PUBLICIDADE

[Resenha] Uma Igreja na Selva – Loriza Kettle

Olá pessoal!
A resenha de hoje é sobre um documentário feito pela autora Loriza Kettle sobre a Igreja Adventista no Amazonas, terra natal da autora.
Confesso que até chegar em minhas mãos (via PDF) não sabia do que se tratava e fiquei com receio de ler, afinal acredito, que só lemos documentário quando temos curiosidade ou desejo de se aprofundar sobre um assunto que nos interesse, o que não era o meu caso.

Contudo ao começar a leitura fiquei muito satisfeita, embora a autora escreva de forma pragmática a história vai te envolvendo de tal forma, que quando você percebe já chegou ao final do livro.
Esse tema a principio era para o TCC de graduação da autora que ama escrever, por fim o projeto se tornou grandioso e terminou nesse livro.

Quem nunca ouviu falar nas instituições Adventista pelo Brasil? Eu mesma quando fui cursar enfermagem tentei ingressar em uma perto de minha casa o IAE – Estrada de itapecerica. Outros centro institucionais que a autora cita em São Paulo são conhecidos por mim, acabei por me sentir em casa.

Bem…Nesse livro ela fala de como como começou a evangelização no Estado do Amazonas e os percalços que os pioneiros tiveram que enfrentar para levar às pessoas a verdade escrita na  Bíblia sempre guiados pelo Espírito Santo. Enfrentavam perigos, medicavam os doentes, acolhiam os desabrigados. Não foi uma tarefa fácil, o trabalho era árduo.
Sofreram perseguições pela Igreja Católica, não que a autora fale mal dos católicos, ela apenas se ateve aos fatos descritos pelos entrevistados durante sua pesquisa, inclusive a família Ketle faz parte dessa história.

No final há depoimentos emocionantes de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por Jesus e segundo a autora pela verdade Adventista do Sétimo Dia. Uma das verdades que pra eles é muito importante, pois segundo a Bíblia devemos guardar o Sábado e não os domingos e pelo que entendi era o tópico de suas pregações, assim como comer alimentos saudáveis, não tomam café por exemplo.

Não citei nomes dos pioneiros nessa resenha por que são muitos e a resenha ficaria muito extensa mas, segue embaixo imagens de alguns pioneiros que fizeram parte dessa história.
Gostei realmente da leitura e recomendo!

 

Roger Wilcox, pastor pioneiro no Amazonas
Leo Halliwell e Jessie Halliwell.
O pioneiro José Batista Michiles..

 

Lanchas nas quais muitas vezes serviam de moradia e para atendimento médico e a  escola.
Missionários e as lanchas Luzeiro I e II
Atendimento médico na Lancha Luzeiro
Escola que funcionava como igreja na Fazenda Centenário, em Maués.

Algumas famílias pioneiras

Família Michiles.
Pedro Kettle com a esposa Nair e os filhos Rubens e Roberto.
Claudomiro Fonseca com a
esposa Esmeralda.
O professor e missionário João Gnutzmann.

“Servir, servir, servir. É um rastro luminoso em meio a tantas trevas, e que merece ser seguido pelas gerações que se sucedem”. – João Gnutzmann

Loriza Kettle: Jornalista, casada, professora, idealista. Ainda com esperança na Educação brasileira.
Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Mídias Digitais, tem ampla experiência em redação, revisão, edição de textos e elaboração de pautas. Produz desde matérias informativas a grandes reportagens. Atua como assessora de imprensa e tenho um blog no qual aborda temas que considera relevantes. Também trabalha com docência de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Tem uma passagem como aluna especial de Mestrado em Cinema na Unicamp.
Nasceu em Manaus, mora atualmente em Campinas. São Paulo.

“Amo Deus e minha família acima de qualquer coisa e sou apaixonada pelo Jornalismo desde a infância. Como jornalista e educadora sei da minha responsabilidade como formadora de opinião. O que mais quero é uma sociedade mais justa e humana para todos”.  Loriza Ketle

Perfis da autora:
Facebook
Fanpage
Twitter
Linkedin
Pinterest
Skoob
Blogs:
Uma Igreja na Selva
O assunto em questão
Desabafo!
Dados do livro

UMA IGREJA NA SELVA
A história sobre pioneirismo da Igreja Adventista no Amazonas
Loriza Kettle
ISBN-13: 9788576253372
ISBN-10: 8576253372
Ano: 2016 / Páginas: 136
Idioma: português
Editora: Millennium

 



Postado por Marcia Lopes:
MarciaE 46 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico… Mas não dispensa um bom romance, apaixonada por filmes e séries.Costuma dizer que o mundo literário mudou sua vida (sem trocadilho) rs Pura verdade!

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: