PUBLICIDADE

Leo Vieira: Estudo

Estudo

Estudar é escrever. Estudar não é decorar. Se você decora, você não aprende. Você vai esquecer depois. Agora, se você aprender, você não esquecerá mais e levará o assunto pra sempre.

Pra aprender, você precisa escrever o que está lendo. Você está lendo agora este texto, você pode até copiar e colar o assunto no bloco de notas ou em algum arquivo do Word, porém não irá aprender. Se quiser aprender, pegue um papel e tome nota escrevendo. Deste jeito o seu cérebro estará armazenando e processando.

Para levantar um bom assunto para um livro ou para um texto no blog, reúna primeiro o conteúdo, garimpando de forma virtual ou na sua estante mesmo. Daí você vai selecionando as partes importantes do que leu. Isso é como numa cozinha, onde selecionamos os legumes, descascamos e retiramos as partes boas, descartando as ruins. Desta mesma forma que fazemos na preparação de um estudo.

Ao selecionar as partes boas, tome nota, procurando extrair e armazenar a informação. A partir daí você estará pronto para expor o assunto tanto em um trabalho de faculdade, como em um texto para livro ou blog. Pratique.

Visite o Antro Literário

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

14 Comentários em “Leo Vieira: Estudo

  • Olá
    são ótimas dicas para leitura pois muitas vezes ler não basta, é preciso manter a atenção e saber o que estamos lendo, quantas vezes acontece comigo de estar lendo algo e assim que termino nem lembro do que li. Adorei o post

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

  • Ana Paula Medeiros
    3 semanas ago

    Oi! Falou tudo! Como professora de português sempre procuro auxiliar os meus alunos a extrair suas próprias ideias de outros textos, e não fazer meros resumos ou, pior, fazendo cópias. De acordo com o linguista Mário Perini, a melhor forma de aprender a escrever bem é lendo, escrevendo, relendo, reescrevendo.

    • Obrigado pelo comentário, Ana Paula. Se possível, procure também os vídeos do saudoso professor Pierluigi Piazzi. São comentários maravilhosos sobre aprendizado.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Oi Leo,
    Adoro os seus textos sobre escrita e sobre dicas de escrita. Mais uma vez você arrasou no seu texto! Concordo plenamente com tudo o que você disse. Escrita é prática! Sempre rabiscamos e apagamos antes de sair algo.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

  • Oiie

    Eu aprendo melhor quando escrevo mesmo 🙂 Concordo com você quando diz que decorar não é aprender e como temos que ter todo um trabalho para selecionar os conteudos para algum trabalho.

    Nada deve ser feito levianamente. Gostei do texto.

    Beijos

  • Estudar é uma das coisas mais bacanas que existe, e cada um tem uma técnica para assimilar o conhecimento da melhor maneira. Escrever enquanto está lendo pode ajudar muita gente, mas pra mim não funciona, rs. Ótimo texto.

    Beijos, Gabi
    http://www.reinodaloucura.com

    • Oi, Gabriela. Não só o estudo como também o aprendizado. E na medida que você vai lendo outras coisas e assimilando tudo, é algo incrível. É por isso que infelizmente muita gente é manipulada por falta de informação.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Oi Leo tudo bem?
    Que demais essa sua postagem menino, gostei muito de saber a sua opinião e o estudo é realmente tudo, o mais importante para tudo.
    Beijinhos

    • Obrigado, Morgana. O estudo, assim como o trabalho, a alimentação, a higiene, etc, são essenciais na nossa vida.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Kamila Villarreal
    1 mês ago

    Olá!

    É importante a escrita não só por ser um aprendizado, mas também por nos fazer exercitar o cérebro. Ótimo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga - me