PUBLICIDADE

24ª Bienal Internacional do Livro de SP apresenta grandes nomes da gastronomia

Bienal4
Com curadoria dos chefs André Boccato e Daniela Narciso, o espaço Cozinhando com Palavras une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição, com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. O evento que ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016,no Anhembi, reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras, e trará ao público atrações exclusivas, com presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates.

 

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria dos chefs André Boccato e Daniela Narciso, o espaço une culinária, literatura e cultura. A programação trará grandes nomes da gastronomia divididos em apresentações com lançamento de livros, palestras e em diferentes temáticas.

 

A latinidade será representada pelos chefs colombiano Dagoberto Torres, do Suri Ceviche e Bar, e da peruana Marisabel Woodman, do La Peruana. Juntos, os chefs trarão à mesa como preparar e montar um verdadeiro ceviche.

A culinária e cultura francesa terão destaque na Bienal. Os chefs franceses Erick Jacquin, do Le Bife, e Emmanuel Bassoleil, do Skye Restaurante, darão palestra com o tema “Como é gostoso o meu francês”.  O chef do Skye Restaurante também receberá os chefs franceses Claude Troisgros e Laurent Suaudeau para uma mesa de bate papo sobre o livro “Vive La Cuisine”. Além deles, o jornalista Alexandre Staut falará do lançamento do seu livro Paris-Brest em bate-papo com André Boccato, que apresentará o Guia de Paris para Brasileiros. Outra convidada direto da França é a sommelier Marina Giubertique atua em Paris e falará sobre os vinhos franceses.

A cozinha nacional será bem representada pela chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto. Com o livro Misture a Gosto – Glossário de Ingredientes do Brasil, escrito pela autora, a chef dará uma aula-show exclusiva sobre as matérias-primas do país.

Para os cervejeiros, um bate-papo com o chef alemão Stevan Paul, autor com mais livros de receitas alemãs vendidos no mundo, será mediado por Ana Rusche, escritora e sommelier de cerveja, e terá como convidados David Michelsohon, da Cervejaria Júpiter, e Luís Celso Junior, do blog Bar do Celso.

O chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco, dará uma aula show de gastronomia para crianças com presença deMônica Sousa, filha do Mauricio de Sousa, e o personagem Chico Bento para o lançamento do livro do personagem. Já a chef Morena Leite, do Capim Santo, e convidados debaterão a cozinha baiana no cenário atual.

Aos adoradores de chocolate, a chef chocolatière Arcelia Gallardo transformará os grãos de cacau ao vivo, mostrando como se faz o chocolate. Enquanto isso, o mediador, chef e escritor Danilo Rolim discutirá o livro Macunaíma, de Mario de Andrade, que fala dos grãos de cacau usados como dinheiro, “o tesouro das Icamiabas”.

Ainda no espaço, o chef Luís Simões fará uma aula-show e bate-papo sobre a cozinha de países lusófonos. Depois de passar por São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o chefe de cozinha decidiu reunir no livro “Sabores da Lusofonia” exemplos da gastronomia desses países, que, acredita, ser “tão boa ou melhor” que outras cozinhas conhecidas mundialmente.

O espaço também trará: Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Patrícia Souto Maior, Raul Lody, Carlos Ribeiro, Tereza Paim, Paulo Machado, Ana Rita Dantas Suassuna, Alexandre Staut, Charlie Carving, Joyce Cavalcante, Flavia Costa, Cristina Senna, Bruno Cabral, Paulo Turziani, Carolina Brandão, Ricardo Maranhão, Mauricio Schuartz, Márcio Silva, Adolfo Schaeffer, André Fischer, Luna Garcia, Ivan Achcar, Lucas Corazza, Rebeca Chamma, Eudes Assis, Gabriella Barreto, Anna Elisa de Castro, Sandro Ferrari, Bianca Paulino Chaer, Graziella Marraccini, os participantes de reality shows Denise Guerschman, Marcos Baldassari, Jiang-Pu, Mohamed Hindi Neto, Arthur Sauer, Lorenzo Ravioli, Jéssica Isac e Bianca Folla.

Em sua última edição, em 2014, a Bienal do Livro se reinventou, trazendo para o público um evento democrático, diverso e multicultural, indo muito além da “feira de livros”. Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, este ano o evento reafirma esse posicionamento e convida o visitante a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, de acordo com seus interesses.

 

Programação completa e credenciamento pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br

 

Sobre a CBL

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade.

A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completa 70 anos.

 

Serviço

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

26 de agosto a 04 de setembro de 2016

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana

02012-021 São Paulo – SP

www.bienaldolivrosp.com.br

 

Ingressos

Os visitantes podem fazer a compra antecipada pelo site http://www.bienaldolivrosp.com.br, ou pontos físicos da Tickets For Fun. Até 25 de agosto, serão disponibilizados três pacotes com descontos especiais:

 

  • 15% de desconto = 12 de Agosto (sexta – 0h até 23h59)
  • 10% de desconto = 17 de Agosto (quarta – 0h até 23h59)
  • 5% de desconto = 22 de Agosto (segunda – 0h até 23h59)

 

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br

2ª feira a 5ª feira: R$ 20,00

6ª feira a Domingo: R$ 25,00

Meia-entrada: Estudante / Funcionário SESC SP e matriculados no SESC SP credencial plena

Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso

 

Pontos de vendas: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=pdv

 

Informações para a imprensa

Mariana Pellini – (11) 3060-3151

mariana.oliveira@edelmansignifica.com

Mariana Gamero – (11) 3066-7756

assessoria2@edelmansignifica.com

Milena Nepomuceno – (11) 3066 7738

Assessoria1@edelmansignifica.com

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

8 Comentários em “24ª Bienal Internacional do Livro de SP apresenta grandes nomes da gastronomia

  • Poxa, toda vez que vejo um post sobre a Bienal fico triste por não ter conseguido ir, já que moro tão distante e não consegui liberação no job. Mas enfim, o título do post me deixo assim: “hã?”, mas é claro que aliar gastronomia e literatura á sempre uma ótima combinação e tenho certeza que esse tipo de evento foi/será um grande sucesso na Bienal. Bjs

  • Olá, tudo bem?
    Infelizmente estou sem grana para ir, já que sou de Porto Alegre. Mas, com seu post, percebi que se eu fosse ia voltar pro sul com vinte quilos a mais hahaha adorei
    Beijos <3

  • Sofia Trindade
    1 ano ago

    Poxa, não sabia dessa novidade. Ainda não fui na bienal, então estou bem ansiosa.
    beijos

  • Fábrica dos convites
    1 ano ago

    Maravilha de postagem, ainda mais para quem nunca teve oportunidade de ir a uma bienal. A variedade de temas que encontramos é algo único! Esta parte da gastronomia tem atraído mais pessoas a cada edição.
    Bjs!

  • Déborah Araújo
    1 ano ago

    Marcia, muito bacana essa diversidade da Bienal.
    Não tenho dúvidas de que será incrível, é uma pena que não vai dar pra prestigiar.

  • Diante de um trabalho que considero enriquecedor para nossa blogosfera, venho agora lhe contar uma novidade: Acabo de indicar seu blog ao Prêmio Dardos – Agosto 2016. Confira no blog sua indicação.
    http://www.atraentemente.com.br/2016/08/premio-dardos-agosto-2016.html

  • Ai meu Deus, ansiedade define!
    O que acho bacana na Bienal é a diversidade de temas e culturas, possibilitando uma ótima experiência em todos os sentidos.
    Vou me programar para o Cozinhando com palavras.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    • Achei também bem interessante Aline.
      Obrigada pela visita e bjs
      Pretendo estar na Bienal dia 26,027,02 e 04 quem sabe não nos encontramos por lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga - me