Sinopse
Edição: 1
Editora: Nova Cultural
ISBN: 8513011673
Ano: 2003
Páginas: 274
Tradutor: Leônidas de Carvalho, Brenno Silveira
Este livro tem duas obras do importante autor de origem norte-americana Henry James.
O conto Lady Barberina, é o retrato de um grande amor guiado pelos valores sociais e é também um relato das complexas experiências de vida do autor e traça um paralelo entre a cultura dos Estados Unidos e a da Inglaterra no século XIX.
A Outra Volta do Parafuso é um excepcional conto de horror. É considerado um dos melhores livros no segmento de terror psicológico. O livro é narrado através de uma governanta inglesa, durante o século XIX, que conta a história de duas crianças que estão possuídas por dois espíritos de criados. É com uma narrativa permeada por suspense que o autor deixa a dúvida sobre a veracidade da história e dos fatos contatos pela preceptora.
Publicada originalmente em 1898, em forma de capítulos, no semanário Collier´s Weekly, A Volta do Parafuso foi, posteriormente à sua publicação completa, considerada uma obra de referência obrigatória entre as melhores narrativas de fantasmas que a literatura já criou. (Sinopse: Partido da causa Operária)
Lady Barberina é um romance leve que descreve os valores sociais da época através do amor do americano Jackson Lemom pela inglesa Lady Barberina ,filha de aristocratas decadente, mas que a todo custo tenta manter os títulos.
De nariz "empinado" a família acaba consentindo o casamento dos jovens, mesmo porque precisam de dinheiro e dinheiro é que não falta ao jovem médico Jackson.
No entanto a vida conjugal dos dois era cheia de conflitos, Barberina não consegue se desvencilhar de seus preconceitos em relação a cultura americana que ela acha vulgar e por mais que Jackson fizesse para agradar e entrosar a esposa nos costumes americanos, não conseguia derrubar a resistência da Lady.
Narrado com boa dose de sarcasmo e ironia, o livro é bastante divertido.
A Outra volta do Parafuso é um conto de terror daqueles narrados à noite em frente a lareira, e é assim que Douglas com muito suspense dá início a história de horror que ele jura que lhe foi confiada pela própria protagonista, há muitos anos atrás.
Trata-se já desde quando a preceptora é contratada para cuidar de duas crianças sob a condição de não incomodar de forma alguma seu empregador, o tio dos dois órfãos , fato que o vira somente duas vezes.
A casa é no Campo, bem afastada da cidade e segundo algumas histórias é assombrada por fantasmas e logo ela começa a notar algo estranho na casa e no comportamento das crianças.
E com os dias ela se vê envolta em uma trama que acredita ser obra de espíritos de dois empregados que morrera na casa, inclusive uma preceptora, e ela acaba virando refém do medo ou da maldade de duas crianças, assim coloco porque ao final da história você não sabe o que pensar sobre os acontecimentos, podendo seguir mais de uma linha de raciocínio
Eu achei deliciosa a leitura dos dois contos e recomendo!
Para quem leu " A menina que não sabia ler" vai gostar pois é uma adaptação ( se não plágio ) de " A Volta do Parafuso" pois quando li a Sinopse de " A Menina... achei se tratar apenas de ser uma narrativa igual a de Henry James, mas decepcionantemente é quase a mesma história. Mas é boa! (Risos)
Oi! Nossa, não conhecia esse livro ou o autor! achei super interessante! amei a edição e a premissa das história me chamou muito a atenção, principalmente a de A Outra volta do Parafuso, por ser de terror, me agradou demais! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥
Eu adoro essa história, me refiro a outra volta do parafuso de Henry James. É tão interessante ler e reler tentando entender o que aconteceu ali! Gosto da história da menina que não sabia ler também, que apesar de ser uma versão bem semelhante a esse conto, é uma ótima história por ter seus mistérios igualmente interessantes!
ResponderExcluir