quarta-feira, outubro 31, 2018

[Resenha] Outsider - Stephen King

Sinopse 

Um crime indescritível. Uma investigação inexplicável. Uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King dos últimos tempos. O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesitou em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? a aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King. “Uma história envolvente que mexe com todos os nossos medos Para os fãs dos livros antigos de King, como It: a Coisa .” — Kirkus Reviews .
“O pensamento só dá ao mundo uma aparência de ordem a alguém que seja fraco o bastante para se deixar convencer pelo que ele mostra.” ( Colin Wilson)  "O País dos cegos “
 Olá, pessoal!

Outsider continua o gênero policial como na trilogia Bill Hodges, porém como todo leitor de Stephen King sabe que sempre vai acontecer algo de sobrenatural, mas voltando a falar da trilogia Bill Hodges, eu que li só Mr Mercedes acabei recebendo um tremendo spoiler do autor, algo que me divertiu bastante, sou avessa as séries então faço uma hora danada para pegar a continuação mesmo sendo dele meu autor favorito. Bem feito para mim.

Portanto se você ainda não leu Mr Mercedes, Achados e Perdidos e último Turno os leia antes de Outsider, a história em si não tem nada a ver, mas ele traz uma personagem que trabalhou na trilogia e nos conta coisas que para quem não leu era melhor não ficar sabendo.

E só para concluir — uma coisa que amo no autor é a capacidade de mesclar outras histórias dele, assim como também fazer referências de livros escritos por outros autores, parece propaganda mas vindo dele não poderia ter propaganda melhor.

A História já começa com um assassinato brutal de uma criança que fora estuprada e violada em seu cadáver, pedaços dela fora arrancada com mordidas, em seu ânus fora introduzido um galho e ainda ejacularam sobre a vítima, uma verdadeira profanação, o que deixou uma cidade pequena chocada, insegura e revoltada. E para piorar a situação todas as provas levavam para o técnico infantil de beisebol, cidadão querido e respeitado pela sociedade local, inclusive o detetive encarregado do caso teve seu filho treinado por ele.

A cidade fica em polvorosa e ódio descomunal chega até a família do técnico que é casado e tem duas filhas e o mais incrível é que ele tem um álibi irrefutável, ele nem na cidade estava e como explicar o DNA dele por toda cena do crime, inclusive da Van que ele supostamente usou para sequestrar a criança e tinham testemunhas oculares tanto dele horas antes do crime como também testemunha que estavam com ele fora da cidade. Mas, como ele pode estar no mesmo lugar e ao mesmo tempo que o crime fora cometido? Esse mistério é o que acompanha o leitor até final do livro.


Outsider é uma leitura  instigante, envolvente, empolgante e assustadora. Assustadora porque há coisas que não conseguimos explicar tais como estes psicopatas que andam aí pelo mundo afora, mais fácil seria imaginar que fossem criaturas de outro mundo. Acredito não ter lido nenhum livro de Stephen King tão atual e próximo do que o ser humano é capaz de se tornar. De fato não sou capaz aqui de expressar o que percebi nas entrelinhas, para mim esse "doppelgänger" (Sósia)  é mais uma parábola para expressar o caos em que estamos vivendo. A Citação acima salienta bem isso.



Stephen King é maravilhoso não me canso de dizer e ele de me surpreender — Outsider é imperdível para quem é fã e um começo e tanto para quem nunca leu nada dele ou  que goste de um excelente romance policial.


48 anos até novembro, paulistana, louca por livros de terror, Thriller psicológico, policial, jurídico... Mas não dispensa outros gêneros. Também apaixonada por filmes e séries.

11 comentários :

  1. Uau! Somente pela resenha fiquei sem fôlego imaginando tantas hipóteses para esse mistério denso, intrigante, com um evento tão revoltante, aliás, Stephen King desperta esses sentimentos em nós com a maior destreza.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Amilton, ficava me perguntando o tempo todo a que explicação o autor iria chegar e foi bem humana e macabra e não é assim que nós seres humanos somos? rs

      Excluir
  2. Estou em choque com esse livro. Como SK consegue criar novas histórias tão cruéis e ao mesmo assustadoramente envolventes, é o que veio me perguntando desde meu primeiro contato com ele, quando eu tinha só 12 anos, e nunca mais parou. Este livro tem uma mistura de fatores que qualquer leitor de terror e suspense espera: a dose de medo do desconhecido, e as possibilidades medonhas que existem a cada virada de página. Se eu quero ler? Imagina! ♥

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Aline, leio tio King desde de criança, então estou acostumada ele fazer alusões de fatos, lugares em seus livros e só leitor assíduo dele consegue fazer a conexão. Bjs

      Excluir
  3. Oi, Márcia, tudo bem?
    Eu amo os livros do Stephen King e adorei essa leitura, nas primeiras páginas eu precisei de um tempo para respirar quando os detalhe do assassinato foram revelados, mas depois disso eu não conseguia mais largar o livro. EU não li Mr Mercedes, Achados e Perdidos e último Turno e não senti falta de lê-los para compreender Outsider ou não me liguei em spoiler sobre eles hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Outsider não é continuação da trilogia BH, mas traz um personagem de lá que faz revelações que eu ainda não sabia rs e achei muito legal ver que a Holly de Achados e perdidos tem conseguido se manter bem, pois em Mr Mercedes era tinha muitos problemas até maiores do que vc deve ter percebido em Outsider . BJs

      Excluir
  4. Olá Marcia, tudo bem?
    Me sinto em falta com o Stephen King, pois ainda não li nenhuma das suas obras apesar de já ter me sentido atraída por algumas. Pelo sua resenha deu para notar quão intenso é esse livro e quão cercados de drama e mistérios estão os personagens. Não sei se ele será o primeiro do autor que vou ler, mas definitivamente preciso conhecer mais a fundo a escrita desse mestre da literatura. Amei a sua resrnha. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby, posso dar uma sugestão dos mais recentes leia Belas Adormecidas, dos mais antigos A espera de um milagre. Bjs e obrigada

      Excluir
  5. Uau, que resenha maravilhosa!!
    Não li nada do Stephen King, um pouco por medo mesmo, pois nunca li nada de terror. Mas já li tantos comentários bons dele que tenho bastante vontade de conhecer. Tenho vontade de ler esse livro, pois parece ser bastante instigante.
    A história deve ser bastante triste, ainda mais contendo uma morte com uma criança.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcia, tudo bem?

    Pelo início do livro já dá para perceber o quanto a obra é intensa, pois já começa com tudo, fiquei realmente surpreendida. Só li uma obra do King e era uma ficção científica, então sou louca para ler algo assustador.
    O fato de você considerar este livro o mais perto da realidade atual e das pessoas, me faz querer lê-lo agora mesmo. Amo livros que abordam psicopatas e a mente doentia do ser humano. Já quero muito ler, mas como você falou que preciso ler a outra série antes, vou tratar de adquirir! Amei a resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Stephen King é tudo de bom, eu comprei "Outsider" assim que lançou, mas devido os livros que recebo das editoras parceiras ainda não sobrou um tempinho para eu ler esse livro. Gostei da sua resenha, ficou massa!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!. ♥♥
Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
Comentários ofensivos serão apagados!