PUBLICIDADE

Sorteio do livro: Morte em Veneza & Tonio Kröger- Thomas Mann

SORTEIO DO LIVRO: MORTE EM VENEZA & TONIO KRÖGER – THOMAS MANN
Olá ! Meu Blog é novo e afim de ganhar seguidores resolvi fazer um sorteio, vocês me ajudam divulgar e participam do sorteio desse livro. Um clássico da literatura alemã!
Sinopse

A Morte em Veneza (no original em alemão Der Tod in Venedig) é uma novela escrita por Thomas Mann e publicada pela primeira vez em 1912.
Em A Morte em Veneza, Thomas Mann apresenta uma escrita complexa e profunda, onde quase cada parágrafo pode ter várias leituras. Em contraponto, o enredo é praticamente inexistente: um homem de meia-idade viaja até Veneza, apaixona-se platonicamente por um jovem rapaz polaco extremamente atraente e morre sem sequer ter trocado uma palavra com ele.
Se, a uma primeira leitura, a homossexualidade se torna evidente em A Morte em Veneza, conforme se debruça na narrativa, essa questão mostra-se secundária à análise da obra. Não foi esta a preocupação central do autor, visto que nem sequer houve contato físico entre as personagens, estando o amor de Aschenbach por Tadzio no âmbito da idealização. A verdadeira atração de Gustav mostra-se ser pela beleza e perfeição do menino, o que fica evidente para o leitor, dentre outros motivos, na medida em que Tadzio é apresentado como “o belo”. Rosenfeld (1994, p. 183) declara que “Aschenbach vê no jovem Tadzio o reflexo temporal da beleza eterna, do ideal sempre perseguido e de tal modo irresistível na sua encarnação que se acha moralmente desarmado diante da imagem perfeita”. Logo, a imagem de Tadzio seria uma captura da beleza, que a arte se encarrega por eternizar. Segundo o mesmo autor, o amor de Aschenbach por Tadzio vai se dar como uma paixão narcisista, em que o escritor ama na beleza do menino a sua própria imagem, a própria meta espiritual, o sonho da beleza. Sonho este que, ironicamente, irá lançá-lo às profundezas da dissolução. Por fim, confirmando as hipóteses já defendidas pelos autores acima citados, Rodrigues (s.d.), em seu artigo O erotismo e a estética em A Morte em Veneza, defende que Aschenbach busca na arte a forma física e a perfeição que gostaria de ter.

De A Morte em Veneza: “Ele era mais bonito do que as palavras podiam exprimir, e Aschenbach (o homem de meia-idade) sentiu dolorosamente, como tantas vezes antes, que a linguagem pode apenas louvar, mas não reproduzir, a beleza que toca os sentidos. (…) Tadzio (o rapaz polaco) sorriu; (…) E recostando-se, com os braços caídos, transbordando de emoção, tremendo repetidamente, segredou a formulação tradicional do desejo – impossível, absurda, abjecta, idiota mas sagrada, e mesmo neste caso honrada: “Amo-te!”

Tonio Kröger, O livro (uma novela, bem curta) narra o amadurecimento intelectual do personagem-título, filho de família tradicional que termina como escritor consagrado. São marcos afetivos de sua trajetória as paixões adolescentes por Hans Hanssen, um colega de escola, e pela linda Inge Holm, atrações depois substituídas pela amizade com a pintora Lisaweta Iwanova. Mann não perde tempo com descrições e histórias sobre Kröger; em poucas linhas, sabemos de suas origens e andanças pelo mundo, sempre incapaz de se adaptar integralmente a qualquer uma das duas situações. O ponto alto do livro é seu diálogo com Lisaweta, quando ele expõe suas idéias a respeito da srte e dos artistas.
Fonte: Universo Tangente
Como participar:
Basta dar dar um RT na frase ” Siga @mundoliterando e concorra a 1 exemplar do livro de Thomas Mann-Morte em Veneza&Tonio Kröger + marcadores http://kingo.to/15×3
O sorteio será realizado dia 19/06/12 pelo site Sortei-me
Regras:
  • Morar em território nacional
  • Curtir nossa fan page no Facebook , seguir esse Blog na barra lateral “Participe desse Site” é fácil basta ter conta no Google ou no Twitter e Mundo Literário no twitter
Participem ao ler a postagem,divulguem para os amigos nas redes sociais. Conto com vocês!
Um abraço e boas leituras!!!!

Marcia Lopes

Paulistana, bookaholic. Louca por livros de terror,Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa um bom romance. Também apaixonada por filmes e séries.

6 Comentários em “Sorteio do livro: Morte em Veneza & Tonio Kröger- Thomas Mann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: