sexta-feira, setembro 21, 2018

[Resenha] Psicopatas do Cotidiano - Katia Mecler

Sinopse

Diz o ditado que de perto ninguém é normal. E, de fato, basta parar um minuto para observar o seu entorno e você vai identificar aquela pessoa que é instável demais, outra que é inflexível demais, outra ainda que é teatral ou insegura ou arrogante ou submissa... Os desvios são muitos, e estão sempre à nossa volta. Às vezes são apenas características individuais, que não preenchem critérios para diagnóstico psiquiátrico algum, mas outras vezes são comportamentos repetitivos, peculiares e disfuncionais que causam danos físicos e psicológicos às próprias pessoas ou para aquelas que estão ao seu redor. Este livro identifica estes que são os psicopatas do cotidiano e explica em detalhes as características que levam essas pessoas a agirem assim. Para quem tem um deles ao redor, será uma oportunidade única de descobrir mecanismos que ajudem a manter a própria integridade, física ou psicológica, sem abrir mão da convivência. "As pessoas precisam, isso sim, conhecer melhor seus próprios problemas ou os transtornos de gente do seu relacionamento. E o conhecimento é o melhor caminho para que se possa conviver melhor.

Olá, pessoal! 
Passeando pela internet encontrei esse livro ( Psicopatas do Cotidiano - Como Reconhecer, Como Conviver, Como Se Proteger) que já me interessou de cara pela capa e título, sou fascinada por esse tema tanto em literatura como filmes e séries. 
O fato que comecei a ler sem grandes expectativas e acabei gostando demais da forma simples e informativa  que autora disserta sobre  o tema “psicopatia” é certo dizer também que autora deixa bem claro que o termo psicopata refere-se a atual classificação do CID-10 (Código Internacional de doenças) que denomina problemas específicos de personalidade, não tendo nenhuma relação com surtos e perda da realidade e etc. Tão pouco nada a ver com assassinos em séries. 

O livro se inicia com uma história ilustrativa ambientada na emergência de um hospital onde a autora nos apresenta vários personagens com algum tipo de transtorno de personalidade que ela vai dissecando a seguir das páginas, além disso ela também usa como exemplos, livros, fatos históricos, personagem de letras de música, filmes e séries. 

       Contudo, antes de discursar sobre o assunto Katia Mecler faz considerações sobre a forma de ser das pessoas seja as que existem entre nós ou das personagens de livros, explicando o que é personalidade e caráter. 

O objetivo do livro Psicopatas do Cotidiano é fazer você entender e saber lidar com essas pessoas que podem estar na sua família, no trabalho e nas amizades ou mesmo sendo você o portador de algum distúrbio. 

Quem convive com algum psicopata do cotidiano precisa entender que criar esperanças sobre mudança do outro pode ser uma armadilha (...)” 

A leitura é clara, fascinante, envolvente e convidativa (sou suspeita pois adoro o tema) e acredito que “De Gênio e Louco todo mundo tem um pouco” como diz o título do livro de Augusto Cury. 
E torno a repetir que esse livro não se trata daqueles psicopatas que sai matando por aí, quem leu "Mentes Perigosas" é mais ou menos parecido só que mais aprofundado, portanto ao se identificar ou identificar pessoas do seu convívio que tenham uma ou mais característica de transtorno de comportamento não se desesperem! 

A única coisa que mexeu comigo foi perceber que quem convive com essas pessoas tem que ser muito zen, descomplicada senão quem vai precisar de ajuda psicológica é ela.
Eu recomendo a leitura sem dúvida!

Comprar Agora!

                                                                                

48 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

8 comentários :

  1. Parece bem intenso. O tema me atrai muito também. No entanto, no decorrer do livro, deve ser um pouco assustador perceber certos pontos de psicopatia em pessoas da nossa convivência.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Uau, parece ser uma obra maravilhosa, daquelas que nos prende e nos faz devorar as páginas rapidamente. Adoro ler bastante sobre o tema e já li algumas obras com esta pegada. Creio que imaginar sobre as pessoas que nos cercam e sua personalidade, é muito bacana, pois vamos descobrindo que podemos lidar com essas pessoas no nosso dia a dia. Com certeza vai para a minha listinha, adorei a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Jiu

    Só o título do livro ja me atraiu muito,e o conteúdo também porque esse assunto de certa forma me interessa! Vou atrás dele e conferir,além de indicar pra quem curte o assunto

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro ainda, mas achei curioso! Que bom que tiraste partido dela, e que esta te agradou!

    Enfim, acho ótimo que a autora tenha deixado conceitos esclarecidos no inicio! Sim, e mesmo preciso ser zen para conviver com elas XDD

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, me parece ser uma leitura bem instrutiva. Gostei de conhecer esse livro e é uma obra que tenho vontade de ter para saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura envolvente e intensa, o tema também me despertou interesse. Gostei do título e dessa novidade (ao menos para mim) e parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. eu li o Mentes perigosas e achei interessante a abordagem, então certamente essa leitura me contemplaria tbm... gosto de estudar a respeito, volta e meia me pego lendo e fazendo anotações acerca disso...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  8. ADOREI CONHECER ESSE LIVRO! Esse tema muito me interessa, mas nunca tinha ouvido falar dessa autora ou dessa obra. Dica mais do que anotada! Vou procurar já para comprar e me informar!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!