PUBLICIDADE

Coluna “Meu Mundo Literário” – Maria Ferreira

Olá pessoal o “Mundo Literário” de hoje é de uma pessoa muito querida e uma das pessoas mais inteligente que tive o prazer de conhecer e foi aqui pela internet.

Maria Ferreira, blogueira, 20 anos, estudante de Letras com habilitação em espanhol na Universidade Federal de São Paulo.

Nasceu na Bahia mas é apaixonada pelo Rio de Janeiro, mora atualmente em Guarulhos – SP por conta dos estudos.
Maria não se vê longe dos livros, da literatura em geral, acredita estar no caminho certo quando escolheu o curso.
No momento está afastada do seu blog Minhas Impressões
Deixando essa frase de saudade até que tudo se ajeite em sua vida:

“São tempos difíceis para o sonhadores” 

Agora vamos conhecer um pouco de como se deu sua entrada no mundo dos livros.

Olá, meu nome é Maria Ferreira, tenho vinte anos, dos quais, doze tenho sido leitora assídua.
Meu interesse pelos livros começou na segunda série do primário, lá pelos idos de 2004, com meus recém-adquiridos oito anos de idade e na mesma época comecei a estudar também em uma ONG, durante a tarde. Em ambos os lugares, havia uma biblioteca. Na biblioteca da escola, os alunos só podiam ir acompanhados dos professores, mas na biblioteca da ONG, os alunos tinham livre e fácil acesso, de modo que me tornei leitora constante dos livros lá presentes. Foi lá que  inúmeras vezes li os gibis da Turma da Mônica e todos os livros fisicamente atraentes que aparecesse pela frente.

Com o passar dos anos, meu gosto literário foi ficando mais seletivo, não lia mais livros pelas ilustrações, mas pela sinopse. Foi assim que li “O mundo de Sofia”, do Jostein Gaarder, acho que meu primeiro calhamaço. Claro que não entendi tudo completamente numa primeira leitura, mas numa segunda as coisas fizeram mais sentido. Acredito que a cada nova leitura de um mesmo livro, sempre a algo novo para ser aprendido.
Na ONG, a biblioteca era o lugar onde eu mais gostava de ficar e frequentemente me citavam como a aluna que mais emprestava livros de lá. Até então, meu contato com os livros era através da biblioteca, mas começou a surgir em mim o desejo de ter meus próprios. Foi nessa época que, aos dezesseis anos, comecei a trabalhar no meu primeiro emprego e pude desfrutar da sensação maravilhosa que era comprar livros.

No ano seguinte, surgiu a ideia de criar um blog literário para escrever resenhas dos livros que lia e trocar impressões com outros leitores. O blog me proporcionou experiências diversas, a maioria positivas, felizmente. Aos poucos, fui entrando cada vez mais em contato com a literatura nacional. Conhecer nossos autores e constatar que são tão talentosos quanto os autores estrangeiros, me causa um sentimento de orgulho muito grande.

Ainda continuo  sendo a louca da biblioteca, pois é para onde recorro para ler os livros que não posso adquirir, mas também já conto com um acervo particular que passa de cem títulos. É um número modesto, mas que só tende a aumentar no decorrer dos anos.
Me considero uma leitora bem eclética, de modo que leio de tudo. Mas ultimamente, os gêneros mais presentes em minhas leituras são ficção científica, dramas e romances.

O Mundo de Sofia (Sofies verden em norueguês) é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 50 línguas, teve sua primeira edição em português em 1995, que atualmente encontra-se em sua 70ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 3 milhões de cópias.

O livro funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma minissérie na Austrália.

Sinopse:

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.

Autor

Jostein Gaarder (Oslo, 8 de agosto de 1952) é um escritor e professor de filosofia norueguês, filho de um casal de professores, e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias.

Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.

O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 40 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, se dedicar integralmente à produção literária.
Fonte: Wikipédia

Por hoje é só pessoal espero que tenham curtido.
E você como começou e como é seu mundo literário?

Para participar da coluna, envie um e-mail para contato@mundoliterando.com.br ou acesse o formulário de Contato do blog, com o assunto participar da coluna: “Meu Mundo Literário”

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

8 Comentários em “Coluna “Meu Mundo Literário” – Maria Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: