sexta-feira, dezembro 21, 2018

[Resenha] O Terror - Dan simmons

Sinopse

Primeiro livro do premiado escritor Dan Simmons no Brasil, O terror, que foi adaptado para a TV por Ridley Scott, com estreia nos EUA em novembro, é, ao mesmo tempo, uma aventura histórica e uma fantasia sombria. A partir de uma meticulosa pesquisa, o autor recria de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX, a Expedição Franklin, como ficou conhecida a trágica investida da Marinha Britânica, em 1845, à cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. Sob a liderança do renomado sir John Franklin e mesmo contando com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá. A luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil é o tema da narrativa de Simmons, que adiciona uma misteriosa ameaça aos bravos marinheiros: um predador desconhecido que tenta abrir caminho através dos cascos dos navios.
Olá pessoal!

Em 1845, o explorador Sir John Franklin zarpou da Inglaterra com dois navios, HMS Erebus e HMS Terror, em busca de uma passagem noroeste através do que é agora o Ártico do Canadá. Os navios e tripulações desapareceram e dezenas de expedições de busca zarparam para tentar encontrá-los.
Os navios
Um avanço foi feito em setembro de 2014, quando uma expedição liderada pelo Parks Canada descobriu o naufrágio do HMS Erebus, no sul da ilha King William em Nunavut. Um segundo avanço aconteceu em setembro de 2016, quando o HMS Terror foi encontrado em Terror Bay, mais ao norte. Essas expedições reuniram o governo do Canadá, bem como organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. O uso de tecnologia de ponta, o conhecimento inuit e o testemunho oral tornaram possíveis essas descobertas históricas.
Saiba mais sobre a exploração dos destroços de HMS Erebus e do HMS Terror no site:Parks Canada

Acima imagem de HMS Terror - Ilustração: De Agostini Picture Library / Getty Images

Dan Simmons recria passo a passo a história dos naufrágios Terror e Erebus dando asas a imaginação do que poderia ter acontecido com mais de 100 homens a bordo dos navios e nos envolve através de uma narrativa sombria, perturbadora e claustrofóbica. Uma história de terror baseada em fatos reais.

O que impressiona na leitura ( além de muito bem escrita) é o clima de suspense e terror causado pela inclusão de uma criatura que surge do gelo fétida e implacável decapita os homens e come suas carnes.

Durante a viagem eles acolhem no navio dois esquimós que acreditam ser pai e filha, o “pai” vem a falecer devido aos graves ferimentos no seu corpo e Lady Silêncio (apelidada assim pois a mulher não fala, sua língua fora arrancada).
Lady Silêncio é um mistério e logo mais surgirá um estranho e desconfortável romance.

O Terror de  Dan Simmons foi o melhor livro que li esse ano ele tem minha nota 10 em todos os quesitos e não deve ser lido com sofreguidão embora suas últimas páginas nos faça querer chegar logo ao final. 

Recomendo e sugiro que não percam a oportunidade de lê-lo e aos fãs de fantasia, ficção histórica e terror é leitura obrigatória, o livro já é considerado um clássico da literatura moderna.

Comprar agora!


49 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

10 comentários :

  1. Oi Marcia, não conhecia o livro, mas já me interessei, afinal adoro enredos que são baseados em fatos reais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia,

    Não conhecia a obra, mas a sua resenha me fez querer devorar as páginas do mesmo, já que parece ser uma narrativa que nos fisga e nos leva a um passeio por diversos sentimentos. Por ter sido um livro nota 10 em todos os quesitos, me deixa animada. Dica anotada, espero ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Ainda não conhecia o livro e cada vez mais essas tramas históricas tem me chamado atenção, se tem um pouco de fantasia no meio é melhor ainda. Parece uma ótima história, fiquei curioso para ler.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcia, sua linda tudo bem?
    Esse assunto de navios que desaparecem sempre me fascinou. Acho que sempre gostei de um mistério, e quando ele é na vida real eu fico impressionada. Não tenho o costume de ler muito terror, mas achei esse perfeito, não é daqueles que vai me deixar com medo, mas vai me dar emoção. Já coloquei na lista. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Admito que não sou fan desse estilo de gênero, por isso logo de cara não me interessei pela leitura. Mas, e notório que a história tem um grande suspense, e muito terror, além de ser muito bem construída. Até porque a história tem um ótimo enredo. Acredito que para quem gosta de um bom terror, não deveria deixar de ler esse livro. Eu por enquanto deixo passar a dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá Márcia! Não conhecia este livro ou seu autor, mas confesso que por ser fã do gênero, fiquei bem curiosa em relação a história. Achei bem muito inteligente da parte do autor aproveitar esse fato dos desaparecimento dos navios e sua tripulação, para criar esse ambiente de mistério e terror, com essa criatura que não se sabe o que é nem de onde surgiu, no meio desse mar congelado e silencioso. Gostei muito da dica! Obrigada!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem Marcia?

    Eu já assisti ao seriado e amei, alguns meses atrás eu comprei a versão em e-book de "O Terror", mas ainda não li. Realmente parece ser um livro espetacular, pretando ler nesse ano. Bela dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas confesso que não é meu estilo de leitura. A premissa não me atraiu muito, ainda mais por ter um clima de suspense e terror. Fico feliz que tenha gostado tanto da leitura e acredito que para quem gosta do estilo deve ser uma ótima opção mesmo.
    Vou passar a dica desta vez, mas adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Como eu não conhecia essa obra ainda? Gostei muito da premissa e desse suspense. Me empolgo ainda mais por ter fatos históricos. Vou adicionar na listinha, valeu pela dica!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!

Títulos que talvez seja do seu interesse!