PUBLICIDADE

Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #4

Escrita

Que coisa boa ter o que escrever. As palavras são brinquedinhos mágicos que nos ajudam a transmitir pensamentos nobres que transformarão a vida de muitos amigos.

Já aconteceu de você “travar” enquanto tenta escolher as palavras corretas para descrever um ambiente? Isso acontece com todos, não é? Pois bem, isso é muito normal. Mas a leitura ajuda a facilitar o processo de escrita.

Talvez você pode até achar que isso não seja importante, mas veja bem; ultimamente as empresas têm dado muita importância na avaliação textual do candidato. Isso porque ele exercita muito através da leitura. O grau de aprendizado também é analisado na escrita. A forma que ele emprega as palavras, e muito mais.

A caligrafia também é analisada, com avaliações psicológicas para observar se ele realmente está falando a verdade e demonstra segurança na ideia que ele quer passar. Mas voltando à escrita, em uma redação se estuda o grau de aprendizado e criatividade que o candidato utilizou para poder se expressar e manifestar se realmente merece tal vaga. A leitura é de extrema importância na vida do leitor e do escritor também.

Você lê, você pensa, você esboça, você lê novamente, você revisa, enfim, tudo é leitura e construção. Somente com leitura aprofundada que você aprenderá a coordenar as palavrinhas úteis para construir grandes obras e expressar os seus estudos acadêmicos.

Da mesma forma, assim como eu estou fazendo agora, faça o mesmo. Estimule a leitura de seus amigos. Desta forma, também aprenderemos todos a nos expressar melhor e assim, ter uma escrita mais criativa e aprofundada em nossos estudos e obras literárias.

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

25 Comentários em “Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #4

  • Olá!
    É exatamente o que penso. O hábito de ler nos engrandece, nos deixa a vontade diante de situações que nos deixaria retraídos e envergonhados. Também previne avanços de doenças, como o Alzheimer e depressão …
    Ler faz bem pro corpo, mente e alma.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

  • Adorei o texto. Qualquer coisa que instigue ou enriqueça a leitura é válido para mim. A escrita, penso, é muito mais importante pois necessita de mais inspiração e preparo do que a própria leitura em si.
    Curti demais o post!
    Abraço.

  • Oi!
    Que post legal! E simmmm, a leitura é algo muito importante, acredito que o hábito de ler pode mudar pessoas 🙂

    Bjs!

  • Olá
    que belo textooo haha amei. É sempre legal, nós leitores indicarmos e influenciarmos o máximo que podemos para amigos e famílias, eu sempre dou de presente livros ou empresto para poder incentivar mais

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • bem,eu não costumo apreciar ‘escrita criativa’, porque a meu ver, a partir do momento que vc treina a escrita pra ser criativa ela já deixa de ser…
    acho que a criatividade flui melhor no improviso, no inusitado…
    mas realmente é importante incentivar a quem pudermos sempre, o vocabulário melhora e tudo mais…escrever e ler são distintos que se completam…
    bjs…

  • É aquela coisa, só aprendemos a escrever bem, quando lemos bem.

  • Eu acho bem interessante a influencia que os livros podem ter na gente. É legal pensar que esse hábito pode influenciar positivamente em tantos aspectos da nossa vida.

    http://laoliphant.com.br/

    • É verdade, Débora. Infelizmente existem situações em que uma pessoa usa a inteligência para o mal, mas daí é uma questão mais de caráter mesmo. Inteligência não é o mesmo que sabedoria.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Inclusive, existe uma região do cérebro popularmente chamada de “caixa da leitura” que só é ativada quando a pessoa lê frequentemente. Ou seja: de fato, ler nos deixa mais inteligentes!

  • Concordo com tudo que disso! A leitura é realmente algo transformador, por isso estou sempre procurando ler bastante e também incentivar quem conheço!
    Beijos

  • A leitura é um ato cognitivo político, não consigo concebê-la apenas como algo mecânico de pensamento taylorista, vai além, vai muito além.

    • Demais, Lilian! A leitura nos transporta para um patamar de
      conhecimento e comunicação incompreensível. A nossa sintonia
      com o Criador de todas as coisas é através da comunicação e
      aprendemos sobre Ele através de leitura também.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Francine Porfirio
    6 meses ago

    Concordo plenamente! É importante incentivar a leitura e a escrita, que são duas habilidades diferentes, embora complementares. Quem muito lê pode não escrever correta ou criativamente, mas certamente (ao se dedicar a isso) pode se destacar de quem só escreve sem se preocupar em ler o que já está disponível. Eu tenho lido com minha afilhada, de oito anos, pois percebo a impaciência dela em chegar logo ao fim da história. Depois, ela não sabe dizer sobre o que leu. É importante um adulto ensinar como ler, não? 🙂 Parabéns pela reflexão.

    http://www.turistaliterario.com.br

    • Oi, Francine! Com certeza. Há muito tempo, os testes de seleção para empregos, cursos, etc tudo passam por filtragem de redação. Quanto mais articulada for a comunicação da pessoa, mais ela está preparada para o mercado de trabalho e vida acadêmica. E como a leitura ajuda nisso!!
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Olá, como vai?
    Concordo com suas palavras, acho que sempre devemos incentivar nossos amigos e familiares, quando descobrimos algo maravilhoso como é o caso da leitura devemos sim compartilhar.
    Eu incentivo as minhas sobrinhas filhas da minha irmã desde que nasceram, hoje uma tem 7 e outra 3 a de 7 já lê todos os livros que dei pra ela durante esse anos. Me sinto orgulhosa de ter incentivado e por elas gostarem tanto.
    E sempre quando leio algo bom/maravilhoso indico ao máximo de pessoas possível.
    Amei seu post. PARABÉNS.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    • Oi, Poliana! Isso é maravilhoso. Eu nunca vi ninguém dizer que se arrependeu por aprender a ler. Até mesmo leituras ruins são úteis para apurar o nosso senso crítico, entre outras coisas. Eu também já conseguir extrair coisas boas em leituras incompreensíveis. Tudo se transforma em aprendizado.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Concordo com tudinho! A prova real disso é que antes, quando eu lia mais, escrevia bem (não tão bem assim) e de forma fluída, não ficava travando, as palavras simplesmente vinham e não tinha tantos erros de português como ultimamente. Estou tentando voltar a rotina de ler e me recuperar, porque tá complicado o negócio aqui! hahaha

    • Isso mesmo, Mariana. Ônibus engarrafado, fila de banco, consultório médico, etc. existem várias opções para passar o tempo lendo.
      Beijos,
      Leo Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: