PUBLICIDADE

Resenha – O Historiador – Elizabeth Kostova

Sinopse

O Historiador consumiu 10 anos de pesquisas da autora, Elizabeth Kostova, e é inspirado na história real de Vlad, o Conde Drácula, numa mistura magistral de folclore e mito, com preciosos dados históricos, antropológicos e geográficos. Mas a explicação de seu imenso sucesso está na força dramática do seu enredo e na imensa vitalidade de seus personagens.

Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a “Meu caro e desventurado sucessor”, e fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou – um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.

As cartas fazem alusão a um dos poderes mais maléficos que a humanidade jamais conheceu, e a uma busca secular pela origem desse mal e sua erradicação. É uma caça à verdade sobre Vlad, o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado gerou a lenda de Drácula. Gerações de historiadores arriscaram reputação, sanidade, e até mesmo as próprias vidas para conhecer essa verdade. Agora, uma jovem precisa decidir continuar ou não essa busca – e seguir seu pai em uma caçada que quase o levou à ruína anos antes, quando ele era um estudante universitário cheio de energia e sua mãe ainda era viva.

O historiador é um romance incrível que através de seu protagonista, conta a história de Vlad o empalador culminando com o ser mítico  “vampiro”. O que tem a ver? Bem… segundo essa história, a crueldade desumana desse governante e sua morte misteriosa deu origem à lenda Drácula e historiadores do mundo todo ou perderam sua sanidade ou suas vidas a procura da verdade.

E as resposta você vai descobrir nessa aventura que começou há tempos com o pai da nossa personagem.  Por décadas ele seguiu os passos de Vlad.
E agora ela descobre através de cartas escritas pelo pai que se encontra desaparecido fatos desconcertantes sobre sua mãe… Começa então a seguir as pegadas do pai e chega há uma descoberta surpreendente.
Além do fato desse “ser”  tão explorado depois de Bram Stocker… possa não ser ficção.

E além disso o livro é uma poesia de amor aos livros,  o enredo é todo envolto em mistério , aventuras e muita informação históricas que deixa o leitor deliciado e satisfeito.
Eu amei a leitura desse livro. Nota 10

Dados da obra:

 

O Historiador
Elizabeth Kostova
ISBN-13: 27105
ISBN-10: 857302710X
Ano: 2005 / Páginas: 544
Idioma: português
Editora: Suma de Letras

Compare Buscapé

Fiquem curiosos rs

Nota ao Leitor

Nunca tive a intenção de passar para o papel a história que se segue. Recentemente, contudo, um inesperado conjunto de circunstâncias forçou-me a relembrar os episódios mais perturbadores da minha vida e das vidas das pessoas que mais amei. Esta é a história de como, aos dezesseis anos, parti em busca do meu pai e do seu passado, e de como ele próprio partiu em busca do seu amado mentor e da história desse mentor, e de como todos nós nos encontramos numa das mais sombrias encruzilhadas da história. É a história de quem sobreviveu a essa busca e de quem não sobreviveu, e porquê. Como historiadora que sou, aprendi que, na realidade, nem todos os que se voltam para a história do passado conseguem sobreviver-lhe. E não é só voltarmo-nos para trás que nos põe em perigo; às vezes, a própria história estende inexoravelmente para nós a sua garra tenebrosa, procurando alcançar-nos. (…)

 

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

11 Comentários em “Resenha – O Historiador – Elizabeth Kostova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: