PUBLICIDADE

Divulgação Cultural – Começa em Mar – Vanessa Maranha


‘Começa em Mar’, de Vanessa Maranha, navega pela história de quatro protagonistas e investiga insanidade, logo resenha para vocês!

 

Vanessa Maranha acreditava que sua “praia literária” era o conto, por ter sido premiada nessa categoria, mas acabou descobrindo a aptidão no “mergulho”, no romance. Desde então, pegou o mar guardado em seu nome e mergulhou em dois livros: Contagem Regressiva (Selo Off Flip, 2014), romance de estreia finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2015; e Começa em Mar, sua mais nova obra, que recebeu menção honrosa no Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016.

Se Contagem Regressiva é sob a perspectiva masculina, contando respectivamente a velhice, juventude e infância de João, Começa em Mar navega pela história de quatro mulheres: Alice, Jordana, Hortênsia e Marta. Por meio de personagens como uma mulher-peixe, um marido-não-marido, um pai que cabe no bolso e uma mãe que virou brisa, Vanessa questiona o que é a loucura e destrincha temas femininos. “Porque a mulher não é compreensível em linha reta”, afirma em entrevista ao Aliás. Não é à toa que suas personagens “têm fases, marés, vazantes, ondas e tsunamis”.

Dona de um hotel numa ilha constantemente ameaçada de ser tragada pelo mar, Alice vai atrás de suas origens ibéricas, herdadas dos pais imigrantes, e os vê diminuindo e suavizando conforme embarca em sua nova jornada. “Fiz a reconstrução do Édipo naturalmente. A criança vive um romance familiar e, na adolescência, busca uma singularização. Os pais vão tomando outra dimensão para ela conseguir se construir como ser humano.”

Começa em Mar é o segundo romance da autora e recebeu Menção Honrosa do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016

Vanessa Maranha é autora com prêmios, finalismos e participações na bagagem. Participou de várias antologias de contos, entre elas +30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Record, 2007), organizada por Luiz Ruffato. Em 2001, foi finalista ao Prêmio Guimarães Rosa da Radio France Internationale; em 2004, venceu seleção de contos da Universidade Federal de São João Del-Rei (MG).

Foi selecionada para as oficinas literárias da FLIP em 2010 (Jornalismo Literário), 2012 (Crítica Literária) e 2016 (Shakespeare; promovida pelo British Council). Em 2012, venceu o Prêmio Off Flip, no ano seguinte, o Prêmio UFES de Literatura (Universidade Federal do Espírito Santo) com o livro de contos Quando não somos mais (EDUFES, 2014) e também o Prêmio Barueri de Literatura 2013/2014 com Oitocentos e sete dias (Multifoco, 2012). Foi finalista ao Prêmio São Paulo de Literatura 2015 com o seu romance de estreia Contagem regressiva (Selo Off Flip, 2014). Em 2016, lançou o livro de contos Pássara, pela Editora Patuá. Começa em Mar é o segundo romance da autora e recebeu Menção Honrosa do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016.

“Um livro sobre amores, sob uma ótica que mistura expressionismo a realismo fantástico, gradualmente deformando os personagens, transmudando-os conforme as suas experiências.’

Dica: Se você curte ler  e aproveitar descontos não deixe de visitar  o site CupomValido tem muitas promoções e cupons de desconto em livros (e outros produtos) — e o melhor, todas as suas promoções e cupons distribuídas no site são gratuitos! Então é só você clicar no link e procurar no site o que deseja, tem muito descontos bacanas  😆

➡ CupomValido

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

13 Comentários em “Divulgação Cultural – Começa em Mar – Vanessa Maranha

  • Oie
    muito legal a divulgação, não conhecia o livro mas tem um enredo atraente e diferente, vou anotar a dica para quem sabe ler

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • hmmm interessante, mas infelizmente a premissa não chamou a minha atenção, mas gostei muito de sua opinião.

  • Oi, Marcia!
    Não estava sabendo desse lançamento, mas sendo de contos e ainda falando de mar e todas essas vertentes ainda com temas femininos, parece ser uma leitura interessante. Não me chamou a atenção agora para lê-la de fato, mas quem sabe procure mais opiniões sobre ele depois? A capa é bem bonita também. Sucesso à autora!
    Beijos!

  • Ou Márcia, já vi este livro em uma outra postagem, e já estava interessada. Não sei quando vou ler, mas tenho interesse.
    Bjs Rose

  • Olá 🙂
    Ainda não conhecia a autora e nenhum trabalho dela, mas achei bem legal já de cara.
    Não posso deixar de dizer que amei a capa ♥ Beijos!

    http://www.aventurasliterarias.com.br

  • Oi, tudo bem? Que coisa boa ler o livro de uma autora tão premiada. A proposta do livro é bem instigante, uma visão masculina…A capa é bem bonita.
    beijos!

  • Andrea Morais
    3 meses ago

    Oiê!
    Ainda não conhecia autora e obra, mas preciso admitir que a capa desse livro e o título são bem instigantes!
    Espero que ela tenha muito sucesso com esse lançamento!! =D

  • Olá,
    Desconhecia o livro e a autora!
    Amei a premissa da obra e estou curiosa para saber mais sobre essa aventura de Alice por suas origens.
    A autora realmente tem uma bagagem muito grande de prêmios, estou bem curiosa para conhecer sua escrita e tenho que dizer que achei essa capa maravilhosa.

    LEITURA DESCONTROLADA

  • Morgana Brunner
    3 meses ago

    Oiii Marcia tudo bem?
    Que divulgação maravilhosa menina, eu realmente espero que faça muito sucesso, além disso, o livro parece ser incrível e bem encantador, desejo muito sucesso a autora e espero que tu possas comparecer e depois contar tudo para nós,
    Beijinhos

  • Morgana Brunner
    3 meses ago

    Oiii Marica tudo bem?
    Que divulgação maravilhosa menina, eu realmente espero que faça muito sucesso, além disso, o livro parece ser incrível e bem encantador, desejo muito sucesso a autora e espero que tu possas comparecer e depois contar tudo para nós,
    Beijinhos

  • Olá!
    Gostei muito da premissa da obra e achei a capa, de certo modo, convidativa. Nos convida a um mergulho na história. Fiquei interessada, vou procurar saber mais.
    Pena que não tenho como ir ao lançamento, mas desejo sucesso à autora.
    Beijos.

  • Neyla Suzart
    3 meses ago

    Oi Márcia!
    Não conhecia o livro e achei a proposta bem interessante. Eu adoro livros de contos, principalmente por serem curtos e, geralmente, muito ágeis. A leitura acaba fluindo bem mais rápido.
    E a capa é muito fofa, adorei!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga - me