PUBLICIDADE

Resenha – Novembro de 63 de Stephen King

Olá literandos essa é mais uma resenha do nosso colunista gasparzinho Lucas rs

[…]Mas a estupidez é uma das duas coisas que vemos com mais clareza em retrospecto. A outra são as oportunidades perdidas.


Jake Epping é um professor de inglês divorciado que, ao corrigir as redações sobre “O dia que mudou as suas vidas”, se depara com uma história comovente de Harry Dunning, contando como seu pai, em 1958, matou toda sua família; sua mãe, irmão e irmã. Jake não pode evitar se sentir tocado pela redação. Depois de algum tempo, quando reencontra Al, Jake vê que seu amigo parecia ter envelhecido dez anos em apenas alguns dias, além de estar visivelmente com algum tipo de doença. Sabendo que não lhe resta muito tempo para explicações, Al leva Jake para a dispensa de seu estabelecimento e conta-lhe que ali há uma fenda para o passado. Jake só acredita naquilo depois que vê com seus próprios olhos ele sair da dispensa de Al e ir parar em 1958. Mas seu amigo não está lhe contando aquele segredo à toa. Al quer que Jake conclua um plano que traçou desde que descobriu sobre o portal: salvar o presidente Kennedy. Mas uma vez que Jake já esta em 1958, ele resolve então salvar a família de Harry. O que Jake não sabe ainda é que a menor das mudanças no passado pode ter consequências catastróficas no futuro.

Tenha uma coisa em mente sempre que for ler um livro, um conto ou o que quer que seja do Stephen King. Nunca é uma história simples. Novembro de 63 não é uma história qualquer de um cara que volta no tempo pra salvar o presidente. A forma que ele trata viagem no tempo nesse livro é digna de estudo rs.

Porque o passado é tão dissimulado quanto obstinado. Ele resiste.

Uma das coisas que achei genial na estória de King: O passado não quer ser mudado. A todo instante, o passado luta com Jake, pra que ele não consiga seu intento. Como ter (Alerta de Spoiler) se apaixonado, ainda acho que Jake ter se apaixonado foi só mais uma forma do passado tentar impedi-lo.

Esse é o primeiro livro do Tio King que leio em que o horror fica em segundo plano; ele ainda esta ali, o livro carrega algumas cenas grotescas, mas você se vê mais envolvido no romance. Achei engraçado como Jake se adequou ao passado de forma fácil, como se ele pertencesse a 1958, toda hora me sentia sufocado com tantos fumantes e a falta de tecnologia era assustador hahaha. O livro envolve muita politica, por isso eu o achei um pouco parado, mas ainda assim, não mudaria nada nele. Os personagens são incrivelmente bem construídos, fico admirado de como King conhece a psique humana; cada personagem dele é único, tem uma história, um significado e um objetivo na estória. Novembro de 63 é um daqueles livros no qual você termina a leitura e ainda fica um bom tempo pensando sobre. Sobre os personagens, viagem no tempo e politica.
Como de se esperar do Stephen King, o livro é ótimo e segue em um fluxo de informação contido, o que te prende a mais e mais a ele, até o fim. E o final não foi previsível, mas eu, por ser fã de Stephen King, já esperava que fosse daquela forma (mesmo antes dos spoilers da Marcia[ela não resiste]),foi perfeito. Umas das melhores leituras que tive. Recomendadíssimo!!!
Lucas Rodrigues

Eu concordo com o Lucas a escrita desse livro é primorosa.
A narrativa é melancólica, por isso um pouco parada e o romance é ” a la King” trágico, macabro, suspeito rs
Os fatos históricos foram bem pesquisados e escritos de forma clara e imparcial.
Quanto a viagem no tempo e o efeito borboleta não esperem uma explicação cientifica, viajem junto com “tio” King – fica a dica.
E como sempre na maioria dos livros que li do autor, fica sempre uma “pulga” atras da orelha… Quem é o cara da toca??? Me fez lembrar o Coelho de “Alice no país das Maravilhas”
Adorei! Vale a pena ler!

O Romance “Novembro de 63” vai virar uma mini-série de nove episódios a primeira temporada, produzida pelo autor e J.J. Abrams.
Apesar de ser fã dos dois, não consigo imaginar essa série… o livro não tem muita ação, salvo o dia fatídico 22|11|63.
Bem, enfim vamos confiar né?! rs

Vejam o Trailer

Marcia

Sinopse

 

A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque… mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro.

 

Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado… com consequências imprevisíveis.



Compare e Compre

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: