PUBLICIDADE

Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #5

Compreensão
E assim o jovem leitor estava tão compenetrado em sua leitura quando, de repente, o percurso literário começou a ficar disforme. A leitura que estava tão agradável à algumas páginas, de repente foi ficando incompreensível e desgastante, fazendo o hábito de virar as páginas se tornar automático. As letras se tornaram disformes e todo o rumo se transformou em um aglomerados de “Blábláblá…” e de longe o texto inteiro ficou com cara de “NONONONONONON“. O texto ficou incompreensível e você
acaba fazendo uma expressão decepcionada de frente para o livro.
Isso não acontece somente na leitura não. Às vezes, também nos dispersamos em um assunto chato que ouvimos. É claro que nós não somos nenhuma máquina para ficar incansavelmente focados em um estudo ou leitura (recomendo uma pausa de dez minutos a cada uma hora de leitura). O cérebro também precisa de uma pausa para poder “digerir” o conteúdo de informações processadas. Mas não faça pausas para ler outras coisas. Vá para a janela do apartamento ou então para o quintal da casa. Admire uma paisagem, aquário, quadro, ou o que for para recuperar a mente para outra jornada de leitura e/ou escrita. A mente é igual um recipiente; precisa ser esvaziado para receber novo conteúdo e assim vai sucessivamente.
Quando você lê, passa a compreender melhor as palavras, linguagens e significados. Até se dá ao luxo de captar o que o escritor tentou passar através de uma linguagem mais rebuscada e isso chega a ser um prêmio interior, provocando um certo contentamento. Outra coisa boa é quando começamos a compreender o que um professor ou uma pessoa intelectual quer dizer. Isso são uma das demonstrações do poder de compreensão que a leitura proporciona.

 

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

24 Comentários em “Leo Vieira: Série “Os Benefícios da Leitura” #5

  • Muito bom o texto e o que você disse é verdade, as vezes estamos lendo a tanto tempo que acabamos perdendo o fio da meada, mas ler é bom demais!

    bjs

  • Avenida Tiradentes, 231

  • Olá Léo!
    Que texto mais incrível. Sempre digo para as pessoas que ler é ter a chance de viver outras vidas que Deus não poderia nos permitir de uma vez só, sabe?
    Além disso, esse hábito nos ajuda muito a escrever melhor, compreender melhor e, por que não, ser uma pessoa melhor?
    Beijos

  • Olá! Os benefícios da leituras são infinitos! Sempre que posso leio, por que com uma filhota de 3 anos o tempo que resta é pouco. Gostei bastante do texto, bem claro e verdadeiro. Abraços

  • Kamila Villarreal
    3 meses ago

    Olá!

    Nem sempre tenho tempo hábil para ler, então aproveito todo o tempo possível… Mas você tem razão, sempre bom dar uma pausa entre uma hora ou outra durante a leitura. Parabéns pelo texto e que continue escrevendo mais dicas úteis para nós!

  • Oiii !!
    É realmente, ler é maravilhoso(melhor coisa da vida 😍😍😍 junto com comer e dormir por que somos humanos) mas temos que ler com “moderação” sem forçar o noss cérebro! Fazer pausas ao longo de muitas horas de leitura é crucial para a absorção daquilo que está sendo lido. Ótimo texto!! Parabéns! Beijos do Wes ^^

  • É incrível como minha vida mudou depois que me tornei leitora. Mas por vezes me vejo fazendo o mesmo que no texto. Começo com aquela empolgação e quando percebo, já to viajando pensando em mil coisas. haha Aí preciso parar um pouco pra voltar ao ritmo. Culpa dos afazeres do dia a dia.

    • Desse jeito mesmo, Taty. Mas tudo é questão de aprendizado e atenção. Também se exige disciplina na leitura.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Diana Canaverde
    3 meses ago

    Olá Leo,
    Concordo plenamente, as vezes isso acontece comigo, principalmente quando estou lendo no ônibus, ai eu fecho os olhos e penso em outras coisas, termino dormindo kkkkk mas pelo menos a mente já dá uma renovada para a continuação da leitura. Eu gostei da dica… foi muito boa e interessante! Xero!

    • Oi, Diana. Cuidado que ler em ônibus pode provocar dor de cabeça. O ambiente de leitura também ajuda muito no embalo do aprendizado e divertimento.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Alice Martins
    3 meses ago

    Oi Leo, tudo bem?

    Creio que o maior erro da sociedade é não se presentear com esse tempo para limpar a mente, para colocar dentro de si novos conceitos e ideias. A leitura não deve apenas entrar, ela deve fazer um curso interno, ser absorvida e fazer morada. Tudo que lemos tem algo de útil que precisa apenas ser bem formulado e entendido. Adorei o post. Parabéns!

    Beijos!

  • Aline Belloni
    3 meses ago

    Oi! Cara, você falou de um jeito tão verdadeiro, que parecia que me conhecia fazia anos. Sério, sempre acontece isso comigo e é bem difícil continuar a leitura. Não sei se por conta do livro, ou sei lá. Mas vou anotar essa dica. Se funcionar, eu aviso.
    Beijos.

    • Que ótimo, Aline. Assim como o estômago, o cérebro também tem seus limites para acumular e digerir conteúdos.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Oi Leo!

    Realmente vc disse todos os benefícios da leitura, quando perco o foco faço a mesma coisa. Saio, ando, dou uma relaxada e assim consigo realmente voltar para a leitura, por mais monótono que o texto possa parece.

    Beijos!

  • Rayanni K.
    3 meses ago

    Olá, adorei o post!
    Ler é maravilhoso, concordo com os pontos apresentados!
    Um beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: