PUBLICIDADE

[RESENHA] COMA E EMAGREÇA

Sinopse

Os três organizadores desta antologia eram incomumente belos, espantosamente inteligentes e tremendamente bem sucedidos com o sexo oposto… Mas eram gorduchos. Para ficar na moda, decidiram emagrecer. Sendo gente de ficção científica, quiseram fazer a coisa à maneira da ficção científica. E por isso resolveram fazer este livro de dieta de ficção científica.
O livro teve um sucesso tão grande que dizem que um deles nunca mais voltou a comer.
 
Coma e emagreça com ficção cientifica, causa asco, nojo, medo e macabramente diverte!
Uma reunião de contos onde a “gordura” é o tema, além de macabro também é um tanto bizarro.
Gordura? – Isaac Asimov
Uma breve  introdução sobre o livro, terminando com a seguinte frase:

Você tem excesso de peso e quer perdê-lo? e quer se sentir bem por causa disso? Leia este livro. Mas talvez seja melhor não ler este livro muito rapidamente. Não de uma vez. Se você o ler de uma vez, talvez nunca mais coma de novo. E não gostaríamos que você passasse do ponto.

A Vingança de Sylvester – Vance Aandahl
O conto a vingança de sylvester nos leva a uma história nojenta e bizarra. Sylvesster aceita participar de um experimento cientifico que acaba sendo torturante e maléfico, forçado a comer sem parar acaba virando um gigante de gordura, não consegue nem se virar de lado , quanto mais escapar. “Mas a vingança nunca pareceu tão doce quanto nessa patética história.
Fazenda de Gordos – Orson Scott Card
Esse conto foi um dos que mais gostei. O sonho de todo obeso é poder entrar em uma máquina e sair, esbelto, elegante, magro. Mas não se enganem o sonho pode se tornar um pesadelo sem fim.
A Esticada -Sam Mervin Jr.
Há pessoas que não se importam em ser gordas, só não querem parecer. Portanto usam roupas como cintas por exemplo para diminuir suas silhuetas. Mas e se essa cinta levasse sua gordura para outra dimensão e mais tarde você?
CAMELOS E DROMEDÁRIOS, CLEM R. A. Lafferty
Mulheres grávidas têm o tipo mais efêmero de excesso de peso; precisam comer por dois, crescer, crescer e crescer, e então outra pessoa surge no mundo e todo peso extra desaparece. E se fosse assim com todo mundo? Ou, pelo menos, para Clem?
O CAMPEÃO – T. Coraghessan Boyle
 O mundo é tremendamente injusto com a obesidade. As pessoas magras não apenas são consideradas mais atraentes e têm vida mais lon ga, mas também se saem melhor em quase todos os esportes, exceto luta de sumô. Talvez o que estamos precisando seja de um novo esporte pro fissional para os gordos. Esse caso aqui passou dos limites. Com certeza.
A VERDADE SOBRE PYECRAFT – H. G. Wells
Todo gordo quer perder peso. “Preciso perder um pouco de peso” poderia até ser um slogan nacional. Mas, um momento! Será mesmo peso que precisa ser perdido? Nesse caso aqui o desejo de perder peso foi conseguido, mas de tal forma que virou um balão de ar, como se movimentar sem sair voando pelo ares:
O CHANCELER DE FERRO –  Robert Silverberg
Quem faz dieta está sempre alerta para as tentações que enfrenta ao tentar perder peso. Tem gente que até coloca cadeados em armários de cozinha. Outra solução é conseguir alguém para ajudar quem faz dieta a combater a tentação — mais problemas do que benefícios nessa solução. Quem sabe um Robô então a família nesse conto resolve se desfazer de seu robô antigo e compra um que irá equilibrar a comida para que não se tornem obesos, mas esse robô veio com um defeito mortal de fábrica, creio que as coisas ficaram extremamente perigosa para essa família.
O HOMEM QUE COMEU O MUNDO – Frederik Pohl
Grande consumo de bens e serviços é um problema dos ricos, um problema que muitos de nós gostaríamos de ter. Na maravilhosamente intitulada história que se segue, Frederik Pohl apresenta um estonteante retrato da exacerbação do consumo e os custos que isso envolve.
GREGORY DA GLADYS – John Anthony West
O mundo inteiro é fanático por jogos e os aficionados tornam-se cada vez mais exigentes e impiedosos com os jogadores, os cartolas e seus colegas torcedores. Isto também pode se aplicar ao futuro, como John Anthony West nos mostra na história que se segue.
Esse conto tem um final chocante.
O DESPACHANTE  -William Morrison
Problemas de peso são causados pelo fato de muita comida entrar no corpo sem que saia o suficiente. Em O Despachante, o falecido William Morrison (Joseph Samachson) concentra-se na fonte da ingestão e o que pode ser feito a respeito.
E nesse caso um catador de lixo acha algo parecido com uma noz e não conseguindo quebra-la a engole inteira e a partir desse dia  nada nem quantidades e quantidades de comida sacia sua fome e cada dia está mais magro.
O MONSTRO DO LEITE MALTADO  – William Tenn
Muitas pessoas que adoram comer pensam constantemente em comida — elas sonham acordadas com lugares onde as montanhas são feitas de cobertura de chocolate, rios de chocolate fluente, e assim por diante. Aqui, o sempre brilhante William Tenn nos convida para visitar um mundo assim.
Um mundo criado por uma garotinha obesa e sem amigos cria ess mundo imaginário maléfico, assustador.
Ela aprisiona pessoas para o seu bel prazer.
ESTAÇÃO ABERCROMBIE  – Jack Vance
Houve época em que ser gordo era sinal de prosperidade e de boa saúde e por isso era considerado bem mais atraente que em nossos dias, pois já estamos devidamente alertados sobre todos os perigos clínicos da obesidade. Se existisse alguma forma de se evitar tais perigos, não seria possível que a estética revertesse mais uma vez?
A FAZENDA ALIMENTAR  – Kit Reed
Alguns as chamam de fazendas alimentares, fazendas de gordura ou clínicas de saúde, mas elas são na realidade prisões de dieta. Junte rebanhos de obesos, faça-os passarem fome em massa, force-os a fazerem  exercícios, é essa a teoria que funciona. Ah, e o que aconteceria se os internos se revoltassem?
Achei essa história macabramente triste…
O ARTISTA DA FOME  – Scott Sanders
Scott Sanders é um dos melhores escritores de ficção científica da nova geração. Em O Artista da Fome ele mostra sua arte numa história envolvente sobre um homem com um talento muito especial para a comida.
Achei interessante a sacada desse conto, que mostra o poder da mídia quanto a nos manipular e nos influenciar.
EX-VICIADOS LTDA. – Stephen King
Quem faz dieta conhece a estreita relação que existe entre a perda de peso e o fumo — a redução de um geralmente ocasiona o aumento do outro. Aqui, um dos autores americanos que mais vendem oferece a solu ção ideal para esse difícil problema.
Eu já tinha lido, ou assistindo não lembro esse conto do “Tio” King, só não lembrava a passagem da gordura. Amei, mas como fumante tô fora!

Dados do livro

Autores: Isaac Asimov,George Martin, Martin Greenberg
Título Original: THE SCIENCE FICTION WEIGHT-LOSS BOOK
Origem: EUA
Editora: Marco zero
Cidade da Editora: Rio de Janeiro
Ano de Publicação: 1984
Ano de Publicação Original: 1983
Número de Páginas: 324
Modalidade: Coletânea

 

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

2 Comentários em “[RESENHA] COMA E EMAGREÇA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: