PUBLICIDADE

[Resenha] Tia Guida de André Fernandes

Tia guida
Sinopse

Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti.

Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro.”

Olá Pessoal

Pensei em inúmeras maneiras de resenhar esse livro, então veio em minha cabeça o trecho dessa música “Tempo Perdido” do Legião Urbana.

(…) Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso…

O câncer nos tira tudo, essa maldita doença transforma a personalidade de quem a tem, e, até a personalidade de quem convive, porém, não nos tira o tempo, não importa por quanto tempo.
E foi exatamente o que o querido narrador desse depoimento nos mostrou, embora não nos tenha dito com todas as letras, mas nas entrelinhas, dá a entender, que também que além de estar a sofrer,  era  como se ele próprio tivesse esse também esse  mal. Se pararmos para analisar, ele também sofria de câncer.

Contudo ele usou o tempo da forma mais sensível, amorosa e criativa possível. Da maneira que só uma pessoa que sabe amar consegue fazer. Isso lhe custou, mas foi corajoso até o fim. Quando quase chegou em seu limite  procurou ajuda de um especialista e isso é muito importante, pois falarmos com pessoas que não convivem com a situação em questão, nos devolve a normalidade dentro do possível.

Eu já passei por isso e sei como é desgastante, frustrante, amargo, e que muitas vezes nós atribuímos uma culpa para conosco. Sabe lá Deus de onde ela vem, bem sabemos do maldito câncer. Não Somos perfeitos. Somos normais, Graças a Deus. Por isso sofremos, nos revoltamos e etc.
A cada palavra e até através dela eu estava ali com o narrador, sentindo orgulho dele, por ter sido tão bravo.

Gostaria muito de ter conhecido Dona Margarida e dar-lhe um abraço bem forte. Outra pessoinha de grande bravura.
Esse livro me ensinou, emocionou e acalentou. É o testemunho de uma pessoa que sente uma enorme vontade de viver. Caiu como um paliativo para mim.
E gente, a história está longe de ser deprimente. Triste sim, mas a tristeza faz parte da vida e traz aprendizado. Podemos não entender agora, mas um dia a hora chega, assim como foi comigo com a leitura desse livro.
André muito obrigada pela mensagem de otimismo e pelas as verdades jogadas na cara com todo carinho e respeito que senti que tens.

Querido autor (Dé) rs não quero deixá-lo triste, mas amei o fado e chorei …

Acho que não preciso dizer mais nada, pois esse fado me emocionou assim como a “Tia Guida” naquele dia.
Livro mais que recomendado.

Dados do livro:

aguida

 

Tia Guida
Autor: André Fernandes
Data de publicação: Outubro de 2013
Número de páginas: 186
ISBN: 978-989-51-0541-0
Colecção: Bíos
Género: Relato

Comprar: Editora Chiado ⇔ Livraria Cultura

 

25+ A vida é uma Escola

andre

 

Autor: André Fernandes
Data de publicação: Maio de 2016
Número de páginas: 228
ISBN: 978-989-51-7576-5
Colecção: Bíos
Género: Biografia
Idioma: Pt

Comprar: Editora Chiado

 

 

Sinopse

Sempre vivi a vida, profissionalmente e pessoalmente, como uma escola constante. O que estou aqui para ensinar? O que estou aqui para aprender? O que posso ensinar depois de aprender? O que posso aprender depois de ensinar?
É com estas perguntas que André fernandes nos lança na leitura do seu segundo livros. 25+ A Vida é uma Escola é o conjunto de principais aprendizagens feitas pelo autor, neste seu primeiro quarto de vida.
Dividido em três grandes áreas – Poder, Espiritualidades e Amor – o livro promete reflectir e fazer reflectir diferentes tópicos da Vida.
25+, porque nenhu,a vida de encerra neste 25 anos de ensinamentos. Haverá sempre mais.
Na nossa, na dos outros. Na de todos.

Sobre o autor:

andref

 

André Fernandes nasceu a 1 de Fevereiro de 1991, em Lisboa. Aos 21 anos de idade, licenciou-se em Ciências da Comunicação através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Um ano depois, publicou a sua primeira obra, “Tia Guida”, um livro que fala sobre cancro, tanto para aqueles que o têm como para aqueles que os vêem ter.

 

 

O autor nas redes sociais:

facebooktwitterInstagram-Logo (1)youtubefriendfeedfurl

 

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

38 Comentários em “[Resenha] Tia Guida de André Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga - me