PUBLICIDADE

Resenha – A Rainha do Castelo de Ar – Millennium 3 – Stieg Larsson


Olá queridos leitores! 
A resenha de hoje é sobre um livro que eu acredito que muitos de vocês, se não leram já ouviram falar, ou até mesmo assistiram ao primeiro filme da trilogia. Conheci esse livro justamente por conta do filme. Antes de ler, assisti e me apaixonei pela narrativa e por todos os personagens.
Foi só depois de alguns anos que adquiri o primeiro livro. Uma palavra pode definir essa trilogia: Viciante! Um pequeno detalhe, essa resenha é do último livro, como sei que a maioria de vocês não gostam de livros com continuação, vai que dá uma incentivada!
Vamos a resenha?

SINOPSE: Último volume da trilogia Millennium, A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página.

Mikael Blomkvist está furioso. Furioso com o serviço secreto russo, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander – na época com apenas doze anos – num hospital psiquiátrico e depois deu um jeito de declará-la incapaz. Furioso com a polícia que agora quer indiciar Lisbeth por uma série de crimes que ela não cometeu. Furioso com a imprensa, que se compraz em pintar a moça como uma psicopata e lésbica satânica. Furioso com a promotoria pública, que pretende pedir que ela seja internada de novo, desta vez – ao que parece – para sempre.

Enquanto Lisbeth recupera-se, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. Com a ajuda de Mikael, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. [Skoob]

As primeiras páginas do livro retratam sobre as mulheres que participaram ao longo da história de guerras, mas que nunca foram citadas em livros de história ou temos relatos precisos sobre esses tipos de acontecimentos.
Em seguida conhecemos o personagem Anders Jonasson, médico que estava de plantão, onde Lisbeth Salander deu entrada, com um tiro na cabeça, com a bala ainda alojada em seu cérebro, um tiro no ombro e escolioses ao longo do corpo. Zalachenko, seu pai, também dá entrada no mesmo hospital com um ferimento grave no rosto causado por um machado que foi enfiado em seu rosto e um ferimento em sua perna profundo.
Anders, o médico, segue atendimento com Lisbeth, no qual precisa ser operada imediatamente para retirada da bala, contudo o mesmo precisa de ajuda, visto que ele não detém de conhecimentos profundos na área de cirurgia neurológica. Para isso ele acorda de madrugada um amigo seu cirurgião para orientá-lo ao longo do procedimento.
Após algumas horas, tanto Zalachenko como Lisbeth encontram-se fora de perigo. Do outro lado da cidade os policiais responsáveis pelo caso de Lisbeth estão reunidos conversando com Mikael, o jornalista que está tanto por dentro da história, como envolvido nela, desde o segundo livro. Como nesse momento do livro, um policial foi morto por conta da polícia não dar ouvidos ao Mikael, a busca pelo assassino, Ronald Niedermann virou nacional.
O que muitos, ou quase ninguém saiba é que Ronald é alguma coisa ligada a Lisbeth Salander. (verdadeiramente gostaria de contar qual a ligação deles dois, mas tiraria a graça da leitura). A central do livro gira em torno da pergunta: É Lisbeth Salander culpado por todos os processos que estão correndo contra ela, ou não?E quem são essas pessoas todas na vida de Lisbeth?
Minha opinião sobre a obra
Se você não leu, está perdendo tempo, essa trilogia é sem sombra de dúvidas muito boa! Cada livro vale muito a pena ser lido. O último da trilogia é sensacional, com várias reviravoltas de você ficar louco e falar…não acredito que aconteceu isso….meeeuuuu esse cara morreu??? Mentiraaaa!!
Fora que eu particularmente sou mega fã da Lisbeth, da Inteligência dela, da sagacidade e de não ligar verdadeiramente para a sociedade a volta dela, sendo o que ela quer ser e em alguns momentos, por exemplo, quando ela vai ser julgada, ser o que ela precisa ser, mas sem deixar de ser ela.
Essa opinião que vou dar é bem pessoal, não sei se as pessoas que já leram esse livro tiveram a mesma percepção. Mas sinceramente achei esse livro feminista, principalmente o último, visto que são os direitos de uma mulher que são infringidos em instância governamental. E a mesma sofreu diversos abusos, tanto físicos, como psicológicos ao longo de sua vida. Contudo ao longo do livro fala-se sobre as mulheres que lutavam em guerras, sobre as amazonas e sua forma de lidar em tribos e forma como lidam com os homens.
Assim como é abordado a questão do tráfico de mulheres para prostituição e a máfia que acontece, até mesmo nessas estâncias de alto poder na utilização desse tipo de serviço. Ao longo da leitura também há casos de mulheres que sofrem agressões, (como é o caso da mãe de Lisbeth) e a situação acaba sendo abafada, enfim, são diversas situações da quais todas nós mulheres estarmos sujeitas a viver, e sabemos que nesse exato momento que estamos lendo a resenha, alguma dessas situações estão acontecendo, ou todas, ao redor do mundo..
O que me deixa feliz é que a heroína não é uma coitada que não sabe o que fazer, para onde ir e o que pensar. Muito pelo contrário. Muitos dos apuros que ela se mete, foi conta e risco dela mesmo. Mesmo ela sendo totalmente a pessoa mais antissocial do planeta, ela está sempre um passo a frente de todos!
Enfim, não é fácil fazer uma resenha de um livro de 600 páginas, por isso me concentrei nos primeiros capítulos. Pois resenhar mais que isso é contar a história e pra isso vocês devem ler, porque sem sombra de dúvida esse livro merece estar na sua prateleira!
Sei que há um quarto livro que não foi escrito pelo autor, o Stieg Larsson, estou curiosa para saber sobre o que se trata, mas confesso que estou com pé atrás por não ter sido ele mesmo que o escreveu
E você, já leu algum livro dessa trilogia, se sim me conta o que achou! E se você já leu o quarto deixe aqui embaixo seus comentários se vale a pena!

Beijos Carinhosos da Nata! 

Comprar!

Nata Bovolenta

29 anos, segui e ainda sigo caminhos diferente da minha formação e acho isso o máximo, porque nessa vida nada é imutável. Amo livros de biografias, romances antigos, de organização financeira e de filosofia. Gosto tanto de livros que entre um livro e uma jóia, fico com o livro, acredito que algumas pessoas me entenderão!

13 Comentários em “Resenha – A Rainha do Castelo de Ar – Millennium 3 – Stieg Larsson

  • Oi Márcia, sua linda, tudo bem?
    Eu nunca vi o filme, mas já li muitos elogiarem os livros da trilogia. Achei super importante retratar a mulher e denunciar crimes que são cometidos contra ela. E não tem como resistir a uma trama cheia de reviravoltas e mistérios. Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Oie tudo bom? Adorei sua resenha, morro de vontade de ler esta trilogia, mas me falta coragem. É que são tantos livros na estante, fica difícil adicionar mais livros à lista.

    • Oi Thais Tavares, boa tarde!

      Eu imagino, mas de verdade são três livros que valem muito a pena serem lidos!!
      Se ler me conta o que achou!
      Beijos

  • Oi Nata!
    Não tinha ouvido falar dessa obra ainda, mas super me interessei, tanto pelos livros quanto pelo filme.
    Adorei o enredo, pois na sociedade machista em que vivemos acho extremamente importante discutirmos sobre assuntos que valorizem as mulheres, não somos melhores nem piores que os homens… merecemos direitos iguais!!!
    Dica anotadíssima!!!

    • Oi Priscila Beatriz, boa tarde!
      Você não vai se arrepender de nenhuma das escolhas, tanto o filme como os livros! Só achei uma pena não terem feito a continuação deles.
      Concordo plenamente! Merecemos direitos iguais, sempre!

      Beijos e excelente semana

  • Olha, nunca tinha ouvida falar dessa obra kkk, serio, Nem mesmo o filme assisti! Mas assim, Eu acho que vou pular essa dica kk, acho que não sou muito fã de drama, Talvez algum dia eu dê oportunidade!! Ótima resenha!

    • Calebe Mendes, bom dia!
      Esse livro não é drama, é um romance policial e de verdade a trama é sensacional! Quem sabe um dia quando você se interessar em ler o primeiro, passa aqui pra me dizer o que achou!

      Beijos e excelente semana

  • Morgana Brunner
    3 meses ago

    Oiii Nata, tudo bem?
    Eu tenho bastante vontade de ler esse livro que você nem imagina, eu quero ler a trilogia completa e comprar aquele box lindo, sua resenha ficou incrível e espero ler em breve.
    Beijinhos

    • Oi Morgana Brunner, boa tarde! leia! Você não se arrependerá! E compre o box também ele é lindo! Muito obrigada pelo elogio!

      Quando ler passa aqui pra me contar o que achou!

      Beijos e excelente semana

  • Olá! Sempre vejo boas críticas a respeito dessa trilogia. Assisti ao primeiro filme e gostei bastante. Imagino que os livros devem ser ótimos. Beijos!

    • Oi Suzana Linhares, boa tarde!

      Os livros são muito melhores que o filme! Quando puder leia que você vai gostar!

      Beijos e excelente semana

  • Olá,
    Já ouvi falar dos livros, mas nãos os li nem assisti ao filme.
    Achei a personagem Lisbeth bem interessante e o que mais me chama a atenção é você citar sobre sua inteligência. Amo personagens inteligentes!!
    A premissa é muito legal e gosto de obras que tragam reviravoltas e muita ação, de modo que anotei a dica e pretendo procurar o primeiro volume para iniciar a leitura o mais breve possível.

    LEITURA DESCONTROLADA

    • Oi Michele Lopez, boa tarde!

      A personagem principal, Lisbeth é fantástica! Eu sou apaixonada por ela! Por ela ser inteligente, com raciocínio rápido e saber se defender! Nada de choros e mimimis!rs

      Tenho certeza que você vai adorar a leitura! depois passa aqui pra me contar o que achou!

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: