Olá Pessoal!
O Inquilino de Roland Topor é um livro curto de leitura rápida, porém, que deixa o leitor por tempo impressionado.
O que causa terror são as sensações que temos durante a leitura, apreensão e claustrofobia, enquanto sente o medo que permeia o protagonista sente também medo por ele e se pergunta o tempo todo o que daqueles acontecimentos são reais?
É um emaranhado psicológico tão perfeito que chega se acreditar que o personagem principal é o próprio leitor. Rá (a louca)
SINOPSE: Era um apartamento pequeno e antigo, mas Trelkovsky o alugou... embora a antiga moradora se tivesse jogado da janela numa dramática tentativa de suicídio... embora ele sentisse a sua presença - e a sua loucura - impregnadas naquelas paredes velhas e úmidas... embora a mulher morta ainda vivesse naquele apartamento. Uma pessoa medrosa ou supersticiosa não o teria alugado, mas Trelkovsky arriscou tudo e agora era o inquilino.
Trelkovsky é um rapaz tímido, educado que após ser despejado de sua antiga casa, aceita a indicação de um amigo sobre um apartamento vago. Mesmo sabendo que a antiga inquilina Simone Choule, havia tentado o suicídio se jogando da janela ele optou por alugar e até entrou numa negociação minuciosa com o senhorio.
Logo percebe que seus vizinhos são bizarros, tem verdadeira obsessão pelo silêncio, a qualquer barulho eles batem na parede e a coisa ficou torturante após uma festinha que ele deu no apartamento.
A partir desse dia as coisas começaram a ficar macabras, Trelkovsky achou atrás do guarda-roupa um dente incisivo, em outra ocasião entrara em sua casa e reviraram tudo, lixos que desaparecem misteriosamente das escadas, uma loucura
De repente Trelkovsky começa realmente a enlouquecer, desenvolve uma obsessão por Simone Choule e começa a pensar que os moradores possam ter levado a antiga moradora a se matar e quer fazer o mesmo com ele. Daí por diante queridos leitores nada parece ser real e o final é surpreendentemente confuso, sombrio e aterrorizante.
Para quem curte um bom terror este é leitura obrigatória.
Vale aqui lembrar o grande Roman Polanski e sua trilogia Apartamentos com os filmes " O Inquilino" ( Roland Topor) "O Bebê de Rosemary" ( Ira Levin) e “Repulsa ao Sexo” os três engloba o tema apartamento e a claustrofobia.
Compre na Amazon
Oi tudo bem?
ResponderExcluirNão consigo ler livros desse gênero por motivos de: morro de medo, mas parece ser um livro muito bom para quem curte :)
Beijos
Oiii Marcia tudo bem?
ResponderExcluirCom toda certeza eu adoraria realizar a leitura desse livrinho, ainda mais diante do suspense que a obra traz em si e sobre o apartamento e suicidio, um dos assuntos que mais gosto e sempre procuro para ler.
Beijinhos
Não gosto muito de ler livros desse gênero. Porém, quem sabe um dia? Afinal de contas, a história parece ser muito boa.
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Nossa, eu não conhecia o livro mas acho que eu não o leria. Eu sou bem medrosa e não sei se conseguiria ler algo assim, tenho lido mais livros desse gênero e estou conseguindo,mas achei esse bem pesado.
ResponderExcluirQue legal,Embora eu tenha bastante medo não conseguiria eu acho ler o livro srsrsrsrsr ;-; , Mas para o gênero que curtem é SUPER indicado mesmo boa resenha.
ResponderExcluirNão é com a temática de claustrofobia, mas me lembrou bastante de Aura, do Carlos Fuentes - te recomendo dar uma conferida, pode ser que tu te interesse! Achei bacana, gosto de terror e de histórias que deixam a pessoa intrigada.
ResponderExcluir;*
Vou procurar. Obrigada pela dica! Bjs
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirApesar de uma história muito interessante, eu não gosto de gênero (sou medrosa, oi) e tudo se resolveria facilmente se ele se mudasse. kkkkk
Vícios e Literatura
Pelo visto é daqueles livros onde o leitor vira personagem, entrando dentro do enredo. Gostei e vou anotar a dica.
ResponderExcluirBjs Rose
kkkkkkk era o que eu pensava o tempo todo! Não só isso mas tbm quando ele se deu conta do complô contra ele, mas o interessante é que ao mesmo tempo tu se pega pensando ser coisa da cabeça dele rs
ResponderExcluirObrigada pela visita. Bjs
Não curto terror não e socorro, só de pensar na ex-moradora que se matou morando lá com ele já senti arrepios... Rs... E final confuso e aterrorizante definitivamente não é pra mim...
ResponderExcluirOie amore,
ResponderExcluirTenho uma certa dificuldade de ler em e-book, são pouquíssimos os que ainda consigo e me esforço pra ler.
Esse pra ser sincera não me atraiu, então vou passar a dica dessa vez!
Beijoka!!
Olá, não leio livros do genero, e apesar de saber que é uma ótima dica, meus medos não me deixam ler rsrs mas foi bom ver sua opinião sobre a obra!
ResponderExcluirBjs
Olá Márcia, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto de livros de suspense e terror. Sobre o Inquilino, eu não conhecia, parece ser interessante. Gostei da sua resenha, dica anotada, quando tiver um tempinho vou ler esse livrinho!
Bjs
Olá!
ResponderExcluirEu gosto muito de livros de terror, mas nunca acabo lendo porque morro de medo, mesmo a obra parecendo super boa. Eu deixei essa dica anotada, e para quando eu estiver me sentindo mais corajosa, com certeza é uma ótima pedida.
Beijos.
Oi Márcia, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEmbora o suspense em saber se foi tudo real ou se não estava apenas na cabeça do personagem me deixe curiosa, eu sou medrosa, não tenho o costume de ler livros de terror, prefiro aqueles mais voltados para investigação. Por isso vou passar a dica. Ms gostei da sua resenha.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/