PUBLICIDADE

Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #3

Vocabulário Enriquecido

É comum em uma conversa faltar aquela palavrinha adequada para a expressão. Por isso algumas pessoas usam tanto gírias e até palavras sem sentido algum. Se você é daqueles que vive dizendo “coisa”, “parada”, “negócio”, entre outras palavras sem nexo, é melhor rever mais os seus conceitos. O português pronunciado corretamente lhe trará muitos benefícios.


A leitura, além de vários outros benefícios, também lhe enriquecerá o vocabulário. Quando a gente lê, aprende palavras mais adequadas para empregar no cotidiano. Já pensou você conversar com a pessoa que gosta e não saber tocar o rumo do assunto por falta de palavra correta? Ou então, pior ainda, quando usamos uma palavra que não tem nada a ver com a situação?! Isso acontece com todos, principalmente em um momento de grande atenção, como em um discurso, por exemplo. Talvez você nem tenha o texto pronto e é obrigado a discursar e agradecer sobre algo. Apresentação de trabalhos na faculdade, apresentação no trabalho, pregação em igreja e outras situações em que terá a atenção de mais de duas pessoas, enfim, qualquer coisa que fuja de uma conversa informal, você terá que usar bem do seu vocabulário. E somente com a leitura que você construirá isso.


Em um livro, palavras repetitivas cansam o leitor. Em um jornal também. O jornalista ou escritor tem que estar bem preparado para não fazer o leitor se perder no tédio ao acompanhar as palavras apresentadas na obra. Quanto mais rico e criativo o texto for, mais fácil será o percurso do leitor em sua viagem literária. A leitura ajuda a construir boa leitura para os que te acompanharem.


Apresente ideias novas e seja criativo. Cuidado para não ser enfadonho e usar coisas obsoletas. Linguagem rebuscada não é sinal de vocabulário rico. Seja modesto na escrita. Apresente um bom conteúdo, sem ter que obrigar o leitor a consultar um dicionário. Com muita leitura, você irá longe na comunicação.

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

14 Comentários em “Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #3

  • Oi Léo!
    Ótimas dicas, eu melhorei muito meu vocabulário e minha interpretação com a leitura, enriquece e muito. mais uma vez parabéns pelo texto, sucesso!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

  • Eu vivo batendo nesta tecla com meus filhos, que a leitura enriquece o vocabulário, ensinando palavras novas e ensinando como escrevê-las também. Mais uma ótima postagem.
    Bjs

  • É exatamente isso. Ler enriquece muito o vocabulário e se pararmos para analisar melhora até nossa escrita, com relação a gramática, se ficarmos atento ao uso de casa palavra no texto. Adorei o post, muito conveniente! Bjs

  • verdade, quando mais lemos mais palavras adicionamos’ em nosso dicionário mental…
    apesar de não me desfazer das gírias, claro que elas não são adequadas a todo ambiente e discurso…
    bjs…

    • Oi, Valéria. Tanto palavras rebuscadas quanto gírias são válidas em momentos oportunos mesmo.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Texto super bacana.
    Acredito que você deve ler pra enriquecer seu vocabulário, aprender coisas novas e se divertir.
    Falar difícil só pra mostrar que lê muito é super fora de moda.

  • Leo, que texto interessante! Parabéns!
    Sempre tenho esse cuidado na vida e principalmente no meu blog. As vezes achamos que uma palavra pode descrever melhor o que queremos dizer, quando na verdade uma simples alteração na construção da frase pode fazer um milagre.

    Att,
    C, José

    • Obrigado, José. Palavras bem empregadas são como ingredientes e temperos numa grande iguaria.
      Abraços,
      Leo Vieira

  • Cássia Pires
    9 meses ago

    Olá!
    Texto super interessante!
    Adorei as dicas. Que todos possamos por em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga - me