quais, inegavelmente, são produzidos com tanto entusiasmo. Mas de que adianta tanta disposição se não temos consistência? Muito válida a reflexão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amilton. Obrigado pelo comentário.
      Não podemos ter pressa com as nossas ideias. Escreva, reorganize, reescreva, etc. Quando finalmente achar que não precisará modificar nada, faça as tramitações necessárias de registro e enfim publique.
      Eu tenho mais projetos inacabados do que acabados e conforme o tempo vai passando eu fico menos ansioso com isso.
      Abraços,
      Leo Vieira

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Obrigada pelas dicas de escrita, estou no meio de um conto e é bom quando encontramos dicas que nos ajudam a não nos perder durante uma escrita. Vou tentar seguir suas três dias sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Obrigado pelo comentário. Essas etapas são apenas sugestões. Cada escritor ao longo do tempo vai desenvolvendo a sua metodologia para construção e formulação de projetos.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  3. Bem isso, é muito chato quando pegamos um texto que fica dando voltas sem sair do lugar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse jeito mesmo, Rose.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  4. Olá, tudo bem Leo?

    Eu já peguei alguns textos e mesmo livros que enrolam muito, dão voltas e ficam no mesmo lugar, isso é muito ruim quando acontece!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amigo. Tudo ótimo. Eu estou numa fase de amadurecimento literário e muitos projetos de livros eu estou remanejando para livros mais curtos, contos e até mesmo histórias em quadrinhos.
      Abraços,
      Leo Vieira

      Excluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!