PUBLICIDADE

[ Resenha ] A Mecânica do Coração – Mathias Malzieu

Edição: 3 || Editora: Galera Record ||ISBN: 9788501087195 ||Ano: 2011 ||Páginas: 192 ||Tradutor: André Telles

Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adota e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – o mecânico e o verdadeiro – de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.

Esse livro é como um conto de fadas, só que para adultos. É uma história triste, envolvente e encantadora, através de metáforas muito bem  elaboradas e impressionantes o autor nos surpreende no final, eu diria que é quase poético e filosófico, recomendo sem receio.
Nas andanças do pequeno Jack em busca de sua amada ” a pequena cantora” ele leva um papo com o Jack “O Estripador” que mais tarde lhe assombrará de uma forma cômica, triste e trágica , encontra também  o que vem a ser seu melhor amigo, um relojoeiro , mágico, pintor, escritor e  depressivo, ambos partem juntos a procura de Miss Acácia  a pequena que bagunça toda as engrenagens de seu coração.
E ele a encontra e vivem uma intensa paixão, mas as vezes Jack sente que ela não acredita realmente nele,  acha que criou a “história” de coração mecânico só pra impressioná-la, mesmo assim a ama demais e é amado. Tudo parecia perfeito.
Mas tempos depois Joe um desafeto de Jack, motivo dele ter fugido de sua cidade Natal e também apaixonado pela Miss Acácia, aparece para se vingar e roubar-lhe a cantora. Um verdadeiro pesadelo ele começa a viver.
Então enciumado, inseguro e desesperado tenta arrancar seu coração e oferecer à amada como prova de seu verdadeiro amor. Ah Madalaine você ia ficar furiosa…
E nas mais insanas desventuras que  ele tenha provado durante sua vida, nunca poderia imaginar às consequências desse ato. E o final é triste, real e surpreendente para um conto de fadas mesmo sendo gótico. rs
Eu realmente achei fantástico, me fez ver como a mente-coração do ser humano é frágil e incrível!
Vale a pena ler.

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

10 Comentários em “[ Resenha ] A Mecânica do Coração – Mathias Malzieu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: