PUBLICIDADE

Resenha – Casamento – Instituição Falida? – Alessandra Camargo

Casamento – Instituição Falida?Olá Pessoal! Eu sou a Erica e essa é minha segunda resenha aqui no blog.

Aqui no Mundo Literário  tem a entrevista com a autora Alessandra Camargo  feita na 24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo.  O livro:  Casamento – Instituição Falida? foi cedido pela Editora para resenha.

Sinopse

O diferencial desta obra começa no fato de celebrar uma união entre a prosa e a poesia livre. Será que esta união dará certo?
São observações sobre a estrutura do casamento e sua importância na vida atual, o que remete a pergunta sobre ser ou não uma instituição falida, de uma forma bem humorada, com um texto simples, mas pontual. Capítulos curtos e de fácil leitura. Visa incentivar o leitor a conhecer seus próprios valores e se perguntar o quão objetivos eles são em seu comportamento social.
A primeira parte faz um breve passeio pelos processos de atração que podem levar ao casamento, como a paquera por exemplo, além de refletir sobre a influência dos contos de fadas no ideal romântico e a questão da união estável.
A segunda parte segue com observações sobre elementos que fazem parte do enlace desde o dia D; sem deixar escapar assuntos como sexo e fidelidade.

O livro é dividido em dua partes.

CASAMENTO – INSTITUIÇÃO FALIDA?

Gostei do livro, apesar de já praticar muitos itens mencionados, sempre é bom buscar mais conhecimento, pois ele nunca é demais.
O livro é bem curto, escrita bem clara e um pouco cansativo para mim. Pois acredito que o casamento é algo sagrado, mesmo não seguindo ao pé da letra a cartilha.
Encontrei pouco erro de grafia e em algumas paginas, as fontes eram diferentes. Acredito que os poemas fizeram a diferença, são suaves e gostosos de ler.

Paquera - Prelúdio ao Relacionamento

Paquera – Prelúdio ao Relacionamento

Falando do livro… Pra quem é novo de casamento é bastante interessante e para aqueles que já são casados há mais tempo, pode ser usado como um “livro de cabeceira”, caso queiram, relembrar ou analisar o que falta no seu casamento.
Estamos na era do descartável. As “pessoas da geração de hoje”, recebem de imediato e desistem com facilidade. Não cuidam, não preservam, não persistem, não lutam, não esperam… Querem tudo pra ontem, e quando o “objeto” perde a graça, descartam e trocam por outro. E de que forma isso reflete em nossa sociedade? Relacionamentos descartáveis.
Achei bacana que o livro fala do inicio quando se conhecem, a paixão louca, a tomada de decisão para o enlace e os detalhes para o grande dia, inclusive sobre sexo e a fidelidade do casal. Tudo regado por belos poemas.

cif6Casamento – Instituição Falida?
Por inúmeras vezes, confundi o amor com paixão, e o engraçado é que muitos continuam confundindo. No livro é mencionado esse fato e foi o que chamou minha atenção.
No relacionamento gostamos e desgostamos do outro varias vezes e dentro desse circulo, quando realmente queremos, aprendemos a superar as etapas da vida e caminhamos rumo a algo melhor.

Segunda parte

Segunda parte

Casamento tem a ver com parceria, amizade, companheirismo. Casamento tem a ver com um lugar para voltar ao final do dia, tem haver com termos um ombro amigo para dividirmos as dificuldades, tribulações de um dia intenso. É o encorajamento de ambos para enfrentar a diversidade, um colo para descansar, é ter alguém para dividir a alegria de uma conquista, pois os dois lutam por algo em comum.
Casamento tem a ver com a certeza de que existe alguém com quem podemos contar apesar de tudo e todos… a certeza de que, na pior das hipóteses e quaisquer que sejam as peças que a vida possa nos pregar, sempre teremos alguém ao lado.

Casamento – Instituição Falida?
É isso pessoal beijos e até a próxima!

Dados do livro

Autor: Alessandra Camargo
Data de publicação: Agosto de 2015
Número de páginas: 108
ISBN: 978-989-51-4666-6
Colecção: Compendium
Género: Ensaio

Onde você encontra o livro:

chiadomartinsfontes

Erica Lopes

Me chamo Erica, tenho um filho de 8 anos que esta descobrindo a leitura e estou amando, não sou fanática, mas gosto de boas leituras. Sou formada, 35 anos, casada. E agora, por conta da minha prima-cunhada e também blogueira, comecei a resenhar, espero que dê certo.

43 Comentários em “Resenha – Casamento – Instituição Falida? – Alessandra Camargo

  • Alessandra Camargo
    7 meses ago

    Adorei!
    É uma alegria ler esta resenha sobre o livro que escrevi. Sei que normalmente os blogs não fazem resenhas sobre livros de não ficção e esse é só mais um fator que aumenta minha gratidão e por isso agradeço a Márcia Lopes por abrir esta porta, a você por aceitar o desafio e cumpri-lo bem e a todos que ofereceram-me um pouco do seu tempo e ainda suas opiniões através dos comentários que me serão muito úteis.
    Obrigada!

    • Gosto muito de ler, tudo que leio tiro um pouco pra minha realidade, por mais que seja ficção.
      Nesse caso, muito do livro ja aplico na minha vida, acredito que para casais iniciante é uma boa leitura.
      Seus poemas são muito bons.
      Bjs

    • Ah fico feliz que tenha gostado Alessandra, eu que agradeço a atenção! Aguardando outros! rs
      Bjs

  • Acho bacana o livro falar mais sobre, não só o casamento, mas os relacionamentos em geral. Hoje em dia nossa geração não leva relacionamento tão a sério quando devia, infelizmente pois mesmo com a modernização dos relacionamentos, um compromisso sempre é algo que envolve mais. Adorei a diagramação e a premissa. Beijos!

  • olá Erika!

    Não conhecia o livro e nem a autora. E para ser sincera foi uma surpresa e gostei bastante. Ainda não sou casada, porém estou em um relacionamento de muitos anos, e por isso creio que a leitura seria muito prazerosa. Concordo plenamente com você, que a geração de hoje vive em relacionamentos descartáveis, é só surgir o primeiro obstaculo que “pulam fora”. e vão procurar outro.
    Amei a resenha e a diagramação do livro. Com certeza irei ler!

    beijos
    Bella Martins
    The House of Stories

  • Confesso que fiquei muito curiosa para ler essa obra e saber como acontece essa união entre prosa e poesia livre. Parece muito bom, já está na minha lista.

    Tatiana

  • Oi querida, como está?
    Achei a tua resenha muito interessante embora eu tenha que admitir que esse livro é algo que eu não esperava ver em um blog sendo resenhado. Não que seja desinteressante, mas como, de certa forma, é um livro de autoajuda, é algo inusitado.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

  • Olá, fiquei sabem saber o que dizer sobre esse livro, pois por experiência ainda não consigo ver o casamento com bons olhos, mas acho que para quem é casado e acredita nessa ideia, o livro deve trazer algo interessante. Bjs

  • Oie!
    Eu gostei muito da sua resenha. Sou casada tem pouco tempo e realmente casamento é uma coisa muito mais complicada do que se pode imaginar.
    Achei interessante nesse livro é que mesmo que você pratique tudo que ele fala é sempre bom ter um lembrete na cabeceira da sua cama.
    Beijos.

  • Oii!
    Não sou casada, e nem pretendo me casar tão cedo. Casamento é algo muito sério, e o que eu mais tenho visto por ai, é gente brincando de casar. Como você diz na resenha, a geração de hoje é muito imediatista, se não der certo nem tenta de novo. Gostei do livro.
    Beijos

  • Olá!!!
    Não conhecia o livro e apesar de ser auto ajuda e não ser meu gênero favorito até que fiquei um tiquinho curiosa com relação a ele,pelo menos nas partes em que vc mostrou em fotos..mas no momento deixarei passar a leitura..quem sabe ano que vem eu mude de ideia 😉

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/resenha-sua-espera-abbi-glines.html

  • Carolina Ramires
    10 meses ago

    Olá!
    Acredito que esse livro não é nenhum pouco para mim, porque não quero nem passar perto de casamento! hahaha Acho que essa união entre prosa e poesia para mim também não daria certo, já que não gosto nenhum pouco da segunda, acredito que ficaria uma leitura extremamente chata para mim. Então vou deixar essa dica de lado.
    Beijos.

  • Olá, Erika.
    Parabéns pela sua segunda resenha. A primeira foi um sucesso!
    Eu gostei que o livro trata o tema de uma forma leve e divertida e também gostei de haver poesias.
    É mesmo comum as pessoas confundirem o sentimento amor com paixão, que bom que o livro fala sobre a diferença entre os dois.
    Abraços.

  • Olá!
    Assim, pra ser bem sincera, eu dificilmente leria esse livro e se ler, não sei se ia gostar. Eu sou um tipo de pessoas que não gosta de planejar o futuro, então eu nunca pensei muito em me casar e eu sou noiva e amo meu noivo, mas me casar nunca foi um sonho, assim como ter filhos. Esse livro me parece uma alta ajuda, então eu já corro, consegui gostar apenas de dois livros assim na minha vida e todos tem alguma ligação, seja direta ou indireta, com a área que sou formada. Deixarei a dica passar, não vai para minha lista, até porque fiquei meio intrigada com essa coisa da fonte mudar ao longo das páginas.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

  • Posso ser sincero só um pouquinho? É quanto tema desnecessário sendo tratado,rs. Mas gostei de como foi trazido o tema casamento, apesar de acreditar que não precisamos de um manual para isso. Cada casamento, é um casamento. Basta ter compreensão ea mor para fazê-lo vingar.

  • Larissa - Srta. Bookaholic
    10 meses ago

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nao sou casada e não pretendo me casar tão cedo, logo não fiquei realmente animada com essa dica, sabe? Mas achei bacana alguns pontos que você abordou. E concordo sobre essa geração do descartável e sobre muitos confundirem amor com paixão.

    Beijos :*

  • Heloisa Reis
    10 meses ago

    Oi Erica, eu não conhecia esse livro, mas como sou psicóloga, já li vários sobre relacionamento de casal e familiar. A premissa parece ser bem interessante e sua resenha tocou em pontos importantes que chamaram minha atenção. Vou ficar de olho quando encontrar com ele uma livraria! Abraços

  • Oii!
    Olha, esse é um livro que teoricamente não ia me atrair – não gosto muito de livros que não sejam de ficção. Mas admito que achei toda essa diagramação e poemas muito fofos e fiquei bem curiosa pra conferir. Além disso, pela temática ser casamento, é bem possível que encontremos várias dicas de relacionamentos que podem ser interessantes e nos façam repensar algumas coisas, né? 🙂
    Beijos!

    http://www.beyondbluedoors.com

  • Olá!
    Eu com certeza passaria reto por esse livro, autoajuda realmente não é algo que me atrai (mas acho muito legal quando esses livros trazem impactos positivos pras vidas das pessoas). Apesar disso, achei muito interessante a parte das poesias, é algo que eu pararia para ler com certeza. Gostei de resenha!
    Beijos,

    Luana

  • Gostei muito da sua resenha, com ela eu leria o livro. Não leria só pela sinopse pois achei fraca.

    Não é um livro me chame a atenção, e talvez não me prenda, mas valeria a leitura.

    Boutique de Clichês

  • tamara padilha
    10 meses ago

    oie, adorei a premissa do livro e tudo que ele fala sobre o casamento em uma era de traições que estamos, acho que é importante para todos lerem e achei bem bacana a inserção desses poemas. no meio do livro, certamente eles trazem bastante reflexão.

  • ANELISE BESON DE ALMEIDA
    10 meses ago

    Oi!

    Nossa, que livro interessante. Eu acho que nunca li nada do tipo e pelo que vi, compactuo com muitas das opiniões contidas no livro. Fiquei totalmente tendada a lê-lo, tenho quase certezza de que será uma leitura enriquecedora. Adorei a dica, anotada!

    beijos!

  • Oiii!
    MEU DEUS! Esse livro é perfeito para mim!
    Preciso lê-lo!

    Beijinhos.
    Blog Dentro das Páginas

  • Oi Erica
    Gostei da sua resenha.
    Parece ser um livro interessante e diferente
    Um assunto tao vasto não é fácil de sintetizar, ne?
    Fiquei bem curiosa. Vou procurar por aqui
    Bjks mil

    http://www.maeliteratura.com

  • Heey, tudo bem? Eu não conhecia o livro e particularmente não leria, pois não me interesso nada pelo assunto. Mas adorei sua resenha e as fotos que selecionou!! Fico feliz que tenha feito uma boa leitura.
    Beijos!

  • Olá!! 🙂

    Eu não conhecia este livro mas também não pretendo ler… 🙂 ahah A verdade e que o tema não e muito para mim.. O casamento esta para longe ahahahahah

    Enfim, a diagramação parece ótima! 🙂 E acho ótima a ideia, especialmente para os que estão casados ou em crise de matrimónio..! 🙂 hehe

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Olá!
    Não conhecia o livro, mas esse é o tipo de livro que não gosto de ler. Acho que por não viver a experiência proposta, não saberei aproveitar a leitura, sabe? Também não gostei de saber que o livro foi cansativo para ti. Mas, a mensagem passada parece ser muito legal e proveitosa. Pelo que vejo nos casais, o livro retrata bem o casamento.
    Parabéns pela resenha, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

  • Olá, eu ainda não conhecia o livro mas não me interessei por ele. Eu sou casada e acredito que o livro traga algumas dicas sim, mas não gostei muito da abordagem e da linguagem, para falar sobre casamento eu prefiro aqueles livros com sarcasmo e piada. MAs se for para dicas mesmo e ajuda aos casais, prefiro algo mais direto e não com essa linguagem. Mas enfim, parece ser um bom livro mas para um público determinado.

  • Menina… Correndo comprar o meu. Jah fui casada e, realmente, muitas vezes esquecemos de olhar para o lado e saber quem está ali te acompanhando em todas as fases da sua vida… Infelizmente, em algumas ocasiões, olhamos apenas para o “EU” e esquecemos da palavrinha “nós”. Agora vou entrar novamente nesse status de “casada” e, diferente do outro relacionamento, estou olhando mais o “nós” até na escolha dos móveis o que não for bem para ele e eu, não compramos… é diferente sabe… Amei a sua resenha! @#@

  • Arrasou!!! Adorei a sinopse do livro! Quero ler ☺️

  • Oie Erica … Que tema bacana! Gostei da resenha. Um livro super importante para as noivinhas de plantão … Aliás acho que todas deveriam ler. Parabéns pela resenha. Beijos

  • Memórias da cat
    10 meses ago

    Ola.

    Acho que meu comentário vai ser um pouco o oposto da sua visão sobre esse livro porque para mim ele é um livro de auto ajuda e acho que auto ajuda não ajuda ninguém. Sou um pouco radical quanto a isso porwue sou chata mesmo kkkk vou deixar a dica passar

  • Oi, Erica. Tudo bem?
    Curti sua resenha, mas não sei se leria o livro.
    Acho que o tema é interessante e tudo o mais e acredito que tudo o que nos ajude a sermos melhores e mais felizes em nossas relações, sejam elas quais forem, deve ter um espaço na nossa vida.
    Mas eu tenho uma visão um pouco diferente do casamento.
    Eu sou amor, sou paixão, sou intensa. E apesar de achar que devemos lutar por aquilo que amamos, acredito que não devemos lutar quando a relação já se esgotou. Tenho a impressão de que muitas vezes essa luta acontece apenas por comodismo e não por amor. E para mim, é aí que está o erro.
    Melhor descartar algo que já não existe mais, do que consertar algo que já é frágil demais.
    Mas claro, essa é só a minha opinião 🙂
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

  • Olá,
    O título do livro me chamou bastante a atenção, pois me faço essa pergunta constantemente ultimamente, com 14 anos de casada, começo a repensar muitas coisas rsrsrs.
    Mas o fato de ser em poesia me desanimou. Embora tenha achado bem bacana pelas fotos, não é o tipo que me prende.
    Beijos
    http://www.estilogisele.com.br

  • Nossa, só 108 páginas. Bem curtinho para um tema complexo,mas acredito que na medida, pois como vc disse , casamento é algo sagrado e nem tudo que funciona para um casal vai funcionar para outro. Não sou casada,as acho que daria esse livro de presente como inspiração para casais, até mesmo para os meus pais.

  • Renata Mendes
    10 meses ago

    Adorei! Eu amo poesias e estou noiva haja, me interessei! A resenha ficou ótima amore,poucos livros me chamam a atenção.
    Bjs

  • É um tema interessante e nunca desgastado em função das pessoas seguirem casando e acreditando que será eterno. Eu não leria porque já casei e me divorciei, credito que a autora tenha pesquisado e depositado sua opinião pessoal no desenvolvimento do assunto.
    Beijos

  • Vitória Luiza
    10 meses ago

    Arrasou Erica! Sabia que eu ia gostar de acompanhar as suas resenhas!
    É desse livro que preciso, pretendo me casar breve, acredito que esse livro será muito útil pra mim.

  • Muito interesse esse livro… Sou casada a pouco tempo me deu vontade de ler o livro … Pra mim casamento também é uma coisa sagrada.

  • Morgana Brunner
    10 meses ago

    Erica que livro mais amorzinho é esse? Percebi que traz grande ensinamentos e adoraria mesmo ler, parabens pela resenha.
    Abraços

  • Owm eu amei essa obra, adoraria ler a apreciar cada página dela. Além de belíssima, traz reflexões bem profundas. O que é o casamento e o que o faz durar? Amei a sua dica, parabéns!

  • O título do livro é interessante, acho que abordar o casamento em um livro sempre trás uma boa discussão. Vou procurar a leitura acredito que vai me acrescentar muito.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

  • Olá
    Eu não conhecia esse título, e apesar de não ler o gênero com frequencia, alguns elementos citados em seus comentários chamaram a minha atenção. Acredito que por falar em casamento já chama a atenção de um público específico, e no caso eu achei bem legal por conta das mensagens, que com certeza são bem reflexivas e importantes nas situações.
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: