PUBLICIDADE

Resenha – A Menina Submersa – Caitlín R. Kiernan

A Menina Submersa
Olá pessoal, tudo bem? Esse livro está aqui desde o meio do ano e só agora dentro do impossível criei uma oportunidade pra ler e resenhar. Celebrar o Halloween nada melhor que com minha Editora favorita, DarkSide Books.

A Menina Submersa

Sinopse

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan Obsessões e assombrações à flor da pele Uma “obra-prima do terror e da fantasia dark” da nova geração A Menina Submersa: Memórias é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do “real” sobre o “verdadeiro” e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma “obra-prima do terror” da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013.

A Menina Submersa – Ainda estou digerindo a leitura, na verdade acho que vou fazer isso por muito tempo, talvez mais tarde fizesse uma resenha bem diferente dessa.
Se gostei? Sim. Não foi uma leitura rápida e fluida, senti até uma certa ansiedade desconfortável, mas com certeza é uma história difícil de esquecer. Ela se instalou na minha mente de tal forma que me pego pensando como Imp. (às vezes)

A Menina Submersa

Essa é uma história de fantasmas da Imp no auge de sua loucura, usei esse termo mas é assim mesmo que Imp diz; louca como a mãe e como a mãe da mãe dela.
Mas também é uma história sobre verdades ( não factuais) e verdades (factuais) que ela tem que terminar pra manter o mínimo de sanidade já que quase toda ela vem dosado em cápsulas.
Ao mesmo tempo que a história aterroriza, também inquieta e entristece.. É comovente a luta de Imp para não sucumbir feito a mãe e a avó.

Vou escrever uma história de fantasmas agora”, ela datilografou. “Uma história de fantasmas com uma sereia e um lobo”, datilografou mais uma vez.
Eu também datilografei.

India Morgan Phelps (Imp) Índia por causa do livro e filme E o Vento Levou. Pois bem, Imp sofre de Esquizofrenia paranóica herdada pela mãe que herdou da avó. Ambas se suicidaram para se livrar dessa maldição.
E Imp começa escrever o que se passa na sua cabeça, uma espécie de diário detalhadamente confuso, ler o que ela escreve é como estar envolto de névoa que aos poucos vai se dissipando até você enxergar com clareza e isso acontece mas precisamente quando ela deixa de tomar sua medicação. Assim vamos entender o que aconteceu com Eva Canning, Abalyn sua namorada e com ela mesmo.

Eva Canning é uma mulher misteriosa que surge na vida dela duas vezes, eu acredito que Eva só tenha existido na mente de Imp dando forma real de como é os pensamentos de um doente mental. E quando Eva aparece pela segunda vez é que sentimos os traumas, confusões e medos da personagem, sem os remédios conseguimos viajar dentro da cabeça dela e isso transtorna a gente ( pelo menos comigo foi assim, tive que interromper a leitura várias vezes) É nesses momentos que me sinto uma leitora solitária, queria e quero conversar com alguém que já tenha lido esse livro.

A Menina Submersa

 

O que mais tememos não é o conhecido. O conhecido, por mais horrível ou prejudicial à existência, é algo que podemos compreender. Sempre podemos reagir ao conhecido. Podemos traçar planos contra ele. Podemos aprender suas fraquezas e derrotá-lo. Podemos nos recuperar de seus ataques. Uma coisa tão simples quanto uma bala poderia ser suficiente. Mas o desconhecido desliza através de nossos dedos, tão insubstancial quanto o nevoeiro.

Imp tem uma fixação por sereias e lobos, lobos a aterroriza. Acredito que o lobo simbolicamente seja a doença que a tortura e a sereia o fim disso tudo.

Ela também sente uma espécie de antagonismo em relação aos homens, talvez por ter sido abandonada pelo pai, fez até uma lista com 316 formas de morte desejada a seu pai, a última foi:

 Espero que meu pai perca o juízo e morra sozinho e com medo.

Uma coisa super bacana no livro são as referências de grandes nomes da literatura tão conhecidas do leitor tais como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll e Através do Espelho e o que Alice encontrou lá. ( Imp fez isso, põe-se do avesso). Charles Perraut, os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen, Poe ( a propósito se ao ler esse livro nenhum corvo aparecer é porque a história contada é verdade), Elia Kazan, Dante e vários outros inclusive poemas e músicas. Enfim , uma apoteose a arte.

A Menina Submersa
Eu sei que a estória não é e não foi baseada em uma história real. Mas não quer dizer que não seja verdade.

A Menina Submersa
Você deve ter achado minha resenha confusa, então junte-se a mim. Leia, eu recomendo!
E gente essa edição que ganhei da Edna Guedes é linda, linda! É coisa de DarkSide Books.

darkside-books

Compre Agora! 

amazon-logo

 

 

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

76 Comentários em “Resenha – A Menina Submersa – Caitlín R. Kiernan

  • Olá, Marcia.
    Sua resenha ficou muito boa! Você soube captar bem a essência do livro.
    Li mês passado para o mês do terror, como é chamado outubro, e até fiquei postergando a leitura porque eu sou uma pessoa muito medrosa e fujo de livros desse gênero. Mas fiquei muito surpresa ao iniciar a leitura e me dar conta de que não era um livro de terror, está mais para um livro de suspense, um livro de fantasia e não senti medo, mas ficava ansiosa para saber o que ia acontecer toda vez que a Eva era citada.
    Achei fantástico a forma como a autora consegue fazer com que o leitor se sinta dentro da mente da personagem, especialmente naquele capítulo sete, em que a Imp tem a crise. Se é desesperador para mim, que sou uma pessoa “normal”, fiquei imaginando como deve ser para as pessoas esquizofrênicas.
    Abraços.

    Minhas Impressões

  • Fica repetitivo falar que a dark side arrasa nas edições? Eu nunca li A menina submersa, mas é por falta de oportunidade mesmo. E te dizer que só de ver uma edição bonita dessa me dá vontade de ler.
    Beijos

  • Oi Marcia, sua linda, tudo bem?
    Nossa, pelo o que descreveu deve ser angustiante fazer essa leitura. Entrar na mente da personagem não deve ter sido fácil, já que você teve que fazer algumas pausas. Acho que ficaria muito impressionada também e me marcaria muito. Como a natureza humana é um dos assuntos que mais me fascina, tenho esse livro em minha lista de desejos, e essa edição é uma das mais belas da editora. Não vejo a hora de ler. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

  • Achei bem legal essa questão das referências a importantes nomes da literatura, mas infelizmente a história não me atrai. Além disso, não curto livros que dão essa sensação de ansiedade desconfortável. Os livros da Darkside são sempre lindos, pena que a maior parte deles não faz muito meu estilo.

  • Olá! Esse livro me chama bastante atenção, o tema que ele aborda é bem interessante. Gosto quando o livro tem essa pegada psicológica, que mexe mesmo com o leitor. A capa e diagramação são lindas! Beijos!

  • Estou doida para ler esse livro. Acabei de ler Menina má, da mesma editora, e adorei. Menina submersa estará nas minhas próximas compras, certamente.

    Tatiana

  • Olá, essa edição é linda…ganhei o meu exemplar de presente de uma amiga blogueira <3
    Ainda não consegui um tempinho pra conferir, pois estou repleta de livros de parcerias atrasados.

    Achei bem bacana a resenha…tem muita gente que reclama da obra e isso me deixa um pouco receosa, mas sua resenha me deixou mais foi curiosa.

    Abraços

  • Olá,
    Tenho que dizer que detestei esse livro com todas as minhas forças.
    Além dele ser confuso (nem acho esse o maior problema aliás), ele não tem sentido nenhum do começo ao fim, e é um livro de nada com nada. Não recomendo a leitura para ninguém, é realmente ruim.

    http://euinsisto.com.br

    • Nossa Debyh!
      Eu não recomendo para qualquer pessoa, mas recomendaria com certeza. E para mim fez um sentido enorme e para falar a verdade me identifiquei muitas vezes com algumas situações. Bjs

  • Déborah Araújo
    9 meses ago

    Marcia, acho a edição muito bonita.
    Darkside arrasando sempre.
    Mas apesar de tudo a história não me chama atenção suficiente para querer começar a ler.

  • Sabe que eu curtia muito mais a capa do livro normal, mas depois que vi mais detalhes dessa edição – e suas fotos da parte interna fiquei empolgada com esse livro.
    Desde o lançamento eu tenho vontade de ler o livro, mas sempre escuto dizer que ele é confuso demais, que demora para acontecer e coisas do tipo…
    Sua resenha me pareceu bem confusa, mas num sentido que deve ser a mente da Imp e achei que isso deve ter um ar todo interessante para a história. Gostei de como você apresentou o livro e fiquei curiosa para ver como as referencias citadas se encaixam na obra 🙂
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

  • Olá !!! Eu também tenho esse livro.
    em breve estarei compartilhando a resenha no blog
    gostei bastante de como você expôs sua opinião sobre a obra
    uma leitura que vale muito a pena !!! bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    • Olá Lorena!
      Obrigada!
      Quando postar a sua vou ler, senti tanta necessidade de conversar com alguém depois de finalizar minha leitura. 🙂
      Bjs

  • Olá!
    Esse livro está na fila para ser lido, e nunca que consigo pega-lo para ler. ainda mais sendo uma leitura tão intensa e digamos um pouco difícil, preciso estar com a cabeça tranquila.. mas sempre que leio uma resenha a vontade de passa-lo na frente é enorme, mas estou me segurando.. sem dúvida é uma história inesquecível (mesmo eu não tendo lido ainda) vai ficar na memória por um longo tempo.. parabéns pela resenha, só aumentou a minha curiosidade!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    • Olá Tahis.
      Eu também fiquei com ele sem ler um tempinho. rs
      E precisa que estejamos com a mente bem tranquila pois o livro realmente nos arrebata para as confusões da Imp.
      Obrigada!
      Bjs

  • Só com o começo da sua resenha eu já fiquei mega ansioso pra ler esse livro. Eu já o namoro a muito tempo, desde seu lançamento, não sei pq ainda não li hahha!! Amei tua resenha, arrasou muito. Beijos..

  • Olá,
    Desde o lançamento que estou namorando esse livro por causa da capa que achei maravilhosa. A DarkSide arrasou mais uma vez.
    A premissa é bem interessante e, mesmo não sendo muito fã do gênero, estou bem curiosa para conferir a obra. É meio confuso mesmo e acho que só lendo para realmente entender.
    Adorei conferir suas impressões e saber que é uma obra bem impactante me deixa ainda com mais vontade de lê-la.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Olá!
    Essa edição é maravilhosa, assim como todas da Darkside.
    Eu tenho muita curiosidade de ler A menina submersa. A premissa é bastante interessante e a história me chama atenção principalmente pelo aspecto psicológico e as simbologias presentes na obra, como o lobo e a sereia.
    Espero ler em breve.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

  • Driely Meira
    9 meses ago

    Oiee ^^
    O que eu mais gostei no livro (na edição antiga, ainda) foi a diagramação. Não consigo imaginar quão linda essa nova não deve ser ♥ Eu gostei da história, mas é mesmo um tanto confusa, né? Eu achei interessante a abordagem da autora sobre o psicológico da protagonista, mas me senti perdida em alguns momentos.
    MilkMilks ♥

  • Olá, confesso que apesar da capa e diagramação estarem maravilhosas e você aparentemente rs ter gostado do livro, esse tipo de leitura confusa não me atrai, me perco muito e acabo não me prendendo, achei tudo meio confuso e é demais pra mim, prefiro algo mais leve, mas gostei de conferir suas impressões e saber mais sobre o livro. Bjs

    • Sim Paula é bastante confusa a leitura mas faz parte da personalidade da Imp, aos poucos vc vai entendendo. rs
      Gostei muito!
      Bjs

  • Ana Caroline
    9 meses ago

    Olá, Marcia. Realmente é um tanto confusos, só lendo para saber a essência da obra. Mas admito que me perturbou um pouquinho a história de Imp. Adorei a dica, essa edição é maravilhosa!

  • A DarkSide Books arrasa nas edições. Que capa maravilhosa. Fiquei com vontade de ler esse livro, parece que é muito bom.
    Parabéns pela resenha e pelo blog!

  • Quando li esse livro demorei para engrenar na história, achei muito perturbador o comportamento da personagem que sofre de transtorno. Mas é um livro bem intenso. Bjs

  • Francine Nunes
    9 meses ago

    Olá! Eu fiquei com um pé atrás com os livros hype da darkside depois que li O Demonologista, não curti a leitura, acho que esperava demais e acabei me decepcionando.
    Já vi várias resenhas positivas do livro A Menina Submersa e acho que vou dar uma chance para ele, já que gostei da premissa.
    Gostei da sua resenha, ela está bem detalhada e me deu um ânimo para finalmente dar uma chance para esse livro! Parabéns ^^
    Abraços.

    • Oi Francine.
      Eu até que gostei da leitura do Demonologista, mas não entendi o final e vou reler e fazer uma nova resenha. rs
      A Menina Submersa é confuso só pra gente entender a confusão da Imp. Vale a pena!
      Bjs

  • Fiquei com um pé atrás com os super lançamentos dessa editora depois que li O Demonologista. Eu odiei o livro, me decepcionei demais.
    Porém vejo muitas resenhas positivas de A Garota Submersa e to pensando em dar uma chance pra ele, já que gostei da premissa…
    Gostei da sua resenha, ficou bem detalhada, parabéns!
    Abraços ^^

  • Eu tô só esperando o Correio parar de frescura mas me entregar A Menina Submersa. Comprei junto com Sexta-Feira 13 e A Noiva Fantasma, esse é o foco da Darkside, nos deixar tão perturbados com a história a ponto de nunca mais tirá-la da cabeça, a ponto de ficarmos insanos como os que são representados nas histórias. Cá entre nós: eu AMO isso, ahahaha. Amei sua resenha porque ela está toda completa. Procurei muitas aí e só não contavam por cima, amei saber a fixação de India por lobos e sereias, detalhe bastante importante. Continue lendo mais livros da Darkside e trazendo comentários para nós, a gente adora. Hahaha. Beijão.

    • Oi Priscila que legal que vc entendeu minha resenha, o livro é bárbaro!
      Eu quero muito comprar Sexta Feira 13, vai ser o próximo presente que me darei rs
      Bjs

  • Muito boa a resenha. Eu estou tentando me animar para lê-lo. Não gosto de deixar um livro pela metade então tenho que estar bem afim de ler, se não a leitura fica pesada. Beijos

  • Fábrica dos convites
    9 meses ago

    Darkside e Halloween tem tudo haver mesmo! E que ótimo livro você escolheu! Duas coisas me chamaram a atenção, fora a parte gráfica, óbvio. Uma são as referências encontradas e a outra é a realidade dos fatos. Quando leio uma ficção já imaginando a realidade, fico eufórica.
    Bjs

    • Isso mesmo! É como eu disse e a Imp também; só pq não é fato não significa que não seja verdade. rs
      E as referências são extensas a Imp tem como ancora Ulisses de James Joyce.
      Pensa só! 🙂
      Bjs

  • Hey, Márcia!

    Eu já ouvi e já li maravilhas a respeito desse livro, mas eu não consigo me animar a ler. Não faz muito o meu estilo, acho que eu acabaria deixando a leitura pela metade.
    Mas tem muita gente que adora o livro!
    Beijos!

  • Morgana Brunner
    9 meses ago

    Oiii Marcia, como vai?
    Estou bastante curiosa e com vontade de ler essa obra, além do mais ela possível uma edição incrível que está de deixar qualquer um leitor babando e parabéns pela resenha, ficou incrível.
    Abraços

  • Eu achei linda essa edição. Quando parece que não pode ser melhor a Darkside vem e arrebenta. Fiquei muito curiosa pela historia e por essa edição claro.
    http://www.facesemlivros.com/

  • Que leitor não é gamado por esses livros da DarkSide? Quero muito ler esse livro e queria muito ter a parceria com eles… Quando eu tiver uma bufunfa vou comprar. 😀

    Resenha Demais.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

  • Márcia o livro tem uma história bastante interessante, um livro profundo, gostei bastante das imagens do livro, fiquei bastante curiosa pelo livro, a capa é bem chamativa,o livro é muito envolvente, Márcia bjs.

  • Olá, Tudo bem? Morro de vontade de ler esse livro. A DarkSide sempre arrasa nas edições Dos livros não é mesmo? Acho lindo de mais.
    Eu amei sua resenha, só deu mais vontade ainda de ler haha.
    Beijos!

  • Ele dá arrepios. Este livro é baseado em fatos que pode não ser real, mas é algo realmente mágico que parece tentar dar uma explicação de como devemos prestar atenção para resolver algo parabéns!

  • Débora Costa
    9 meses ago

    Fico com a pele arrepiada de vontade de ler esse livro. Quase comprei ele na Bienal de SP, mas estava muito caro. É uma das leituras que eu mais quero colocar na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

  • Livro interessante, vou baixar em pdf para ler.

  • Olá, tudo bem?

    Tenho essa edição, é fabulosa, muito bonita mesmo. O livro é muito bom, tem toda uma pegada psicológica bem forte é aterrorizante. Gostei da sua resenha. A Darkside além de nos trazer livros esteticamente lindos, está também com um ótimo catálogo!

  • Oiii Márcia. Eu tenho esse livro há um tempão (acho que mais de um ano), mas ainda não consegui ler 😛 Mas pretendo fazer isso 🙂
    Realmente sua resenha ficou confusa, mas pelo visto combina com o livro e é isso que a torna tão bacana =D
    No momento estou lendo Menina Má, mas quem sabe logo consiga ler esse 🙂
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    • Oi Gi!
      Sim. A resenha foi proposital, pra que se tenham uma ideia da personagem e até mesmo pq o livro segue assim até o final.
      Verdades que não são fatos e fatos que não são reais. rs
      Bjs

  • Darkside sendo maravilhosa como sempre, adorei sua resenha, to pensando em ler.

  • Já tinha ouvido falar desse livro, mas a sua postagem foi a que me deixou com vontade de conhecer a obra. Essa edição limitada, inclusive, é linda! E gostei de saber que há referências a Lewis Carrol, isso conta pontos! Abraços!

  • quero muito essa limited edition, sou bem curiosa pra saber mais do enredo, pois a premissa muito me interessou…
    espero me surpreender… ^^
    bjs, Marcia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: