segunda-feira, abril 23, 2018

Leo Vieira: Escritor, Apareça!


Como sempre falo, o maior inimigo do escritor é o ego. Antes de tudo o escritor precisa se apresentar.
Blogs, páginas literárias, sites, revistas em PDF, colunas em jornal virtual, redes sociais, Twitter, canal no Youtube, associações culturais, academias de letras, etc. A partir daí, o escritor vai construindo e cativando o seu público.
Com o aumento de acessos e visualizações nos blogs e Youtube, os sites farão inserção de publicidade e te pagarão.
Com essa popularidade, as editoras podem começar a sondar e oferecer proposta de parceria.
Produtores culturais podem fazer convites para palestras remuneradas (olha aí a oportunidade pra vender livros também!), entre outros projetos patrocinados. É um dinheirinho que vai entrando por todos os lados e aumentando consideravelmente com o seu progresso literário. E o melhor de tudo: você terá o luxo de poder dizer que vive do ofício de escritor. Se você é iniciante e desconhecido, é menosprezado e desprezado. Agora, se você tem na bagagem uma lista de blogs conhecidos, filiações acadêmicas, além de um bom apadrinhamento editorial, o tratamento muda e qualquer clichê é bem recebido.
Não se deve querer construir uma casa pelo telhado. E o pior: tentar encontrar um culpado por algo não ter dado certo.
Leo Vieira


® Leo Vieira- Direitos Reservados

ESCRITOR (romances, contos, crônicas, composições musicais e roteiros [com filiações e reconhecimentos acadêmicos]), ATOR (teatro e dublagem [com DRT]), ILUSTRADOR (personagens próprios, quadrinhos independentes e desenho animado), e PRODUTOR CULTURAL (feiras literárias). Sua formação é teológica; atualmente está estudando Pedagogia (faculdade), Jornalismo, Cinema e Marketing (por conta própria).

5 comentários :

  1. Olá Leo, tudo bem?
    Que post legal. Concordo com você. Uma das grandes necessidades do autor hoje é divulgar a si mesmo e ao seu trabalho. Aparecer, mostrar-se, chamar a atenção. Boa parte dos autores hoje priorizam o sucesso esquecendo que é aos poucos que se chega lá. Amei as suas dicas e observações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Interessante o post e a reflexão sobre a divulgação nos canais literários. É definidamente algo pra se pensar. Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    muito legal essa ideia de divulgação dos canais literários e adorei o texto, belo post

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!