segunda-feira, fevereiro 11, 2013

[ Resenha ] A Mecânica do Coração - Mathias Malzieu

Sinopse

Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adota e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – o mecânico e o verdadeiro – de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.

Esse livro é como um conto de fadas, só que para adultos. É uma história triste, envolvente e encantadora, através de metáforas muito bem  elaboradas e impressionantes o autor nos surpreende no final, eu diria que é quase poético e filosófico, recomendo sem receio.

Nas andanças do pequeno Jack em busca de sua amada " a pequena cantora" ele leva um papo com o Jack "O Estripador" que mais tarde lhe assombrará de uma forma cômica, triste e trágica , encontra também  o que vem a ser seu melhor amigo, um relojoeiro , mágico, pintor, escritor e  depressivo, ambos partem juntos a procura de Miss Acácia  a pequena que bagunça toda as engrenagens de seu coração.
E ele a encontra e vivem uma intensa paixão, mas as vezes Jack sente que ela não acredita realmente nele,  acha que criou a "história" de coração mecânico só pra impressioná-la, mesmo assim a ama demais e é amado. Tudo parecia perfeito.
Mas tempos depois Joe um desafeto de Jack, motivo dele ter fugido de sua cidade Natal e também apaixonado pela Miss Acácia, aparece para se vingar e roubar-lhe a cantora. Um verdadeiro pesadelo ele começa a viver.
Então enciumado, inseguro e desesperado tenta arrancar seu coração e oferecer à amada como prova de seu verdadeiro amor. Ah Madalaine você ia ficar furiosa...
E nas mais insanas desventuras que  ele tenha provado durante sua vida, nunca poderia imaginar às consequências desse ato. E o final é triste, real e surpreendente para um conto de fadas mesmo sendo gótico. rs
Eu realmente achei fantástico, me fez ver como a mente-coração do ser humano é frágil e incrível!
Vale a pena ler.
Comprar

48 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

10 comentários :

  1. Ai que tão fofo!!!!!
    Amei amiga!
    O livro parece ter um enredo lindo, e sua resenha tb foi linda. <3
    Quero lerrr!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Carol obrigada, esse livro é tão pequenininho e encantador e vai virar filme animado, eu já o vejo tipo o filme Mary e Max uma amizade diferente! Quero assistir. Beijos

    ResponderExcluir
  3. O Márcia! Olha vou te dizer uma coisa: se eu fosse na livraria visse esse livro e lesse a sinopse, sem nunca ter ouvido falar não sei se compraria. Mas a sua resenha me chamou atenção. Ficou uma delicia de se ler. Vou anotar essa dica. bju
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de ler resenhas assim! Me fazem querer ler um livro mesmo que ele não seja do meu gênero favorito! Hahahaha!

    Fiquei curiosa pra ler, acho que vou ser obrigada a procurar o livro pra comprar!

    Beijos!

    Literature Diary

    ResponderExcluir
  5. Triste?? Ai é triste mesmo?

    Eu queria, mas se é triste...minha crise de depressão não suportaria...rs...

    Brincadeiras a parte, ADOREI!

    Parabéns!

    Lu. Franzin

    ResponderExcluir
  6. Olá Márcia
    Qual o grau de tristeza desse livro? não quero sofrer rsrss
    Como sempre sua resenha me despertou aquela curiosidade.

    Bjs
    Jéssica

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de livros assim, que interessante, um conto de fadas gótico. Adorei a capa, a resenha me encheu de curiosidade de embarcar nessas insanas desventuras.

    http://atraentemente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Evandro.
    Esse livro é muito terno.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, o livro pareceu tão fofo *-*
    Quero ler, adorei!

    Parabéns pela resenha :D

    http://madminds.weebly.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!