PUBLICIDADE

Leo Vieira: Como Está a Sua Biblioteca?

Lembro-me muito bem de minha infância, onde a estante era racionada com brinquedos e livros. Vários livrinhos coloridos foram ganhando espaço a ponto dos brinquedos serem “despejados” e ganharem um novo lar no baú de madeira. Depois foram gibis, mais livros e depois comecei a não ter mais espaço para organizá-los. Minha mãe sugeriu que os que eu não consultava muito ficassem em uma caixa.
Algum tempo depois, quando me deu vontade de reler, decidi revisá-los e pra meu desgosto, alguns deles estavam consumidos de traças. Tratei de providenciar outra prateleira e lá foram eles de volta para de onde nunca deviam ter saído.
Atualmente, tenho algumas estantes e prateleiras com muitos livros e uma pequena pilha de gibis.
É muito importante desde cedo aprender a cuidar de seu acervo pessoal. Todos nós devemos ter o espaço pessoal para armazenar nossos livros. O ideal seria um cômodo próprio para as estantes, com uma poltrona ou puff (para as várias horas de leitura) e uma escrivaninha (para o caso das anotações). Mantenha o local bem arejado e iluminado. É importante que a biblioteca também fique sempre limpa e organizada.
Mas caso você não dispõe de espaço, faça então com que a sua sala ou o seu quarto fique organizado para a permanência de suas estantes e prateleiras, assim também com a sua constante manutenção.

  • Organize os livros de ficção em uma ala própria;
  • Livros de arte, Atlas, dicionários e outros livros volumosos e grandes devem ficar no alto;
  • Não coloque livros deitados empilhados porque o peso os deformarão com o tempo;
  • Somente revistas e jornais que devem ficar deitados e empilhados e por ordem de lançamento, com as edições mais recentes por cima;
  • Não deixe os livros no fundo da estante porque acumula poeira, tira a beleza do acervo e pode dar mau hábito para acomodar e pendurar coisas inúteis;
  • Porta-retratos ficam melhor na escrivaninha. Evite por qualquer outra coisa na
    estante;
  • Quando for tirar o pó das estantes e prateleiras, observe se não há alguns livros e revista de que não precisará mais. Doe-os à uma biblioteca ou instituição.

Bibliotecas, assim como uma lar e um veículo, também necessitam de manutenção. Saiba dar atenção, limpeza e atualização de seu acervo sempre que necessário.
Na próxima semana, vou deixar uma missão especial para cada escritor desenvolver nas escolas vizinhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Leo Vieira

Sou ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [tenho DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado) e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Minha formação é teológica; atualmente estou estudando Letras, Jornalismo, Cinema e Marketing.

21 Comentários em “Leo Vieira: Como Está a Sua Biblioteca?

  • Oie,
    Postagem interessante pra quem curte diretrizes pra essa finalidade.
    Eu gosto de arrumar meus livros de uma maneira particular por isso não usarei muito as dicas.
    Abraço

  • Oii,
    Adorei as dicas, me mudei recentemente e ainda não organizei meus livros. Já anotei as dicas pra não fazer feio hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    • Que ótimo, Gabriel. Os que você notar que não lerá mais, doe para bibliotecas ou troque em sebos.
      Abraços,
      Leo Vieira

  • Déborah Araújo
    11 meses ago

    Leo, muito bacana seu texto.
    Devemos ter o maior cuidado com nossa biblioteca particular.
    Lembro de quando comecei e hoje tenho três estantes quase sem espaço.
    Se não cuidarmos direitinho eles deixam de existir.

    • Isso aí, Déborah. Estante tem que se parecer com estante. Se deixar, começam a aparecer brindes, brinquedos e um monte de miudezas atrapalhando o acesso e bagunçando o espaço.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Morgana Brunner
    11 meses ago

    Oiii Marcia, como vai?
    É sempre bom mantermos nossas estantes limpas e organizadas, eu organizo por tamanho. não consigo pensar de nenhuma outra maneira, mas adorei ter lido o seu texto e anotei algumas dicas.
    Beijinhos

  • gostei bastante de suas dicas… infelizmente disponho de pouco espaço e acabo empilhando livros deitados,mas evito colocar muitos e tô sempre revezando, a fim de não passarem muito tempo dessa maneira… coloco coisas pra enfeitar a estante, não resisto… mas tô sempre limpando…
    tbm perdi para traças muitos gibis da infância…

    • Imagino, Valéria. Eu procuro deixar os livros mais próximos das beiradas, pra evitar colocar enfeites e outros penduricalhos. Isso também evita o acúmulo de poeira. Os gibis, agora estou envelopando.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • É muito importante que essa noção de organização da biblioteca pessoal venha desde a infância. Isso também ajuda a criança a perceber a importância que tem o livro, já que para ele há um lugar especial e bem cuidado. Gostei do post!

    Tatiana

    • Oi, Tatiana. A criança já aprende que se conservar, vai durar. Seja com brinquedo, como também com livros. É questão de exemplo.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Olá, muito bom o seu post, com dicas bem úteis para cuidar dos livros. É ótima a ideia de desde criança já começar a cuidar dos nossos livros, garantindo que eles durem por mais tempo.

    • Oi, Marijleite. Se você escovar os dentes perto do filho bebê, ele começará a imitá-la antes mesmo de ter seus próprios dentinhos. Da mesma forma com o hábito de ler. Boa sorte.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Olá, ótimas dicas!!! Vou anotar algumas e tentar melhorar algumas coisas, pois não disponho de muito espaço e estou nessa de empilhar os livros pra tentar ganhar espaço. Bjs

  • A postagem me lembrou que preciso dar uma limpada na estante nos próximos dias. Eu ainda não estou com todas as minhas estantes prontas, por isso, infelizmente alguns dos meus livros estão deitados, pois foi a melhor forma que encontrei para arrumá-los, apesar de saber que não é o ideal.
    Bjs!

    • É preciso tomar cuidado com traças, fungos e alguns insetos que acabam fazendo moradia. Cuide bem dos seus amigos de papel.
      Beijos,
      Leo Vieira

  • Renata Souza
    11 meses ago

    Olá….
    Quando criança não entendia muito sobre organização e quem arrumava era minha mãe, ela os deixavam empilhados, mas graças a Deus eles sobreviveram rsrsrsrs….
    Agora que quem cuida sou eu faço o máximo para que tudo fico conservado e organizado….
    São meus tesouros
    Ótimo post, parabéns

  • Olá, adorei as dicas…pude perceber que faço muita coisa errada…kkkk
    Mas atualmente não tem outro jeito, meus livros ainda ficam encaixotados e ai não consigo deixa-los de outra forma se não empilhados 🙁

    Preciso arrumar espaço e uma estante…kkk

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: