PUBLICIDADE

Escritor escreve livro infantil sobre criança transgênero

O Espelho de João –  Ramon de Souza


Olá pessoal!

Hoje o post é divulgação do livro  O Espelho de João, que tive o privilégio de ler ainda que em PDF pois o lançamento do livro está previsto para abril.

Devo dizer que estava meio enferrujada com literatura infantil, porém tentei ler com olhos de mãe e educadora e gostei muito.

Trata-se de uma história simples que serve mais como introdução e que poderia ser até o primeiro de uma série usando João (o protagonista) para diversas situações.

João nessa pequena história não consegue se ver como menino, para ele  não existe não se aceitar como tal é apenas uma criança que não entende porque é diferente dos outros meninos, é o que ele sente e não vê mal nenhum nisso, como de fato não há, mas aí ele se depara com as atitudes de adultos e crianças  vestidos de  conceitos pré adquiridos na sua própria educação e aprovados pela sociedade tanto cultural quanto religiosa. Ele precisa encontrar apoio nas pessoas que mais confia.

Em “O Espelho de João”, o protagonista se enxerga como uma menina ao se olhar no espelho e precisa
de ajuda para entender a sua identidade

Nota:  — A transexualidade é um assunto que, por conta do tradicionalismo do brasileiro e receio de muitos pais, ainda não é amplamente discutido com crianças e adolescentes. Pensando nisso, o escritor e jornalista itaquaquecetubense Ramon de Souza, autor dos livros
Rato Urbano” (2011) e “Meus preciosos contos tristes” (2017), acaba de divulgar seu mais novo projeto, um livro infantil que conta a história de uma criança transgênero.
Batizada de “O Espelho de João”, a obra possui apenas
vinte páginas e é recheada de ilustrações de domínio público para prender a atenção dos baixinhos. A história narra o cotidiano conturbado de João, um garoto que não sabe o que fazer após perceber que, ao se ver no espelho, ele enxerga a si mesmo em uma versão
feminina. O personagem enfrenta dificuldades sociais e represálias de amigos até encontrar o aliado que finalmente o ajudará a entender e aceitar sua identidade de gênero.
“Por mais que o livro pareça excessivamente polêmico,
acredito que é muito importante incluir a transexualidade na literatura infantil. Falar sobre gênero com crianças, diferente do que muitos pensam, não tem nada a ver com sexualizá-las. Quanto mais cedo o indivíduo aprender que o transgênero é algo comum e
natural, maiores são as chances dele se tornar um adulto que respeite as diferenças e contribua para uma sociedade mais igualitária”, afirma o autor.
O Espelho de João”será lançado no início de abril,
mês em que é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). Para divulgar o título — cuja primeira edição será impressa de forma 100% independente –, o autor já está disponibilizando-o na pré-venda por
R$ 10 através de sua página oficial no Facebook e pela plataforma Kickante. “Não é uma campanha de financiamento coletivo. A pré-venda através do Kickante permite ter uma ideia melhor sobre o tamanho do público que o livro terá e imprimir uma tiragem equivalente
à demanda”, ressalta.

Os interessados em adquirir “O Espelho de João” podem contatar:

➡ Ramon de Souza no Facebook

➡   Página da obra no Kickante.

Sobre o autor:

Ramon de Souza tem 22 anos e é autor de dois livros publicados pela Editora Multifoco: “Rato Urbano” (2011) e “Meus preciosos contos tristes (2017). Também já participou de seis antologias literárias ao longo de sua carreira. Jornalista premiado internacionalmente,
acredita que a literatura pode e deve sofrer transformações com o passar do tempo, ganhando uma linguagem mais acessível e abordando temas contemporâneos. Sua marca registrada é a escrita informal, sem firulas, reflexo de sua personalidade caótica e boêmia.

E aí   que vocês sobre isso?

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

5 Comentários em “Escritor escreve livro infantil sobre criança transgênero

  • Oiii tudo bem?

    Nossa achei o tema bem interessante e relevante para os dias de hoje, e a visão infantil ajuda a tornar tudo numa forma mais simples e até mesmo fofa, pois a identidade de gênero começa ainda na infância.
    Adorei a dica. Bjus Rafa

  • Olá Márcia,
    Gosto muito de livros infantis e já me senti tocada por esse. É engraçado ver como os estereótipos que nós trazemos podem influenciar uma criança.
    Fiquei curiosa para saber o que acontece com João.
    Dica anotada.
    beijos

  • Oi, tudo bom?
    A temática é bem interessante e bem chamativa. Mal posso esperar pelo lançamento agora em abril, espero que seja um sucesso. Adorei a sua resenha. Acho que esse livro deveria ser lido nas escolas, porque ainda estão em formação e tudo o mais. Achei bem interessante. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br

  • Lari Escuer
    4 semanas ago

    Olá!
    Achei muito interessante um autor falar de um assunto tão polêmico assim, e em um livro voltado a um público mais infantil. Não é meu gênero literário favorito mas quero muito saber como o autor abordou o tema, que sim, deve ser explorado desde a infância para um convívio melhor na sociedade.
    Beijos e muito sucesso!
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

  • Crislane Barbosa
    1 mês ago

    Oi, Márcia!
    A temática é extremamente importante e com certeza ficarei de olho nesse livro.
    Pais e mães devem ter esse livro na cabeceira da cama. As crianças deve ser ensinadas desde cedo para que futuramente não acreditem que ser transexualidade os faz melhor ou pior que alguém.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: