PUBLICIDADE

[Resenha] O nevoeiro – Stephen King


Olá pessoal!

O Nevoeiro é um conto de Stephen King com mais de 100 páginas, a história é o maior conto da obra Skeleton Crew ( Tripulação de Esqueletos ).

A história é narrada por David, que mora em uma cidadezinha do EUA com sua esposa Stephanie e seu filho Billy de 5 anos.

 SINOPSE
Depois de uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem às ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência.

Tudo começou com uma tempestade durante a noite, devastando casas, derrubando árvores e fios elétricos, portanto, estavam sem energia e telefone.
No dia seguinte, após avaliar os estragos, David decide ir até o mercado da cidade comprar materiais de reforma e mantimentos, levando seu filho com ele. Pressente que é a última vez que verá sua esposa. Ele ficou inquieto desde que viu um estranho nevoeiro avançando do lago.

Quando estão dentro do mercado, logo percebem que estão presos, pois o nevoeiro já tomou conta da cidade e pior, pessoas entram dizendo que há monstros lá fora e que é impossível sair.
A partir daí começam a estudar maneiras para que as criaturas não entrem no estabelecimento, mas logo percebem que têm que lidar com as pessoas, e se quiserem sobreviver, têm que dar um jeito de sair dali.

As bestas, monstros que estão na névoa lembram o apocalipse com suas pragas dos últimos dias, porém há uma base do exército na cidade.
Existem boatos de que o projeto “Ponta de Flecha” faz experiências das quais não sabem explicar, porém acreditam que por isso possam ter aberto um portal para outra dimensão.

Uma personagem que chama bastante a atenção do leitor, é a Sra Carmody, que atrai vários seguidores dizendo ser um final dos tempos. “Prega” com a bíblia nas mãos, mas suas intenções está mais pra bruxaria. O fato é que Billy corre perigo ali por conta da loucura dessa senhora que exige sacrifícios.

David e mais quatro pessoas conseguem fugir do mercado e pretendem dirigir até onde a gasolina os levarem.
O final é esperançoso para eles.

Assisti também o filme ( The Mist ) baseado no conto. Foi produzido em 2007, direção de Frank Darabont ( Roteirista, Diretor e Ator ). Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden

O filme é muito fiel ao conto com algumas exceções nas características físicas de alguns personagem e do final. O final do filme foi desesperadamente triste, só não chorei porque o choque foi maior. Adorei.

O Nevoeiro também foi produzido em série ( 1 temporada – Netflix – 2017 ) e embora baseada no conto de Stephen King, muitas coisas são diferentes a começar pelo protagonista que também é casado, porém na série tem uma filha adolescente que fora estuprada em uma festa.
A esposa e a filha ficam presa em um Shopping, David e vários outros personagens em lugares distintos. Aos poucos passamos a conhecer com detalhes a vida de alguns personagens, principalmente a de David e sua família.
Eu não gostei da série, não consegui me apegar a nenhum dos personagens ( você não sente emoções em suas atuações) assim como o tema “estupro” muito mal desenvolvido e o que há na névoa tem conotação voltada para o sobrenatural afetando o comportamento das pessoas, mas nada consistente. Muito ruim

Livro e filme eu recomendo com certeza! .

E vocês já leram ou assistiram? Que acharam?

Compre na:

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

12 Comentários em “[Resenha] O nevoeiro – Stephen King

  • Oi, Márcia! Já tinha lido sobre O Nevoeiro, e fiquei sabendo que o final do filme foi bem elogiado pelo autor!
    Já a série, como é livremente inspirada, não tenho nenhuma expectativa sobre ela.
    Bjos!

  • Olá Marcia,

    Que interessante, não sabia que se tratava de um conto, pensei que era realmente um livro. Gostei muito da sua resenha e já estou indo colocar no meu kindle também, já que vi a série e fiquei curiosa para ler a história sob a perspectiva do King.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

  • Olá!
    Não conhecia essa obra do King, mas achei interessante, sobretudo pela qualidade do autor e por ele sempre ser referência para adaptações de todos os tipos.
    Espero ler em algum momento.
    Beijos!

  • Tais Burigo
    2 dias ago

    Oi tudo bem?
    Olha mesmo sabendo de todo o sucesso do King acredito que a leitura do conto não me agradaria afinal não gosto muito do gênero. Pois bem eu vi a série e fiquei bastante frustada com o final;

    Beijos

  • INDO contra todo mundo, eu não me adaptei muito bem à escrita de Stephen King, infelizmente. Mas é legal ver que tanta gente admira o autor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  • Olá!! 🙂

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda. Mas já ando há algum tempo para ler um livro do autor. Ainda não tive oportunidade…

    Enfim, é uma pena que a serie não te tenha agradado nada, e que não tenhas conseguido apegar-te aos personagens..!

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Kamila Villarreal
    4 dias ago

    Olá!

    Só li um livro do King e não me decepcionei (Carrie, a Estranha) mas como tem muita coisa dele virando filme, vou esperar um pouco pra arriscar essa leitura. Obrigada pela dica!

  • Jennifer Silva
    4 dias ago

    Oi, Marcia! Acredita que eu nunca li nada do Stephen? 🙁 Mas eu tenho muita curiosidade, ainda mais porque amo histórias de terror e suspense. A trama parece ser muito envolvente, ainda mais pelo desespero das pessoas em tentar sobreviver ao caos dentro e fora do mercado. Estou curiosa para saber como será o desenrolar dessa história. Dica anotada com certeza, bjss!

  • Vi o filme e recentemente maratonei a série e digo que amei, amei mesmo achando que os personagens da série não são convincentes. Agora só me falta fazer a leitura do livro.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

  • Olá, tudo bem? Tenho muita curiosidade de ler esse conto, que achava ser um livro individual do King, rs. A série também quero muito assistir. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Assisti a série, não li o conto, e nem vi o filme. Achei a série bem devagar com pouca explicação sobre o Nevoeiro. Segui adiante com esperança de que a série melhoraria, mas ficou apenas na ilusão mesmo.

    Boa resenha. Sdds! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: