PUBLICIDADE

Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #2

Criatividade Estimulada

Você está agora em um momento de ápice de construção de enredo e personagens, ainda naquele breve conflito de ações e rumo de construção e transição de um capítulo para o outro, quando de repente, tudo trava. Isso acontece…
Você tem estimulado a sua criatividade?
Saiba que a leitura ajuda nisso.

Quando lemos bastante, a criatividade começa a aflorar consideravelmente. A sinopse ganha enredo, o personagem ganha mais características e o rumo de tudo se define muito mais rápido e com riqueza de detalhes necessários.

Criatividade não significa escrever muito e sim escrever o necessário. Não pense que se estendendo em dezenas de páginas é sinal de que fará algo bom, porque você pode acabar se tornando cansativo e enfadonho, perdendo a obra e o leitor. Quando lemos bastante, aprendemos também a escrever o importante, sem rodeios.

A criatividade é estimulada com muita leitura e aprendizado. Quando lemos, aprendemos a construir opinião e definição. Isso é importante para a construção de suas ideias e a saber exatamente aonde você quer chegar com sua obra. Criando, você vai estender e definir todos os tópicos essenciais para a montagem de sua obra e torná-la objetiva e atraente a ponto de fazer seus leitores relerem e recomendarem. Isso é sonho para qualquer escritor. E é um sonho possível. Conquistado com leitura.
Quando a nossa criatividade está estimulada, sabemos o que realmente queremos e o que os nossos leitores também irão querer. Defina sempre um tempo considerável para as suas leituras técnicas e de lazer para que desenvolva o que realmente irá querer apresentar. E não julgue nenhuma literatura, mesmo que seja ruim. Elas também servem de lição para o que realmente podemos escrever.

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

11 Comentários em “Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #2

  • Realmente! Escrever muito não é escrever bem e eu particularmente fico entediada com looooongas descrições. Ler ajuda nisso também: identificar quando precisa ser mais sucinto e quando não, de forma a proporcionar os melhores momentos a quem lê

    bjs

  • Olá Leo,
    Adorei seu texto e acho que é exatamente isso mesmo a criatividade não quer dizer escrever muito, mas escrever o essencial e algo de qualidade.
    E também concordo que ela é estimulada com a leitura e aprendizado.
    Beijos ♥

    • Oi, Bruna. É desse jeito mesmo. Se as crianças tivessem esse estímulo desde cedo, se tornariam adolescentes sossegados e adultos menos problemáticos.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Olá!!

    Uau, que legal esse texto!!! Realmente temos que ler muito, pois é ai que mora o secreto de tudo. Não só para o escritor deve ler mais também para um blogueiro que faz resenhas de livro, pois e através da leitura que tem o conteúdo, mas não só isso, temos o enriquecimento de vocabulário, facilidade de transportar sua ideias para o blog e saber transmitir seu texto com clareza. Eu super adorei esse seu texto, parabéns.

    Beijos!

    • Obrigado, Karol. A criatividade nos dá uma ótica muito mais positiva e realista da vida. Aprendemos a enxergar possibilidades nas dificuldades, entre outras coisas. E a leitura ajuda muito nisso.
      Beijos,
      Leo Vieira

    • Olá!!

      Uau, que legal esse texto!!! Realmente temos que ler muito, pois é ai que mora o segredo de tudo. Não só o escritor deve ler muito, mas também um blogueiro que faz resenhas de livro, pois é através da leitura que tem o conteúdo, mas não só isso, temos o enriquecimento do vocabulário, facilidade de transportar ideias para o blog e saber transmitir um texto com clareza. Eu super adorei esse seu texto, parabéns.

      Beijos!

  • Tem blogueiro que sempre faz essa pergunta e quando eu respondo que a leitura ajuda muito, acham até que eu estou sendo ríspida. Não tem jeito! Tem que ler! O que acaba com o bloqueio criativo, é a leitura! Sei disso porque funciona comigo. Salvei o link aqui. Obrigada!

    • Oi, Eliziane. Quando o saudoso quadrinista Carl Barks (criador do Tio Patinhas, Patópolis e de vários personagens patos da Disney e autor das melhores histórias do Ducktales) foi questionado da criatividade para tantas histórias, ele simplesmente respondeu que gostava de ler mitologia celta, cultura inca, entre outros assuntos que acabavam rendendo bons temas para as suas histórias. Muitos estúdios de animação possuem grande acervo para consultas e pesquisas e o acesso é essencial para construir um bom roteiro.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Olá! Acredito que a criatividade não faz falta apenas em uma construção de um livro, mas na vida profissional de todas as áreas e também na vida pessoal em nosso dia a dia…. Realmente é mais importante escrever o necessário do que muito. Realmente precisamos estimular nossa criatividade. Beijos’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: