segunda-feira, fevereiro 26, 2018

Leo Vieira: O Hábito da Leitura

Leve sempre um livro com você, seja onde for. Sempre há uma fila de banco, uma espera no médico ou um engarramento no ônibus que pedirá uma leitura.
Quando se sentir entediado ou estressado, leia o livro.
Antes de dormir, leia um pouco também.
Se você escovar os dentes perto do filho bebê, ele começará a imitá-lo antes mesmo de ter seus próprios dentinhos. Da mesma forma com o hábito de ler.
Em vez de ficar manuseando o celular, procure substituir pelo livro. Você vai chegar a um ponto de se irritar pelo fato de ter se esquecido de sair com um livro.
Segundo uma pesquisa feita pelo Google com 150 fontes, existem em torno de 150 milhões de livros publicados no mundo inteiro. Com certeza há um livro feito para cada um abrir o gosto pela leitura. A humanidade precisa saber que leitura é uma necessidade que tem que ser estimulada desde cedo.
O hábito é igual uma barbante trançado. Vai engrossando a um ponto de se tornar impossível rompê-lo.

Leo Vieira

Magnólea
® Leo Vieira- Direitos Reservados

ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

26 comentários :

  1. Olá!! :)

    E bem verdade... Eu costumo dizer a todos que não gostam de ler que o problema deles e o facto de não terem encontrado O Livro.

    E preciso encontrar pelo menos aquele que lhes desperte o gosto para a leitura. Mas o tempo também e crucial...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Obrigado pelo comentário.
      Abraços,
      Leo Vieira

      Excluir
  2. Pois é, criar um hábito de leitura tem muito a ver com levar um livro sempre, pois oportunidades surgirão para ler.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari. Já pensou se todos tivessem o hábito de conferir os livros como conferem os celulares?
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  3. Oiii Léo

    Depois que eu ganhei um tablet ler ficou bem mais fácil, pois consigo levar vários livros digitais dentro do tablet e escolho ler o que quero, e isso é tãooo bom. Acho que hj em dia temos bem mais opções para criar bons hábitos de leitura, basta saber aproveitar os momentos que vão aparecendo que sempre dá pra ler algumas boas páginas e relaxar

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Nunca a leitura foi tão acessível e dinâmica. Hoje não se pode arrumar desculpa para não ler.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Caramba, que texto incrível! Realmente, há muitos livros no mundo, não é possível que um ser humano não se interesse por ao menos um, né? Parabéns, amei o texto mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larissa. Fico satisfeito por ter gostado.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  5. Hábitos de leitura são muito importantes! Eu criei os meus e começei a ler muito mais depois

    ResponderExcluir
  6. Hábitos de leitura são extremamente importantes! Eu tinha alguns e criei outros com o tempo, agora nunca consigo sair sem um livro na bolsa para ler no caminho. Bem legal o seu post principalmente por associar hábitos de leitura com o desenvolvimento das crianças!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ritchelly. A leitura deve se tornar um hábito tão frequente e essencial quanto a alimentação e higiene. Antes de tudo, isso não pode se parecer com ideologia ou utopia.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu adorei o texto! Leitura é uma questão de hábito e acho que deve ser incentivado desde criança. Também sempre carrego um livro dentro da bolsa e, por mais que a rotina seja corrida, qualquer tempo livre que tenho aproveito para ler.
    Se um dia tiver filhos, com certeza vou querer incentivá-los a ter o hábito de leitura desde pequenos.
    Parabéns pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre tenho livro comigo seja book seja livro físico ele sempre está em mãos. Sempre acreditei que o gosto da Leitura vem também do costume e do acesso, por isso sempre deixo livros com fácil acesso para os meus filhos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Peguei o gosto pela leitura aos 10 anos, quando recebi um livro de aniversário. Confesso que no inicio fiquei triste com o presente, mas em um dia de tédio comecei a ler e me encantei por todo esse universo.
    Acredito que muitas pessoas acabam perdendo a vontade de ler por causa da escola, lá pedem livros muito complexos para serem lidos com pouca idade. Li classicos aos 13 anos, você acha essa leitura recomendada para alguém que não gosta de ler e está nessa idade?
    Não estou dizendo que somente adultos podem ler clássicos, não. Mas para uma pessoa que já não gosta, começar de cara com um livro mais "cabeça", é complicado.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kah. Que ótimo! Eu sempre ganhei muitos livrinhos na infância, de acordo com minha idade. E fui gostando aos poucos também. Assim como a criança é atraída pelo visual e história e assim vai gostando dos personagens dos filmes e desenhos, com a leitura deve ser da mesma forma também. A criança aprender que nos livros também existe um universo cativante e envolvente esperando pela leitura dele.
    Beijos,
    Leo Vieira

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    É necessário estimular a leitura mesmo. Além disso, hábito é uma coisa que se adquire, certo? Se você começar a ler todo dia, já vai se tornar algo que você faz sem pensar ou ter que se forçar a isso.
    Adorei o post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  12. Olá Léo,
    Desde que comecei a ler, levo meu livro para todo e qualquer lugar. Achei muito interessante sua postagem e fiquei muito feliz por saber que você apoia esse hábito. Não sabia que tínhamos tantos livros assim publicados no mundo, estou em choque!
    Adorei o post e a tirinha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. Infelizmente ninguém irá viver para apreciar todo esse montante de preciosidades literárias. Mas o melhor que conseguirmos captar nos acompanhará a vida inteira.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  13. Olá!Tudo bem!
    Sempre ando com um livro na bolsa.Não importa para onde eu for praia,campo,fazenda,trabalho,faculdade,médico,dentista...Sempre estará um livro na minha bolsa para poder degustar quando aparecer um momento.E isso virá um hábito que você não consegue parar,ler é maravilhoso.

    Adoro seus post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalia. O meu pai e meus tios na adolescência tinham o hábito de carregar gibis (Mandrake, Fantasma, faroeste..) e todos liam, comentavam nos intervalos do colégio e trocavam feito figurinha. A leitura deve ter uma rotina como essa. Ler e recomendar e também ler o que for recomendado. Há muita riqueza na literatura.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  14. Oie
    é um ótimo post para um debate, com certeza precisamos colocar hábitos desde cedo nas crianças, hoje em dia cobramos das crianças fazendo totalmente diferente do que dizemos para ela fazer e criança é apenas reflexo do ambiente onde se vive, adorei demais ler um pouco sobre isso por aqui

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina. Obrigado pelo comentário.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!