sexta-feira, junho 15, 2018

[Resenha] Lado A e Lado B - César Costa

Comprar o livro
Sinopse

Roberto descobre a paixão de sua vida depois que Jennifer se muda para a casa do outro lado da rua. Uma inocente história de amor se desenrola, repleta de encontros, desencontros, alegrias e tristezas. Quando o destino parece finalmente conspirar a favor do casal, vemos que nem tudo é o que parece ser, que toda história tem mais de um lado.
Este livro de César Costa traz uma trama dramática, com reviravoltas inesperadas e desfecho surpreendente. Até que ponto um amor profundo, sem medidas, pode chegar?

Olá pessoal! Eu comecei a leitura de Lado A e Lado B - Retalhos de uma história de amor com a expectativa de ler um romance romântico, mesmo a sinopse dizer se tratar de um drama, o que não esperava é que fosse tão surpreendente, empolgante e realmente com reviravoltas inesperadas e interessantes. Na verdade a sinopse não revela o quanto o enredo é impactante. César Costa consegue nos surpreender de várias formas durante a leitura e principalmente nas páginas finais.
Lado A A história começa com Roberto nos contando sua infância e principalmente quando conheceu a menina ruivinha que passou a ser sua vizinha. Roberto então contava com onze anos quando conheceu Jennifer e passou a nutrir pela garota um amor sem medidas no decorrer dos anos.
Durante a narrativa de Roberto percebe-se que Jennifer não retribuía na mesma proporção esse amor e talvez o leitor tente justificar o ciúmes exagerado que ele sente por ela. ( eu fiz isso) e durante a narrativa cheguei a suspeitar de Roberto, sei lá… que ele pudesse causar algum tipo de mal e como protagonista ele as vezes não convencia, seu relacionamento com Jennifer embora trágico era perfeito demais.
No entanto a história segue e esse amor mostra superar o ciúmes, doença e a distância. Tudo caminha para um final feliz depois de tanta angúria. você chega ao final do Lado A imaginando um desfecho tragicamente comovente e já maravilhada com as surpresas que teve (afinal você está quase nas últimas páginas) mas eis, que tudo muda de “figura”! E damos início ao lado B…
Lado B O lado B é narrado na terceira pessoa onde Roberto conta sua história sob um novo ponto de vista dos acontecimentos, revelando fatos horripilantes e dando-nos uma visão sombria de um amor doentio. Posso dizer que o destino fora bastante irônico com Roberto e tenho um prazer imenso de saber de fatos que ele NUNCA irá saber. (Fiquem curiosos) rá!
Nesta parte do livro, perguntas que você se fez durante toda a narrativa de Roberto no Lado A, é respondida e mesmo assim o autor consegue te surpreender mais ainda do que o esperado revelando “peças” que serve para coser uma colcha de retalhos estabelecendo em nossa mente um Lado C. Efeito que me deixa a pensar constantemente no livro.
Contudo o final é bem fechado, não há margem para dúvidas ou insatisfação. Vocês tem que ler para entender do que estou falando, é claro que se eu explicar vai ser um tremendo Spoiler! Eu fiquei muito feliz com a leitura e espero muito que vocês leiam, pois é um livro bem bacana pra se trocar ideias. Lado A e Lado B - Retalhos de uma história de amor foi cedido ao Mundo Literário pela Editora Verlidelas.


48 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

4 comentários :

  1. Oi joia? Gostei da sua resenha, achei a premissa do livro interessante, li alguns livros que tem base na questão dos pontos de vista narrativos (o próprio Dom Casmurro tem esse peso). O autor é Brasileiro? Eu nunca tinha ouvido falar da obra nem do autor. Talvez em breve experimente a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renner!
      Sim o autor é brasileiro.
      Dã uma olhadinha no site da Editora ou pesquise aqui no blog que tem um post sobre o autor. Bjs

      Excluir
  2. Oi Marcia, não conhecia o livro e achei interessante esta divisão na narrativa. pelo visto o enredo surpreende mesmo. Dica anotada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas achei interessante essa divisão da história que dá uma perspectiva diferente para o leitor. Além disso, fiquei curiosa para saber quais as revelações que são feitas e que são tão surpreendentes.
    Adorei a resenha e, apesar de não ser bem o estilo que costumo ler, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!