experimentando fazer isso. Como eu tenho pouco espaço e estava complicando aqui pra manter, tive que fazer mesmo. Foi difícil, porque eu me apego muito com o que leio e gosto, mas precisava tomar uma decisão.
Tem muitos livros que dificilmente eu leria novamente. O certo é manter nas estantes somente as obras preferidas. As que você não gostar muito ou então que não terá mais vontade de reler, desfaça mesmo. Doe. Sempre terá alguém fã daquele gênero literário. Inclusive, você dando um livro cuja pessoa goste, você se tornará inesquecível pra ela.
Se for livro doado com dedicatória e você não quiser manter, doe-o para uma biblioteca. Jamais o venda!
Feliz Natal a todos! Muita felicidade, amor, paz e livros de presente!
Leo Vieira
Oi Leo, eu sempre fiz isso, além das trocas tradicionais. Os que não me ganharam totalmente abro espaço para novos. Aqui no shopping perto de casa está tendo uma coleta de livros e já separei alguns para levar.
ResponderExcluirBjs, Rose
Que bom, Rose. Faça assim mesmo.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
É muito bacana essa iniciativa! Como eu sou muito apegada a todos que tenho aqui, ainda não doei nenhum. Mas quem sabe mais pra frente, né?
ResponderExcluirUm beijo, Pri :*
Por Amor aos Livros
Oi, Pri. Eu também. Tinha uma ciumeira que não gostava nem que se aproximassem das estantes. Alguns eu nem mesmo deixava à mostra. Emprestar, tão pouco. E quando algum livro voltava amassado, até desfazia amizade!
ExcluirMas como tudo em excesso também nos prejudica, o excesso de livros (inclusive livros desnecessários) não estava me fazendo bem. Ficava ansioso para ler tudo, não tinha tempo para consultar outros mais importantes, me aborrecia perder tempo lendo livro ruim e a coisa foi fugindo do controle.
Pratique o desapego também.
Beijos,
Leo Vieira
Oie!
ResponderExcluirEntão, até concordo que é preciso doar sim.
Mas hoje em dia livros são bem caros, eu costumo vender (quando vendo) pra comprar outros, ou troco por outros também. Mas achei louvável a sua atitude, parabéns!
Muito bem, Jéssica. Como os sebos estão pagando muito pouco para livros usados, eu acabo doando mesmo para quem realmente tem interesse no livro. Não adianta também doar um livro para alguém que vai empurrá-lo eternamente em uma estante. Eu costumo selecionar quem irá recebê-lo. Tenho feito isso aqui no meu trabalho. Livro precisa circular mesmo.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEste ano separei mais de 40 livros para doação, a maioria deles foram para a biblioteca da minha antiga escola!
Bjs
Que ótimo, Angélica! Por alguns anos, eu participei de um movimento cultural literário chamado "Recicla Leitores", que recebia livros de todo o tipo, restaurava, encapava, etiquetava, deixava tudo bonitinho e assim repassava para todos os leitores interessados, através dos eventos que realizavam. Foi uma época muito legal.
ExcluirA ideologia é maravilhosa e precisa ser adotada por todos nós. Em qualquer lugar do mundo, existem livros feitos para cada um.
Beijos,
Leo Vieira
No ano passado doei alguns livros para a biblioteca municipal e outros foram doados para uma feira do livro.
ResponderExcluirBjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito bem, Cidália. Vamos praticar o desapego porque assim isso volta pra gente também.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oii
ResponderExcluirSempre procuro doar os livros que não gostam muito ou até alguns que gostei mas não pretendo manter aqui, afinal outras pessoas podem aproveitar melhor eles kk Adorei o post e Feliz Natal atrasado.
Bjos, Bya! 💋
Oi, Bia. Dificilmente eu odeio algum tipo de livro. Já li muitos onde percebi que o autor não foi muito claro no que queria passar. Daí eu relevei e fiz pesquisas paralelas mesmo. É como aquela frase de que não existe piada ruim e sim piada mal contada. Já teve alguns que considerei o assunto mentiroso e desonesto e me deu vontade de cuspir no livro. Picotei, e separei os pedaços no lixo mesmo.
ExcluirBeijos,
Leo vieira
Olá Léo,
ResponderExcluirEu tenho o costume de doar livros sim, eu sempre faço a limpa na estante e estou tirando algumas coisas. Confesso que o apego está falando mais alto nesses últimos dias, mas eu curto desapegar. É bom pra todos.
Beijos
Oi, Bruna! Faça assim mesmo. Ter e manter o essencial nos torna mais produtivos e menos ansiosos.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Eu estou sempre fazendo doações de livros, quando a estante não cabe mais eu me desapego de alguns até poder comprar outra ou colocar prateleiras para caber mais livros. Em todo caso, sempre tem um ou outro que eu dou não só para amigos, mas para os seguidores do meu blog também.
ResponderExcluirOi, Beatriz! Seria maravilhoso ter um cômodo da casa somente para ostentar as estantes lotadas de livros. Mas é muito mais legal compartilhar a felicidade que essas leituras proporcionam com os demais. Selecione os leitores dos livros e seja inesquecível!
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oiii Léo
ResponderExcluirCom certeza, a gente tem que aprender a desapegar. Sempre tme aquele livro que é queridinho, que não queremos ver sair da estante e que vez ou outra sentimos vontade de reler, esses tudo bem manter. Mas também não entendo o pra quê manter uma estante enorme sendo que jamais voltará a reler aqueles livros? Me parece conhecimento estocado, aprisionado. Vc está cheio de razão.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Obrigado, Alice. Quanto menos coisas temos, mais libertos nos sentimos. Dá até uma certa leveza ver que o essencial está sempre diminuindo.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu achei bem legal a sua iniciativa, eu por exemplo devo ter doado mais de 40 livros durante o ano, pois recebo muitos livros e é uma oportunidade de outras pessoas terem acesso aos livros. Eu doei aqueles que não me identifico muito ou alguns que eu sei que não iria ler novamente!
Abraço!
Muito bem! Eu tenho feito isso quase que diariamente. Eu procuro conhecer mais as pessoas, sabendo sobre os seus gostos literários preferidos. Em seguida, seleciono os livros corretos e as presenteio. Faça desta forma também e se tornará uma pessoa inesquecível.
ExcluirGrande abraço,
Leo Vieira
Olá!
ResponderExcluirAs vezes eu consigo doar em outras até realizo alguns sorteios no blog. Mas independente de qual caminho opto, se for um livro que não vou pegar mais pra ler, não vejo problema algum em disponibilizar para alguém que irá aproveitar até mais que eu. E acho que isso tem que ser com tudo na vida né, sou bem desapega a bens materiais, então sempre que posso ajudo com alguma coisa.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi, Camila. Tudo em excesso nos torna ansiosos e também frustrados por não termos mais tempo para aproveitar tudo isso. Desfrute com uma boa leitura selecionada e também contemple pessoas selecionadas com outros livros.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Leo! Cheguei à mesma conclusão que vc: Não dá pra ostentar livro na estante que você só leu uma vez e que sabe que não vai mais ler. Doar é uma ótima opção. Tem também o movimento Esqueça um livro que incentiva as pessoas a "esquecer" um livro em determinado ponto estratégico, para que alguém o encontre e o leia. Tem um site a respeito, inclusive.
ResponderExcluirBjs
Lucy - Por essas páginas
Muito bem, Lucy. Existem mais de 130 milhões de livros registrados pelo mundo. Por mais que uma pessoa não goste de ler, sempre haverá muitos livros feitos especialmente para cada uma delas. Nada que a curiosidade e o experimento não consigam resolver.
ExcluirVamos incentivar esses novos leitores.
Beijos,
Leo Vieira
Olá, tudo bem? Desde que entrei nesta vida de leitor tenho isso em mente. É impossível você ter muitos livros sem tomar espaço, dar dor de cabeça por falta de espaço e ainda dar conta de limpá-lo. Vira e mexe todo ano doo ou sorteio livros que sei que não irei ler mais. Não adianta nada ser um acumulador se não leu nem metade do que estava lá. Adorei o incentivo a doação!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, Carol! Eu digo mais; vejo até mesmo hipocrisia nesses blogueiros/leitores que compram coleções luxuosas de capa dura somente para ilustrar nas estantes. Imensa bobagem! Enganam a si mesmos.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Que post lindoo! Isso me fez lembrar de uma tirinha onde o leitor doava os seus livros para que outros leitores tivessem as mesmas sensações de contentamento ao ler uma história muito boa. É um gesto muito bonito mesmo e é legal desapegar de vez em quando, pois assim podemos conhecer outras histórias igualmente incríveis. Bjss!
ResponderExcluirObrigado, Jennifer! É aquela teoria de esvaziar a xícara para receber chá novo. Vamos diminuir o volume de livros em nossas estantes para poder preencher de novidades.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
vezemquando eu faço isso, desapego e sorteio entre meus alunos ao longo do ano, dou pra amigos e por ai vai... é uma maneira de personalizar a estante, além de fazer com que novas leituras sejam feitas... abre-se espaço para o novo hehehe
ResponderExcluirbjs...
Muito bem, Maria. Continue assim.
ExcluirBeijos,
Leo Vieira
Oi, Leo!
ResponderExcluirAchei seu gesto muito generoso, pena que não sou assim kkk de qualquer maneira, acabei ampliando minha estante e sonho em ter minha própria biblioteca. Me apego demais aos livros e não tenho coragem de doá-los. Sou egoísta nessas partes rsrs
Abraços
eu tenho seriosproblemas com isso, não consigo me desfazer de livros, nem de nada. tenho muita dificuldade em desapegar sabe?
ResponderExcluiracho isso bem ruim pq a leitura deve ser repassada, mas vou trabalhar esse meu lado