PUBLICIDADE

[Selo] Direitos autorais

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Todavia, a lei 9.610 é voltada para a proteção de obras comerciais. Segundo essa lei seria possível copias “pequenos trechos”, o que é inadmissível em um trabalho acadêmico. Para fins de trabalho acadêmico é mais adequado seguir-se as normas da ABNT, que não admitem exceções para textos copiados.( Wikipédia)

Recentemente uma colega de Blog teve uma de suas resenhas copiadas e a autora do plágio teve a ousadia de dizer que não copiou e sim que se inspirou na resenha dela! O Blog da plagiadora tem impacto , muitos seguidores e parcerias e aí fica a pergunta será que foi ela mesmo que escreveu? Ou copiou? O plágio termina mesmo que ninguém venha a saber que é, mas você sabe que é incompetente e pior desonesto consigo mesmo e com o próximo.

Poxa! A pessoa teve trabalho para escrever, fotografar,compor e etc.

Eu uso muitas imagens na Fan Page e procuro sempre colocar pelo menos a fonte, por que o autor que originou as vezes fica quase impossível.

Aproveitando esse poust gostaria de deixar registrado que se alguma imagem que estiver postada aqui for sua e não quiser que esteja entre em contato comigo por e-mail que retiro imediatamente.

Licença Creative Commons
Este obra  por Marcia Lopes é licenciada sob  Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. Baseado no trabalho em mundoliterando.blogspot.com.br

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

8 Comentários em “[Selo] Direitos autorais

  • Eu me preocupo muito até com as imagens postadas, porque nunca vou saber se ela está ou não protegida. Estou até aprendendo a fazer arte gráfica para criar as minhas próprias imagens.
    Parabéns pelo post!

    • Ah Leo! Eu penso que se vc der o nome do autor da imagem ou da matéria, serve até como divulgação para o próprio, afinal está na net, está na página do povo! rs
      Se ele não quiser, ele que deixe uma nota, aí a gente respeita!
      Obrigada e bjs

  • Eu acho o seguinte: Se a pessoa se "inspirou" na resenha alheia, então ela não leu o livro. Não tem como você se inspirar para criar uma resenha. A resenha tem que ser feita da sua opinião e não mera inspiração. Nesse caso com certeza é plágio e independente da pessoa ser "famosa", tem que denunciar, mas não apenas para o blogger, google, mas também para as editoras, pois não é certo.

    Beijos

  • Super apoiado Márcia, nossa é mega difícil escrever uma resenha sem "destruir" a obra ou mesmo o contrário disso, e vir alguém e simplesmente copiar é uma sacanagem.
    Gostei do selo!
    Parabéns.

    Ju

  • Legal o selo! Esse assunto é sempre polêmico na internet, afinal, quando você utiliza a internet já está ciente de que tudo que você inserir nela pode acabar sendo copiado (fotos, textos, imagens no geral). Tanto que para se preservar integralmente a melhor maneira é nem fazer parte dela, não estar em redes sociais, enfim, em lugar nenhum, hehehe. Eu penso que tem pessoas que copiam e não é por maldade… muitos não sabem usar direito a internet, tem certas dificuldades… eu mesma fui aprender sobre direitos autorais depois de algum tempo tendo um blog… tanto que meu primeiro blog era com frases que eu me identificava, "colhidas" em sites aleatórios… não ganhava nada com isso, apenas queria um canto onde pudesse deixar registradas essas frases… antigamente eu tinha tudo anotado em um caderno, como acabei o perdendo veio a ideia do blog. No fim, fui lendo e aprendendo sobre originalidade, sobre não copiar, sobre o trabalho que um escritor tem e a decepção ao ver seu texto correndo solto sem os devidos créditos, ou até mesmo com modificações grotescas, enfim… a gente vai aprendendo sobre plágio e tudo mais. Realmente é horrível tu fazer uma postagem, se dedicar horas a ela e vir alguém e simplesmente copiar e colar em um outro blog, como se o teu trabalho fosse dessa pessoa… aí complica mesmo.

    Bom fim de semana, amiga… beijos!

    • Oi Nanda, concordo muita gente não faz por mal , eu mesmo aprendi por conta do blog. Mas esse post eu escrevi na época que aconteceu com a Vanessa do Nessa News, fiquei indignada por ela!
      Bjs e boa semana pra ti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: