PUBLICIDADE

Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #1

Imaginação

Você se sente criativo? Se dispersa rápido nos pensamentos quando se lembra de algo ou ouve alguma palavra notável? Essas e outras coisas são características de quem vive transitando pelos mundinhos paralelos da criatividade. Isso é ótimo, desde que também se mantenha focado em seus demais projetos.

A criatividade é um item muito raro e precioso. Dom exercitado através de muita leitura praticada. A criatividade também pode lhe tornar destacado no mercado e lhe fazer um profissional de sucesso. Isso porque as pessoas criativas também são profissionalmente visionárias e sabem aonde podem ir e como irão chegar através de raciocínio e estratégia.

Para ser criativo, você precisa ler. Leia de tudo. Tudo mesmo! Bulas de remédio, jornal do mês passado, rótulos de shampoo, etc. Quando a gente lê, começa a associar palavras conhecidas e com elas, a aprender e empregá-las no momento certo. Quantas vezes já nos perdemos nos pensamentos quando lembramos de uma palavra conhecida? E isso pode ser muito útil na hora de criar um enredo para os nossos textos, sem contar com as habituais redações, entre outras coisas que exijam do nosso vocabulário.

Portanto, pense, crie, sonhe, faça acontecer. Seja criativo. Exercite esse mundinho fechado e ainda com pouca vida, chamado “Imaginação”.

A “Imaginação” está pouco habitada. Dê forma à ela. Crie um ambiente, ou muitos. Insira também alguns personagens! Crie e dê algumas características. Deixe-os livres para transitar e acompanhe o rumo de sua criação. Os personagens, enredos e outras características de seu universo interior estará fermentado através de sua leitura. Leia muito.

A Imaginação precisa ser cultivada. Faça visitas frequentes. Em filas de banco, trânsito lento, passeios entediantes, entre outras coisas chatas, seja produtivo e visite a Imaginação. Leia e pense no que leu. A sua Imaginação estará enriquecida e agradecerá sempre, através de sua arte no subconsciente.

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

21 Comentários em “Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #1

  • Oiii.
    Gostei bastante do seu concelho para ler mais e estimular a imaginação, a leitura é algo magico e viciante que todo mundo precisa experimentar.
    Adorei esse post, parabéns.

  • Oi Leo, ótimas dicas. Sou dessas que lê que tudo, mas sempre me perco em pensamentos e nunca coloco minhas ideias no papel. Queria começar a escrever, mas sempre surge outra coisa e tal. Vou exercitar mais esse meu lado. Bjs

    • Oi, Gleyse. Manter o foco é complicado mesmo, ainda mais quando nos desdobramos em uma série de coisas. Mas com o tempo você vai praticando aos poucos e a administração do tempo será um hábito.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Oi Leo, ótimas dicas. Sou dessas que lê que tudo, mas sempre me perco em pensamentos e nunca coloco minhas ideias no papel. Queria começar a escrever, mas sempre surge outra coisa e tal. Vou exercitar mais esse meu lado.Bjs

  • Oii Leo!!
    Só li verdades no seu post!! A melhor forma de você se desenvolver é através da leitura!!!
    Parabéns pelo texto, você mandou muito bem!

    beijos
    Livros & Tal

  • Parabéns pelo post!!!
    A leitura realmente abre muitas portas! Minha filha tem quase quatro anos e ama ouvir histórias, está ansiosa para aprender a ler!

    Bjs

    • Que maravilha, Roberta. Continue assim e compre pra ela muitos livros ilustrados pra que ela possa começar a identificar as histórias pelas imagens também.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • OOi!
    Adorei post!
    Olha, minha imaginação não é lá das melhores quando estou acordada, mas quando estou sonhando… Às vezes eu acordo e penso, “Como eu tive capacidade de sonhar isso?!. Acredito que seja por conta da leitura. haha espero que funcione melhor acordada também.
    Beijoso!

    • É nesse caminho mesmo, Catrine. A leitura nos dá uma perspectiva melhor de vida, que nos acompanhaaté no subconsciente.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Adorei o texto e me identifiquei em várias partes. Acho que sou uma pessoa criativa, porque além de ler tudo o que tiver palavras, eu viajo nelas. Procuro significado caso necessário, coloco no meio de conversa… Amo.

  • A leitura realmente desperta nossa imaginação e várias outras coisas boas, mas é ótimo saber que ela nos deixa mais criativos e ate mesmo inspirados.

    • É verdade, Danielly. A leitura é tão necessário quanto a alimentação. A humanidade precisa se conscientizar disso.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Morgana Brunner
    7 meses ago

    Oii Leo, como vai?
    Sempre adoro ver suas postagens aqui na blog e poder acompanhar suas opinião de ver o quanto é importante, a leitura traz um benefício e tanto, além de muita diversão!
    Beijinhos da Morgs!

  • Oi!
    Impossível discordar do seu texto, afinal a leitura é sim extremamente importante e nos beneficia de inúmeras maneiras. Admito que nunca a associei a criatividade de quem lê, mas achei o ponto muito interessante e é algo a se pensar.
    Beijos!

  • Oi Léo, concordo com o que você disse é sempre ressaltei a importância da leitura para meus filhos, mesmo não me atendo ao lado criativo ou a questão de escritor. No caso deles ressalto em termos de aprendizagem é linguagem mesmo.
    Bela postagem.
    Bjs

    • Leitura é uma coisa maravilhosa! Quanto mais cedo você aflorar isso em seus filhos, melhores resultados verá. O muno ganha outra ótica e percepção.
      Beijos,
      Leo Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: