PUBLICIDADE

[Resenha] O Diário Secreto de Laura Palmer- Jennifer Lynch


Olá Pessoal!
Bem, eu não posso dizer que sou velha fã, na época que foi ao ar assisti poucos episódios, mas sempre tive curiosidade de ver a série por inteiro.
Quando saiu este livro não pensei duas vezes em ler pensando que ia desvendar todos os mistérios.

SINOPSE ( GLOBO LIVROS)   Eternizada no seriado Twin Peaks, que revolucionou a teledramaturgia mundial, a história da adolescente Laura Palmer e de sua cidade natal arrebatou milhões de espectadores nos anos 1990 através do olhar do diretor David Lynch. A pergunta Quem matou Laura Palmer? se tornou uma verdadeira obsessão para os fãs, que no início da década deram início a um verdadeiro culto à bela garota com um futuro aparentemente promissor que aparece morta às margens de um rio. A chave para desvendar o mistério veio pelas mãos de Jennifer Lynch, filha do diretor e co-autora da série, que, trazendo à tona a identidade de Laura, revela um lado obscuro da jovem e da sinistra cidade onde viveu e morreu.Lançado originalmente pela Globo Livros em 1991, O diário secreto de Laura Palmer ultrapassou as telas e se tornou um ícone entre os adolescentes dos anos 1990, ainda sendo objeto de culto entre os jovens deste início de milênio. Até hoje, poucos autores tiveram a ousadia de Jennifer Lynch, que sem dogmatismos e meias-verdades fala sobre adolescência, sexo, drogas e morte.

Laura Palmer, a bela rainha do baile de formatura, a menina com as melhores notas, gentil, encantadora, filha de pais amorosos e o retrato perfeito da juventude de ouro americana. Quem teria algum motivo para assassinar Laura a sangue frio? A resposta para essa pergunta não estava no diário róseo encontrado pela polícia no quarto da jovem, mas sim em um volume escondido, onde Laura expõe sua verdadeira face. Drogas, orgias, prostituição, abuso, medo. Um retrato de uma adolescente perdida, que, ao tentar romper com os padrões impostos pela rígida sociedade interiorana onde foi criada, trilhou um caminho sem volta de perdição e desespero.

A cada entrada do diário, que se inicia em seu aniversário de doze anos e segue até o dia de sua morte, quatro anos depois, Laura revela detalhes não apenas sobre seu flerte com a depressão como também a realidade sórdida ocultada pelas brumas de Twin Peaks, cidade madeireira do interior dos Estados Unidos, onde, assim como a própria Laura, ninguém – e nada – é exatamente o que parece ser.

Em 2017 vai ao ar a tão esperada terceira temporada de Twin Peaks, 25 anos após seu último episódio, e O diário secreto de Laura Palmer continua a ser um convite inebriante para velhos e novos fãs da série, que irão mais uma ser seduzidos pelo encanto e a angústia da protagonista.

O que encontramos neste diário confuso e só conjecturas mesmo porque durante suas escritas no diário ela mesmo diz não ser confiável por estar constantemente drogada? Pode ser, mas Laura deixa claro esconder segredos que não pode contar nem mesmo no seu diário que já fora encontrado uma vez.

No entanto, dá para se pensar que Laura sofreu abuso sexual por parte do pai? Talvez. Do amigo chefe do pai? Provável.

O Diário às vezes não passa de fantasia de menina e se torna até uma leitura erótica, porém, logo em seguida nos deparamos com parágrafos perturbadores e não temos como saber se é real ou não.
No entanto, sentimos muito a dor de Laura tem cenas descritas com tanta amargura que angustia.

Não terminei satisfeita até porque tinha a expectativa de desvendar a morte da menina que povoou minha adolescência.
A leitura desse livro é confusa, mas se ler com um pouco mais de atenção se torna bastante reflexiva, principalmente para quem são pais.

Vocês se lembram dessa série, assistiram, leram este diário?

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

8 Comentários em “[Resenha] O Diário Secreto de Laura Palmer- Jennifer Lynch

  • Oi!
    Eu não conhecia essa série, confesso, mas só pela sinopse fiquei louca pra assistir e descobrir quem matou Laura Palmer, mesmo parecendo ser uma trama bem pesada, e fiquei decepcionada ao saber que esse mistério não é revelado no diário, e aparentemente nem na série. Ainda assim, fiquei muito propensa a ver a série, ainda mais pela terceira temporada que vai estrear. Talvez depois da série a leitura do livro seja melhor.
    Beijos!

  • Eu não conhecia a série nem o livro e achei a dica tão bacana, essa questão do abuso sexual por parte do pai me chamou atenção.

  • Oiiie

    Nunca li! Deve ser bem interessante. Não faz meu estilo, mas talvez dê uma chance. Sair da zona de conforto pode ser bem divertido

    Beijos

  • Eu nem tinha consciência da existência dessa história mas achei interessante demais. Como pode ter um livro desses por aí e eu ainda não ter lido?

  • Não li nenhum dos livros (sei que a Darkside lançou um também) nem assisti a série, mas sempre tive curiosidade em saber um pouco mais. Porém, pelo jeito, esse livro não me ajudaria muito.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

  • Morgana Brunner
    4 meses ago

    Oiii Marcia tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e fiquei bastante animada para realizar a leitura, principalmente por ter todo um mistério e ser uma história completamente pesada que me emocionaria bastante, achei incrivel a sua resenha, pois ficou bem convincente, dica anotada.
    Beijinhos

  • Oi tudo bom?
    Leituras que são em meios de diários não funcionam muito para mim mas deve ser uma história bem pesada e emocionante mas não sei se seria para mim mesmo assim obrigada pela dica.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga - me