PUBLICIDADE

[Resenha] Pérolas da minha surdez – Nuccia De Cicco


Olá pessoal!

Até que enfim consegui trazer a resenha de Pérolas da minha Surdez para o blog. Adquiri o livro com a autora depois que a conheci na Bienal. Demorou mas saiu e devo dizer que sinceramente amei foi uma ótima leitura mesmo se tratando de perdas, mas com muitos ganhos também!

Sinopse

Música, buzina, despertador e então… Silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re) conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.

⇓↓⇓

Nuccia é mulher, cientista, bruxa, dançarina, escritora, blogueira e surda! Imagina tudo isso em uma sociedade ainda presa a preconceitos.

Pois é, nesse livro Nuccia conta como foi perder a audição aos 27 anos de idade, embora ela nos conta de uma forma leve e divertida ainda assim podemos sentir as frustrações, medos e stress causados pela surdez . Acredito que todo dia é dia de superação.

Junto com a surdez aconteceu o término de um relacionamento de 9 anos (quase um casamento), a impossibilidade de se profissionalizar como dançarina (dança do ventre) e mesmo assim continua a dançar e explica como segue os compassos através das vibrações.

Embora tenha tido uma crise de depressão, onde se trancava no quarto e não falava com ninguém, foi um período muito difícil e o que a tirou disso por incrível que possa parecer foi a morte de uma amiga que na mesma época que ela descobriu o tumor benigno no cérebro que lhe deixou surda, a amiga descobriu um tumor maligno no fígado que lhe tirou a vida. Isso lhe serviu de impulso para recomeçar.

Se formou, terminou seu doutorado, aprendeu libras, ler lábios e voltou a dançar. É claro que nem tudo são flores.


No livro ela levanta questões sociais, culturais e governamentais. Explica as diferenças que existem na comunidade surda, assim como faz referência a grandes nomes no mundo da arte e literatura que eram ou são surdos, como também informações de como era visto a surdez no passado até os dias de hoje.
E ainda brinca com as pérolas que “ouve” sobre ser surda, perguntas hilárias!
Gente! O livro é maravilhoso, poderia ter sido escrito de uma maneira que fizesse você chorar de pena talvez, mas é um livro sobre superação de uma pessoa obstinada, inteligentíssima, divertida, linda de todas as formas.
Receio dizer isso por tudo que a Nuccia passou, mas o livro me encantou pela leveza e o bom humor (com doses certas de ironia). Vocês precisam LER!

Compre agora!


Degustação


Conheça o blog da autora

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

28 Comentários em “[Resenha] Pérolas da minha surdez – Nuccia De Cicco

  • Oi, tudo bem?
    Nossa o livro parece emocionante mesmo, eu ando precisando de uma leitura assim que me tire do sério e acredito que esse livro cumpriria o papel. Achei a trama comovente e tenho certeza que as palavras são lindas. Com certeza já quero ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

  • Olá!
    Que livro lindo, em todos os aspectos! Eu fiz algumas aulas de libras na faculdade e foi um desafio imenso, mas só de conhecer um pouquinho do meio cultural e das dificuldades que essas pessoas enfrentam foi incrível, nos dá muito o que pensar. Todos devíamos aprender libras na escola. Com certeza é um livro que tem muito a acrescentar <3
    Beijos,

    Luana

  • Não conhecia o livro, o título não me atrai muito… Não gosto muito de biografias, muito dificil pegar uma para ler. Conheço o blog da autora e não sabia que ela surda, deve ser então um livro muito interessante de se acompanhar, ainda mais para se realizar uma análise do momento atual da sociedade diante das deficiências de cada pessoa.

    Bom saber que hoje ela consegue escrever sobre sua deficiencia com leveza e bom humor!

    Abraços!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

  • Oie!
    Não conhecia o trabalho da Nuccia, mas sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer mais e me inteirar mais sobre o assunto. A obra em si não é uma leitura que eu faça sempre mas acredito que ela seja necessária, talvez até obrigatória para sabermos das dificuldades e ou até curiosidades sobre o que as pessoas com surdez passam na vida.
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    http://www.paraisoliterario.com

  • Oi.
    Adoro livros que narram histórias de superação.
    Todos passamos por dificuldades e é bom ver assim retratado que nossas dificuldades não são o fim do mundo.
    Sua resenha me deixou intrigada, só não consigo ver muito bem como o fato de ela ser bruxa entra na história. Mesmo assim acrescentei a minha lista.

  • Carolina Ramires
    3 meses ago

    Olá!
    Eu já conhecia a obra e já até conheço a Nuccia, então achei sensacional ela usar desse seu problema para escrever esse livro que parece ser simplesmente maravilhoso. Acho que essa é uma ótima dica para nos mostrar vários ensinamentos, e a Nuccia fez isso de maneira maravilhosa.
    Beijos.

  • Olá, como estás?
    Ainda não conhecia o livro, mas ver como a autora trará com suas próprias palavras como foi passar por todo esse processo da surdez e como ela aprendeu a lidar com isto, me deixou bastante interessado pela história. Afinal acho que Bethoven era surdo, e escreveu belíssimas sinfonias. Então acho que ela fez um livro que pode ser um manual para quem se sente inferior por ter alguma deficiência… Todos podem ser felizes, vivendo da melhor maneira possivel.

  • Olá! Na verdade esse livro conta a história da própria autora rs

  • Karen Valentino
    3 meses ago

    Oi, tudo bem? Normalmente é difícil eu ler esses tipos de livros, mas sempre tenho uma certa curiosidade para lê-los, quem sabe esse ano que decidi sair da zona de conforto, né? Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas histórias de superação me envolvem de alguma forma e talvez seja o que eu precise ler para esse ano. Ótima dica, anotada. Beijos.

  • Manuuh Alves
    3 meses ago

    Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem intenso né? Eu adoro libras e gosto de conversar com pessoas surdas embora eu não saiba me comunicar muito bem ainda. Creio que deve ser uma leitura intensa, porque imaginar por tudo que a autora passou e ainda mais que perdeu uma amiga, deve ser difícil demais. Imagino que o livro dê um toque de superação e uma esperança de que mesmo quando tudo der errado, você pode encontrar algo pra continuar vivendo, acho que eu precisava ter lido essa resenha hoje, obrigada por mostrar ao mundo este livro. Beijos.

  • Driely Meira
    3 meses ago

    Oiee Marcia ^^
    Quero ler o livro da Nuccia desde que conheci o blog dela pela primeira vez, e li sobre a obra. Parece ser incrível, e com muita coisa a ensinar. Não consigo imaginar quão difícil isso tudo deve ter sido para ela, e quero muito saber (em primeira mão) como realmente foi, e como ela superou tudo. Fico feliz que tenha gostado 🙂
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Conheço a autora e o livro por causa da blogosfera mas nunca tinha me tocado que ela mesma seria surda. Agora a leitura me parece ainda mais interessante.
    http://www.belapsicose.com

  • Thiana Santana
    3 meses ago

    Olá,
    Volta e meia sempre estou lendo resenhas desse livro. Acho a proposta dele bem interessante. Primeiro por tratar da surdez de uma pessoa que está na flor da idade. Geralmente só associamos ela ou ao fato de já se nascer assim ou a perda pela velhice. Acho que por isso a autora trouxe esse lado mais politizado pois acabamos tendo um olhar mais minucioso sobre essa deficiência e de como ela realmente é tradada em nossa sociedade, que mesmo não sendo se faz de cega, surda e muda para muitas coisa.

    Bjs,
    Garotas de Papel

  • ANELISE BESON DE ALMEIDA
    3 meses ago

    Oi!

    A conheço das blogosfera, mas ainda não tive oportunidade de ler seu livro, que me parece trazer tanta informação e desconstrução né? Eu imagino que seja uma leitura que forneça muito aprendizado. Anotada a dica. 🙂

    bjs!

  • Oi,
    Conheço o blog da Nuccía e vi esse livro e confesso ter ficado muito mais muito curiosa pela leitura deste – Nuccia por favor se passar por aqui lembra de mim rssrs!
    Parece se tratar de um livro bem interessante e reflexivo!
    Beijokas!
    http://www.facesdeumacapa.com.br

  • Olá,

    O livro parece ser muito bom e estou precisando de ler livros desse estilo. Vou anotar a dica, assim que surgir uma oportunidade eu vou fazer a leitura!

    http://desencaixados.com/

  • Oie! Tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas fico feliz que você tenha curtido a leitura, não sei se leria o livro por agora, mas vou anotar a dica para quem saber ler ele futuramente!
    Bjss

  • Ler sua resenha me fez pensar no quanto essa situação deve ter sido difícil, música é uma das coisas que mais amo, imaginei viver sem poder ouvi las mais, achei interessante um livro que traga o ponto de vista de alguém que passou por isso e com certeza se torna uma lição de vida para nós.

  • Fiquei curiosa pra saber mais. Otima resenha.

  • Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro, na verdade não conheço nenhum que aborde esse tema e adorei conhecer. É importante dar voz às pessoas, ainda mais na nossa sociedade, que pouco se adapta nesses casos.
    Gostei muito da sua resenha, beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso Top Comentarista, valendo um livro Jantar Secreto, do Raphael Montes 🙂

  • Renata Mendes
    3 meses ago

    Nossa, achei a sinopse muito interessante, mas apesar das ironias o livro me pareceu um pouco triste! Eu to ouvindo todo mundo que leu falar muito bem desse livro, to quase pegando pra ler tbm!

  • Oi, Márcia!!!
    Que bom que você gostou da leitura! foi uma das coisas mais difíceis de começar a fazer (dividir metade da sua vida e do que sentiu), mas também uma das mais gratificantes. O mundo precisa entender que surdez acontece a qualquer hora, com qualquer pessoa, que é uma saudade intensa, que é uma luta diária mas que dá pra sobreviver bem, sim, se você se permitir. Obrigada pelo carinho!!!!

  • Adorei a resenha! Parecer ser ótimo o livro, fiquei curiosa pra ler.

  • Conheço a Nuccia das redes sociais, mas aind anão tive a oportunidade d eler o seu livro. Não sabia que a surdez tinha vindo na vida adulta dela e essa dapatação que ela descreve no livro deve ser muito bacana de acompanhar. Quero ler!!!

  • Jessica Christina
    3 meses ago

    Que máximo! Não tinha ouvido falar dele, mas adorei o fato da protagonista em questão ter uma deficiência e não se deixar abalar por ela. E saber que é uma pessoa real, desperta ainda mais o interesse! Ela deve ser uma pessoa muito bacana de se conversar, e o livro deve ser um tipo de conversa, né? Um desabafo, um bate-papo…

  • Crislane Barbosa
    3 meses ago

    Oi, Márcia!
    Que história linda! Muita superação com certeza. Ter que se adaptar a nova condição teve te sido uma barra para Nuccia. Fico feliz que ela venham superando isso dia a dia. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

  • Olá
    Já li muitos comentários positivos acerca desse livro e com certeza gostaria de poder fazer essa leitura. Não tenho dúvidas de que deve ser uma obra maravilhosa, especialmente depois de ler seus comentários, que eu adorei e fiquei ainda mais motivada para conferir também!
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com

  • Manoel Alves
    3 meses ago

    Olá
    Esse livro vem ganhando bastante ipob nesses últimos tempó em? Quase e todas as semanas vrj o resenha ou psotagens sobre essa obra. Enfim, a proposta não é algo que me chame para ele o mais rápido possível, mas tenho uma certa curiosidade em ler assim que possível for. Adorei a sua resenha e fico feliz que tenha amo a obra. Até mais ver
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: