segunda-feira, novembro 26, 2018

Leo Vieira: A Controvérsia do Agente Literário


Ele é um profissional especializado em fazer uma leitura crítica, analisando pontos positivos e negativos e assim, deixa a obra mais fluída e com aspecto mais profissional e assim ele se compromete a levar o produto para as editoras, com grande chance de inserí-la no mercado literário. 
É um ofício muito nobre (e caro), mas francamente nunca foi de meu interesse solicitar tal serviço, e nem mesmo recomendo. O motivo eu explico:
Eu sou a favor do copidesque, que é o revisor que palpita sobre uma melhor adequação gramatical e também textual, deixando a obra mais clara e compreensível. Muitos escritores iniciantes que eu li precisavam disso. Só que o tal agente literário (isso segundo duas propostas comerciais que li da parte deles) , meio que iria lapidar muita coisa do escritor, até mesmo descaracterizando a sua forma de contar uma história (o qual também é muito importante). É como se um cartunista fosse ter como professor um artista plástico. O aluno seria radicalmente descaracterizado. 
O mercado literário é ingrato e incerto. Assim como um camarada meu gastou quase 20 mil reais em um investimento por demanda que encalhou e o deixou no prejuízo (além de amargo, reativo e pessimista), investir demais em serviços como esse deixa o escritor frustrado (igual a esse camarada que falei agora). O meu conselho é sempre "pensar pequeno", andando devagarzinho, publicando e gastando o mínimo possível. 
Leo Vieira



® Leo Vieira- Direitos Reservados

ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!