PUBLICIDADE

[ Resenha ] Mau Começo – Lemony Snicket

Desventura em Série – Livro primeiro

Edição: 1 ||Editora: Cia. Das Letras || ISBN: 9788535919721 || Ano: 1999 || Páginas: 152

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”.

“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, por que este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso por que momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos Baudelaire.”(Pág. 9)

 

Posso afirmar com toda certeza que nunca me deparei com uma estória pelo menos parecida com “desventuras em Série”. Mau Começo é um livro que, apesar do sofrimento dos jovens Baudelaire, tudo é narrado com um humor negro sem igual. Diga-se de passagem, o titulo faz jus ao livro, infelizmente, para os jovens Baudelaire.
Após a trágica morte de seus pais em um incêndio, Violet, a mais velha dos irmãos (14), Klaus (12) e Sunny Baudelaire, a mais nova (um bebe) perdem acesso a sua fortuna até Violet alcançar a maioridade, e até lá, o testamento de seus pais estabelece que eles devem viver com o parente mais próximo. No caso, Conde Olaf. Um homem que os irmãos não conheciam e que seus pais nunca em vida haviam mencionado. Trata-se de um ator pérfido, medíocre e de índole muito duvidosa, que faz os pobres Baudelaire sofrerem dia após dia, com tarefas bobas, pesadas e desnecessárias. Os três dormem no mesmo quarto; o que não seria problema nenhum, não sendo o fato de que só tem uma pequena cama de solteiro e um projeto de guarda-roupa de papelão.
Tudo piora ainda mais quando eles descobrem que Conde Olaf esta tramando um plano terrível e mirabolante para roubar a fortuna dos Baudelaire.
A vida dessas crianças é uma tragédia diária, o que nos faz sentir muita pena delas em algumas passagens.

“[…] Klaus começou a chorar, não por causa da dor, mas de raiva pela terrível situação em que estavam metidos. Violet e Sunny choraram com ele, e o choro se prolongou enquanto lavavam os pratos, e quando sopraram apagando as velas na sala de jantar, e quando trocaram de roupa e se deitaram para dormir, Klaus na cama, Violet no chão e Sunny em sua pequena almofada feita com as cortinas. O luar entrava pela janela, e se alguém olhasse para dentro do quarto dos órfãos Baudelaire, veria três crianças chorando de mansinho a noite inteira.”(Pág. 55)

A estória é contada com muito humor e independente do que aconteça, os Baudelaire sempre estão se apoiando um no outro, o amor que eles demonstram um com o outro é um ponto a ressaltar.
O conteúdo do livro é fantástico, o livro é pequeno e de leitura muito fácil, é daqueles livros que a gente devora, quando percebe já terminou de ler. A série conta com 13 livros, narrados por Lemony Snicket, cuja escrita é cheia de sarcasmo e humor-negro, um inocente e engraçado humor-negro. Olhando de longe parece ser uma série para crianças e jovens, mas trata-se de uma leitura para todas as idades.
Com certeza já uma das minhas séries favoritas! Se tiverem a oportunidade não deixem de ler.

Lucas Rodrigues

22 anos, Leonino, Potterhead e escravo da literatura. Perdido no mundo das séries e filmes desde 93. Flertando com Stephen King, Namorando J.K. Rowling e uma crush lascada pela Jodi Picoult. Se me virem de cara feia por aí é fome.

9 Comentários em “[ Resenha ] Mau Começo – Lemony Snicket

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: