PUBLICIDADE

Coluna “Meu Mundo Literário” Marcia Lopes

Posso definir o início do meu mundo literário em várias etapas e só agora começando esse ensaio, que me dei conta que nunca li contos de fadas, me veio muitas lembranças e acabei fazendo uma viagem no tempo, mais ou menos trinta e sete anos de volta ao passado. Mas não quero me estender muito.
Nas férias de final de ano nós costumávamos viajar para casa da minha vó materna no interior do Paraná, eu sou a neta mais velha e naquela época a única que sabia ler, ainda não dominava a leitura, mesmo assim servi de leitora e escrevedora de cartas da família e assim conheci a literatura de cordel e muitas vezes lia o mesmo conto mais de uma vez, “Lampião e Maria Bonita” meu tio Zé sabia de cor e às vezes ousava me corrigir quando lia errado.

No entanto foi na quarta série do primário que fiquei deslumbrada, perdidamente apaixonada pelo livro, ora até então eu nunca tinha lido um livro e também nunca tinha lido nada para uma menina da minha idade, me encantei por “O Caso da Borboleta Atiria”, mas só fui ler esse livro muitos anos depois… Marilene era o nome dela, minha professora da quarta série, tentando lembrar sua fisionomia me vem à cabeça “Elvira Rainha das Trevas” o mesmo penteado e cílios longos, quando ela lia as cenas de Atiria , ela piscava os cílios e eu imaginava a borboleta igualzinho a ela, todos os dias ela lia um capítulo do livro, eu acho que eu era a única a apreciar esses momentos, pois não me lembro de nenhum coleguinha dessa época. Com o tempo adquiri um bom número da Coleção Vaga lume.

Foi na adolescência que começou minha predileção por romances, quanto mais água com açúcar melhor. No meu bairro tinha uma única banca de revista e vendia mais livros usados que edição inédita, na verdade era uma banca de jornal e um dia fui comprar um jornal para alguém e me deparei com aquela caixa cheia de livros e passei a ler as sinopses, fiquei louca e trouxe vários livros com o troco, fato inesquecível, pois levei uma bela de uma surra e com a promessa de nunca mais fazer isso, minha mãe me deixou ficar com os livros. Ah, Sabrina, Bianca e Julia!

Outro fator importante na minha vida são os filmes, eu me apaixonei pela Scarlett O’Hara interpretada por Vivien Leigh no cinema, no filme “E o vento levou” li esse livro bem mais de uma vez e ainda é meu romance favorito. Eu o comprei pelo Círculo do livro (um clube para sócios leitores) por minha idade eu não podia ser sócia, Mas… existem almas caridosas. rs

Mais tarde já trabalhando e conhecendo outros leitores, aprendi a comprar e ler livros mais densos, me apaixonei por filosofia cheguei até prestar vestibular, mas não deu certo, quem sabe ainda faço.
Hoje passeio por várias estantes, porém, amo terror, Thriller psicológico e similar… O blog veio agora quase na meia idade, porque por mais que você conheça pessoas que leem  ainda é um caminho solitário esse do leitor e o blog funciona como terapia além de me proporcionar contatos com pessoas incríveis.

E não consigo dividir meu tempo de trabalho com leituras e postagens no blog, não sou nada disciplinada, faço e penso mil coisas ao mesmo tempo, parece cansativo, mas me cansa mais a rotina e a obrigação.
Bom pessoal é mais ou menos isso, na verdade se fosse contar sobre tudo como livros que não leria mais, livros que contam uma determinada situação na vida e etc. Daria um livro. rs

Para participar da coluna, envie um e-mail para contato@mundoliterando.com.br ou acesse o formulário de Contato do blog, com o assunto participar da coluna: “Meu Mundo Literário”

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

6 Comentários em “Coluna “Meu Mundo Literário” Marcia Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: